Marketing médico: como ele pode auxiliar na atração e na fidelização dos pacientes
As estratégias do marketing médico passaram por mudanças. Antigamente, o boca a boca dominava as ações para construção da marca. Nos dias de hoje, essa função fica por conta da internet.
Contudo, por se tratar do setor da saúde, esse tipo de marketing deve ser feito de maneira responsável e bem planejada, seguindo regras impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Para ajudar você, elaboramos este conteúdo com informações úteis sobre o marketing médico e os motivos que farão você apostar nessas estratégias. Continue a leitura e entenda!
Saiba o que é o marketing médico
Marketing médico pode ser definido como as atividades criadas para comunicar e entregar valor e informação ao público.
Trata-se do processo no qual o profissional identifica oportunidades, desejos e necessidades dos pacientes, sendo a forma mais certeira para conquistá-los e mantê-los na clínica. Quando realizado, deve ser alinhado com as expectativas dos pacientes.
O conceito vai além das propagandas sobre a clínica e tem o objetivo de mostrar o valor do serviço prestado, apresentando o diferencial e oferecendo sempre as melhores experiências.
Ao aplicar esse tipo de estratégia, será possível perceber que todas as ações para aumentar a satisfação dos pacientes terão resultados relevantes.
Conheça os motivos para investir no marketing médico
Apostar no marketing médico é investir em estratégias que vão agregar valor ao serviço, sempre atendendo às expectativas dos pacientes. Ou seja, possibilita que o profissional se diferencie em meio a um mercado tão competitivo.
É fundamental saber que o marketing médico vai além de publicidades divulgadas nos meios de comunicação. Ele deve agregar valores aos pacientes.
A seguir, vamos apresentar alguns motivos para começar a usar essas estratégias no seu consultório.
Atua na atração de novos pacientes
Atrair novos pacientes faz com que os benefícios aumentem, entre eles, um maior faturamento. Com mais recursos, torna-se possível aumentar seu negócio e, consequentemente, melhorar os atendimentos.
Quando se investe no marketing médico, é possível atrair mais pacientes por meio de anúncios, conteúdos relevantes em blogs e redes sociais, e agendamentos on-line.
Ajuda na fidelização
Dentro do marketing médico, temos o e-mail marketing, uma maneira de desenvolver comunicação automatizada e personalizada com os pacientes. Você passa a manter contato com eles, principalmente no pós-consulta, fazendo com que eles se lembrem de você e da sua clínica.
O envio pode ser de conteúdos com instruções de procedimentos, acompanhamentos, pós-operatórios e o que mais for de relevância. Uma atitude simples, mas que fará com que seu público se sinta valorizado.
Melhora a experiência dos pacientes
O marketing médico é uma estratégia que se preocupa com toda a jornada do paciente. Então, promover uma sala de recepção aconchegante, fornecer atendimentos ágeis e cuidar do ambiente do seu consultório faz parte das ações de marketing.
Tudo aquilo que trouxer facilidades para os pacientes fará com que eles queiram frequentar e indicar seu estabelecimento, melhorando de forma positiva a experiência de cada um.
Faz com que você se torne referência na área de atuação
Com tantas ações de marketing e tecnologia, o inbound marketing vem sendo uma das estratégias mais eficazes. Ele consiste na criação de conteúdos relevantes para que o público chegue até o seu produto ou serviço.
Assim, não só seus pacientes, mas todas as pessoas passarão a ver você como autoridade na área e confiar no seu trabalho, mesmo que nunca tenham ido até a sua clínica. É uma boa maneira de se destacar da concorrência.
Promova atendimentos mais humanizados
Atendimentos humanizados são essenciais dentro do marketing médico. Eles focam todas as necessidades do paciente, oferecendo suporte necessário para que ele se sinta confiante e confortável.
Procure sempre esclarecer as dúvidas dos pacientes, explicando detalhadamente os procedimentos e os tratamentos a serem realizados. Aposte na escuta ativa, mostrando empatia durante a conversa. O tom de voz faz toda diferença durante os atendimentos.
Ao longo do conteúdo, você pôde ver que investir no marketing médico faz com que você se torne referência no mercado.
Quando bem-feito, é de grande relevância, pois proporciona inúmeras oportunidades para atrair e fidelizar os pacientes, tudo com base em estratégias realizadas adequadamente.
Você ainda pode apostar em uma recepção eficiente, proporcionando mais agilidade e qualidade nos seus atendimentos. Conheça o RealClinic e comece a otimizar seus processos agora mesmo!