Entenda a importância da gestão para clínicas e consultórios médicos.

Ter um plano de negócio elaborado faz toda a diferença, principalmente para quem quer abrir ou já tem clínicas e consultórios médicos.

No entanto, essa administração demanda habilidades, como processos administrativos e conhecimentos sobre gestão financeira e de pessoas.

Para oferecer as melhores experiências aos pacientes, é preciso saber gerir os recursos, ação alcançada com as ferramentas e os conhecimentos certos. Quer saber mais? Continue a leitura desse conteúdo até o final!

Entenda a importância de realizar uma boa gestão de clínicas e consultórios médicos

Clínicas e consultórios que realizam uma boa gestão unem inúmeras práticas para fazer com que as metas dos negócios sejam alcançadas, tudo com base em recursos e softwares disponíveis.

Saber a forma certa de utilizar as práticas de gestão de clínicas e consultórios médicos é fundamental para a sobrevivência em meio a um mercado tão competitivo. 

Realizar uma boa administração é importante e proporciona inúmeros benefícios, como:

  • Padronização da qualidade do atendimento: quando os processos são mapeados, fica mais fácil padronizar a qualidade dos atendimentos e os serviços prestados.

  • Aumento dos lucros: cuidando das finanças, você consegue aumentar os lucros da clínica ou do consultório.

  • Fidelização e bom relacionamento com pacientes e funcionários: uma boa gestão faz com que todos se sintam fidelizados diante de atendimentos humanizados, sendo ponto positivo para as finanças e para a marca em si.

  • Destaque no mercado: com gestão de qualidade, é possível se tornar referência e ter o nome da sua clínica ou do seu consultório na preferência das pessoas.

  • Produtividade: os processos automatizados promovem mais tempo para focar o que é mais importante, incluindo a sua equipe.

  • Atendimento mais organizado: uma boa administração resulta em melhorias na percepção do paciente quando em contato com seu estabelecimento.

  • Maior controle financeiro: os recursos são mais estratégicos, fazendo com que sejam geradas mais economia e eficiência entre os processos.

  • Otimização dos processos: elimina aqueles procedimentos defasados e cheios de burocracias, promovendo mais agilidade e eficiência no dia a dia.

Além disso, a gestão de clínicas e consultórios deve estabelecer estratégias rotineiras, com o objetivo de otimizar a administração dos negócios. Com isso, são utilizados meios que possibilitam a melhoria da qualidade de todo o serviço oferecido.

Aprenda a montar um consultório ou clínica da forma certa

Ao pensar em abrir um negócio, é importante ter em mente que os erros são comuns e eles vão aparecer, principalmente para quem está iniciando o processo.

Para montar um consultório ou clínica de forma correta, é fundamental seguir algumas etapas e traçar as melhores estratégias, tudo para alavancar o seu negócio. Confira:

  • estude e planeje todas as suas ações;
  • defina seu público-alvo;
  • escolha um local ideal;
  • realize orçamentos;
  • dê preferência para a contratação de bons profissionais;
  • atente-se à documentação;
  • invista na gestão;
  • não deixe de elaborar estratégias de marketing;
  • tenha capital de giro.

Além disso, existe a regularização do local, que conta com quatro etapas:

  1. obtenção de licença da Vigilância Sanitária;
  2. obtenção do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
  3. obtenção do alvará da prefeitura;
  4. obtenção do certificado da empresa de limpeza urbana.

Como todo estabelecimento, as clínicas e os consultórios devem arcar com as obrigações tributárias. As mais comuns são o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Com esse passo a passo, é mais fácil tirar o sonho do próprio negócio do papel e montar um estabelecimento dentro dos trâmites legais.

Invista em um software de gestão

Contar com um software em sua clínica ou consultório médico faz com que todas as informações fiquem armazenadas em um único lugar. Assim, as informações do estabelecimento podem ser consultadas de forma rápida e simples, otimizando a pesquisa de dados clínicos que são superimportantes no dia a dia médico.

Ademais, esse tipo de software contribui para a melhoria dos atendimentos, fazendo com que seu tempo seja dedicado exclusivamente para os seus pacientes. 

Isso só é possível porque existe o RealClinic, um dos mais completos do mercado, que além de realizar registros, conta com prontuários eletrônicos, agendamentos on-line e confirmação de atendimentos.

Quer saber mais sobre esse software? Clique aqui e fale com nossa equipe de especialistas.