Image Alt

TDSA Sistemas

  /  Blog   /  Entenda como fazer um planejamento de enfermagem na sua clínica
É hora de realizar um planejamento de enfermagem na sua clínica médica

Entenda como fazer um planejamento de enfermagem na sua clínica

O planejamento de enfermagem nas clínicas é capaz de aprimorar a rotina e os cuidados prestados neste setor. Isso porque ele coleta dados, diagnósticos, implementações e avaliações dos pacientes, contribuindo para um atendimento organizado e qualificado.

Implementá-lo demanda uma sistematização por etapas, responsáveis por fazer com que o planejamento realmente funcione. Quem tem interesse em aprimorar os cuidados de enfermagem nas clínicas deve se atentar a esse ponto.

Acompanhe este conteúdo para conhecer o que é um planejamento de enfermagem, entender as etapas e saber como realizá-lo. Boa leitura!

O que é um planejamento de enfermagem?

Um planejamento de enfermagem nada mais é do que uma estratégia direcionada para que o setor clínico tome as decisões necessárias, ou seja, uma maneira de resolver problemas dos pacientes de forma mais assertiva, independentemente se for um procedimento preventivo ou terapêutico.

Segundo a Resolução Cofen nº 358/2009, responsável por abordar a Sistematização da Assistência de Enfermagem, a prática do planejamento consiste na determinação de resultados que se espera alcançar e de ações ou intervenções de enfermagem que são realizadas, proporcionando retorno à família ou a quem estiver na sala de espera. Assim, durante o processo, pode-se identificar o diagnóstico, sempre com dados reais.

Todo o planejamento precisa ser analisado, começando pela busca do diagnóstico e finalizando no monitoramento do quadro clínico. Ou seja, a ideia é fazer com que os cuidados com os pacientes se tornem cada vez mais estratégicos, melhorando o fluxo de trabalho nas clínicas médicas.

Importância de realizar um planejamento de enfermagem em clínicas

Todo planejamento de enfermagem deve mostrar formas efetivas de realizar as atividades do setor, todas com máxima qualidade de atendimento prestado ao paciente. Assim, a importância se dá pelas seguintes vantagens:

  • equipe com mais clareza com relação às metas alcançadas;
  • melhor padrão de qualidade nos atendimentos;
  • tomadas de decisão mais assertivas;
  • atendimento humanizado e individualizado aos pacientes de acordo com as suas necessidades;
  • clareza com a definição das prioridades.

É o planejamento de enfermagem que vai promover um maior alcance dos objetivos das equipes, atingindo as metas e melhorando a assistência à saúde. Pode-se dizer que ele é o início de qualquer processo dentro das clínicas, afinal, todas as ações tomadas partem desse plano.

Conheça as etapas do planejamento de enfermagem

Realizar um planejamento de enfermagem é essencial, podendo se tornar ainda mais efetivo quando dividido em etapas. Tudo para garantir que o foco principal seja cumprido.

Além disso, a enfermagem só pode considerar que tem um planejamento completo quando se tem uma avaliação contínua dos atendimentos prestados, permitindo o ajuste de possíveis falhas e tendo como retorno os resultados positivos.

Confira, a seguir, as principais etapas desse planejamento:

Diagnóstico de enfermagem

Um diagnóstico preciso, é a principal etapa na hora de montar um planejamento que apresente eficácia. Nesse caso, o plano precisa se basear em todas as informações coletadas ainda na fase de diagnóstico do paciente.

Isso serve para identificar todos os dados referentes às condições do paciente que o ir em busca de atendimento clínico, o que inclui histórico de saúde e sintomas.

Definição de prioridades

É comum pessoas em estado grave apresentarem a necessidade de atenção especial de profissionais de enfermagem. Quando isso ocorre, é fundamental ter as estratégias definidas para que se determine qual aspecto será tratado primeiro e quais podem aguardar até que o paciente esteja totalmente estabilizado.

Prescrição de enfermagem

Feito o diagnóstico, ocorre a avaliação das ações de enfermagem, etapa importante para serem feitas abordagens terapêuticas ou preventivas. Todos os cuidados acontecem de maneira individual, focados na autonomia, na humanização, no acolhimento e, claro, na segurança do paciente.

Afinal, como realizar um planejamento de enfermagem eficaz?

Como vimos, um planejamento de enfermagem visa otimizar os cuidados que são prestados aos pacientes nas clínicas, sempre baseados em recursos eficientes. Ou seja, é possível entregar mais aos pacientes gastando menos recursos. 

Para realizar o planejamento de maneira eficaz, é fundamental:

  • conhecer os recursos de que a sua clínica disponibiliza;
  • ter processos de triagem, a fim de identificar quais as necessidades de cada paciente;
  • obter informações como idade, estilo de vida e comorbidades (aqui, podem ser utilizados questionários para uma padronização e um recolhimento das informações necessárias);
  • realizar prescrições individualizadas, pois um paciente é diferente do outro;
  • apostar em fatores psicossociais capazes de influenciarem a rotina do paciente;
  • informar e deixar os acompanhantes envolvidos com o quadro do paciente, principalmente quando se trata dos grupos vulneráveis, o que inclui crianças e idosos.

Outra maneira funcional de realizar bons planejamentos, auxiliando na rotina dos profissionais de enfermagem, é investir em softwares capazes de automatizar as atividades na clínica, melhorando o atendimento e agilizando o dia a dia dos profissionais com o prontuário eletrônico, por exemplo.

Interessou por esse recurso? Clique aqui e fale com a nossa equipe agora mesmo!