Tudo que você precisa saber sobre os bancos de sangue

Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Porém só é possível armazená-lo corretamente se houver bancos de sangue capacitados e prontos para isso. São nesses locais que o sangue é coletado, armazenado, preservado e preparado para as transfusões.

No entanto, a necessidade de manter esses locais abastecidos depende do público, e infelizmente é comum os estoques estarem baixos.

Para ajudar você a entender o que é um banco de sangue e como ele funciona, preparamos este artigo. Continue acompanhando e fique por dentro desse assunto tão importante. Boa leitura!

Entenda o que é um banco de sangue

Banco de sangue é um local onde todo o sangue coletado em doações é armazenado, preservado e preparado para ser utilizado pelos receptores.

O objetivo principal desses ambientes é garantir máxima qualidade dos materiais, auxiliando a salvar vidas. Esses bancos de sangue visam promover rotinas hemoterápicas totalmente seguras, assim, as ações e as campanhas com relação à doação e à saúde ocorrem de forma totalmente benéfica.

Outro ponto importante é que os hemocentros são totalmente equipados com a mais alta tecnologia do mercado. Tudo pensado para garantir suportes eficazes entre as doações. Esses bancos fazem várias campanhas ao longo do ano, visando manter os estoques cheios.

Como funciona um banco de sangue?

Dentro dos bancos de sangue, os doadores chegam por livre e espontânea vontade para fazer a doação. Em alguns locais, é necessário agendar o processo. Feita a coleta, o sangue é fracionado conforme os hemocomponentes e dividido em concentrado de hemácias, plaquetas, crioprecipitado e plasma.

Após a separação em bolsas próprias para isso, são liberados os exames que detectam possíveis doenças e o tipo sanguíneo do doador. Por fim, com o processo concluído, essas bolsas são transportadas e armazenadas nos bancos de sangue de cada local.

O intuito sempre é fazer com que esses bancos estejam abastecidos com todos os tipos sanguíneos. Reserva baixa é um indicativo para realizar campanhas com novos doadores e os já cadastrados, tudo de forma segura e voluntária.

Banco de sangue e hemocentro são a mesma coisa?

De forma bem simples, os bancos de sangue são os locais onde ocorrem doações, preparações, testes e envio das bolsas de sangue aos hospitais, sendo indicados, inclusive, para a realização de atividades hemoterápicas e hematológicas, tudo com o intuito de fornecer sangue às unidades públicas.

Por outro lado, temos os hemocentros, instituições públicas com a responsabilidade de realizar pesquisas sobre a utilização do sangue nas mais variadas doenças ou patologias. 

Além disso, hemocentros públicos podem fornecer sangue para privados sempre que houver a necessidade e vice-versa. 

Tem dúvidas sobre o material a ser doado? Avise o banco de sangue!

Antes de toda doação, é realizada uma triagem seguindo as normas nacionais e internacionais, como as do Ministério da Saúde, Associação Americana e Conselho Europeu de Bancos de Sangue.

Todo esse cuidado tem o objetivo de promover processos mais seguros aos doadores e aos receptores.

Acontece que, em alguns casos, o doador não se sente à vontade para indicar que o seu sangue não pode ser utilizado para doação. Nesses casos, existe o voto de autoexclusão, processo realizado ainda durante a triagem.

O voto de autoexclusão serve para evitar que receptores sejam infectados durante a transfusão de sangue. O uso dessa estratégia faz com que o doador passe pela triagem e realize a doação normalmente, mas o sangue é totalmente descartado no final do processo.

Como um software pode auxiliar os bancos de sangue?

Os softwares para bancos de sangue visam auxiliar e agilizar os processos dos doadores, sempre com a oferta de soluções completas, incluindo a gestão das doações e a validação das unidades de sangue prontas para transfusão.

Ter esse tipo de ferramenta pode controlar todas as informações relevantes do banco de sangue, onde os dados coletados, registrados e armazenados durante as doações ficam seguros nesse software.

É superimportante adquirir um software para banco de sangue, como o RealBlood. Sendo totalmente on-line, ele possibilita acesso quando e de onde quiser, bastando apenas login e senha válidos.

O que achou do RealBlood? Gostou de conhecer mais sobre os bancos de sangue? Se quiser ter uma tecnologia de ponta no seu banco de sangue, fale hoje mesmo com a nossa equipe!

A boa notícia é que a TDSA Sistemas trabalha com soluções eficazes, tornando suas operações mais eficientes, e disponibiliza uma demonstração do software RealBlood. Demais, não é mesmo?