Tudo o que você precisa saber sobre a Medicina Baseada em Evidências (MBE) para sua clínica

Muito se fala sobre as inovações tecnológicas na área da saúde, e é justamente por esse motivo que as variedades de ferramentas para auxiliar a medicina não param de crescer. Toda essa tecnologia atua de forma positiva no diagnóstico e nas análises de enormes números de dados, dando espaço para a Medicina Baseada em Evidências.

A MBE torna-se muito relevante, pois é uma prática que se baseia na integração entre a experiência individual e as evidências científicas. Essa união proporciona credibilidade ao profissional da saúde, que visa aumentar e melhorar suas atividades. 

Essas ações são fundamentadas em análises detalhadas de informações diagnósticas, tratamentos, prognósticos e até atividades de prevenções.

Quer saber mais sobre este assunto? Continue a leitura!

Conheça a Medicina Baseada em Evidências 

A MBE pode ser definida como uma prática clínica na qual o foco é tomar decisões com base em evidências ou provas, desde que sejam atualizadas e testadas com métodos científicos, tornando-as confiáveis e seguras.

Essa modalidade é baseada em perguntas que seguem os componentes do acrônimo PICO:

  • P – paciente, população ou problema.
  • I – intervenção, indicação ou interesse.
  • C – intervenção de comparação, procedimento-padrão ou não intervenção.
  • O – desfecho, resultado esperado ou efetivado (a letra “O” vem do inglês “outcome”, que significa “resultado”).

Ela não é uma atividade eficaz apenas para atendimentos clínicos, mas também para análises de laboratórios, tornando-se positiva dos pontos de vista clínico, laboratorial e, principalmente, do paciente, que recebe atendimentos personalizados e mais assertivos.

Como aplicar a MBE nas clínicas?

Com foco em ser uma ferramenta que contribui para as tomadas de decisão clínicas, a Medicina Baseada em Evidências busca impedir que sejam adotadas práticas de saúde que não sejam eficazes para os pacientes, evitando tratamentos que não tenham comprovação científica.

Sem dúvidas, a principal vantagem da MBE é o poder de reduzir o custo dos tratamentos. 

Para aplicá-la em clínicas é fácil, basta seguir quatro passos importantes. São eles:

1. Formular a pergunta correta

Pense sempre em questionamentos claros, focados na resposta que você deseja obter. Assim, o tempo gasto na hora de revisar será menor. Perguntas corretas são mais importantes. Uma dica é formular questões baseadas nos elementos: paciente, intervenção, comparação e resultado.

2. Busque evidências científicas

Encontre essas evidências em bancos de dados com relatos de casos e estudos, onde grupos reuniram mais informações sobre uma determinada patologia ou medicamento. Além disso, bibliotecários podem ser úteis para tornar essa busca mais fácil.

3. Avalie por evidências

Avalie a credibilidade e a adequação de todas as evidências descobertas e, assim, filtre cada uma conforme as necessidades individuais dos pacientes. Realize essa identificação com base nos resultados, para que seja mais fácil determinar a necessidade ou não de aplicar a evidência ao caso do paciente em questão.

4. Aplique as evidências na prática

Aplique as evidências com base nas necessidades observadas de forma individual, tornando possível as tomadas de decisão sobre os procedimentos mais precisos a serem seguidos.

Soluções fundamentais para a implementação da Medicina Baseada em Evidências

Durante todo o processo para a implementação da MBE, as equipes das clínicas médicas devem tomar decisões, sempre preocupadas com as especificações de cada paciente, o que inclui humanização nos atendimentos, precisão e eficácia em cada uma das suas escolhas.

Baseando-se nas tomadas de decisão, nas variações que seguem o quadro de cada paciente e no grau de urgência, é indicado que todo o material de apoio fique em um único lugar, de fácil acesso e usabilidade, fazendo com que a implementação integre as melhores evidências para solucionar os problemas.

Benefícios da Medicina Baseada em Evidências


A MBE busca evitar a adoção de práticas de saúde que não sejam eficazes para o paciente, visando à não utilização de tratamentos sem base científica comprovada. Um dos seus principais benefícios é a redução dos custos de tratamentos. Além disso, é possível listar outras vantagens, como:

  • dúvidas sanadas de forma mais assertiva;
  • tratamentos realizados com base científica;
  • redução no custo dos tratamentos;
  • diagnósticos mais certeiros;
  • redução de erros médicos;
  • prevenção de problemas e intercorrências ao longo dos tratamentos;
  • realização de exames relevantes para a análise de saúde dos pacientes;
  • possibilidade de lidar com dados epidemiológicos fiéis à realidade;
  • maiores chances de cura e remissão de doenças.

Pudemos perceber que a Medicina Baseada em Evidências é de interesse de todos. Cabe aos profissionais consultarem aquilo que existe de mais qualificado no setor médico e, assim, colocar em prática esse conceito nas clínicas.

Ademais, se você busca soluções capazes de tornar suas operações mais eficientes, conheça o RealClinic, um software ideal para otimizar processos, aumentando seu tempo para tomar decisões com base em evidências científicas!