Promova ações para prevenção e conscientização sobre o câncer de mama

O mês de outubro é conhecido mundialmente por celebrar a conscientização contra o câncer de mama. Chamado de Outubro Rosa, é comemorado desde os anos 1990 e compartilha informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

A prevenção é essencial para reduzir os casos de diagnóstico do câncer. Aliás, quando descoberto no início, as chances de cura são muito maiores. 

Ao longo deste conteúdo, saiba como sua clínica pode promover ações para conscientizar sobre o câncer de mama.

Importância de celebrar o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha realizada mundialmente todos os anos, na qual o foco é alertar e incentivar sobre o diagnóstico do câncer de mama. 

A doença é comum entre as mulheres. Só em 2021, foram estimados 66.280 novos casos, uma representação de 43,74 casos a cada 100.000 mulheres, de acordo com o estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A importância em celebrar essa data é conscientizar todas as mulheres sobre a doença. Se identificado em seu estágio inicial, apresenta resultados favoráveis e altas chances de cura.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)B ressalta a necessidade de adotar estilos de vida mais saudáveis a fim de minimizar os riscos de câncer de mama e de demais doenças. Segundo a entidade, ninguém deseja ter um diagnóstico, porém, quanto antes o tratamento for iniciado, maiores e mais favoráveis serão as chances de obter resultados positivos.

Saiba como promover ações do Outubro Rosa na sua clínica

São muitas as maneiras de as clínicas aderirem às ações do Outubro Rosa. Assim, aumenta-se a conscientização sobre a doença e suas formas de prevenção.

As clínicas são muito frequentadas, sendo um ambiente excelente para que a população tenha acesso à realização de exames importantes para o diagnóstico e a prevenção da doença, sem se esquecer da orientação. 

Confira algumas ações que podem ser realizadas:

Iluminação e decoração

Tornou-se comum no Brasil os edifícios ficarem iluminados na cor rosa para apoiar o movimento do Outubro Rosa. Essa ação pode também ser realizada nas clínicas, modificando a iluminação convencional, dando essa cor à fachada da clínica, por exemplo. 

Já na decoração, algumas recepções optam por balões com a cor da campanha ou orientam que seus funcionários usem roupas cor-de-rosa durante todo o mês. Uma dica para diminuir custos é manter o uniforme oficial e incluir um laço rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama.

Distribuição de materiais para conscientização

Os materiais são capazes de ofertar informações necessárias e importantes, além de possibilitar que sejam levados e apresentados para mais pessoas, aumentando a conscientização e promovendo a imagem da clínica.

Com os avanços tecnológicos, as informações podem ser passadas de maneira digital, mas também de forma física. Quem optar pelo meio digital, deve enviar mensagens, e-mails e compartilhar conteúdos relevantes sobre o tema.

Campanhas que incentivam a doação de cabelo

Muitas mulheres que lutam contra o câncer de mama precisam fazer quimioterapias. O tratamento tem como um dos efeitos colaterais a queda de cabelo, afetando profundamente a autoestima.

É possível diminuir esse impacto promovendo campanhas de doações de cabelo para a confecção de perucas com fios naturais. Assim, essas mulheres vão passar pelo tratamento mais confiantes. A ação é diferente, mas pode ter um retorno positivo dentro da sua clínica, contando com o apoio dos funcionários e pacientes.

Uma dica é reservar um dia especialmente para isso, com o auxílio de um cabeleireiro e, claro, uma instituição apropriada para receber as doações de cabelo já definidas.

Dicas importantes para prevenir e identificar o câncer de mama

É fundamental possuir hábitos saudáveis, ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e realizar consultas e exames de prevenção para prevenir o câncer de mama. Porém, o que muitos não sabem é que, com o autoexame das mamas, a mulher consegue detectar qualquer problema.

O autoexame deve ser realizado todos os meses, de preferência, logo após a menstruação ou no mesmo dia de cada mês. Durante o processo, a mulher deve procurar pelas seguintes características:

  • deformações ou alterações no formato das mamas;
  • abaulamentos ou retrações;
  • feridas ao redor dos mamilos;
  • caroços nas mamas ou axilas;
  • secreção pelos mamilos.

Mas como realizar o autoexame? A maneira mais indicada é deitada ou durante o banho. Deve-se colocar a mão direita atrás da cabeça e deslizar os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda de maneira suave por toda mama direita, realizando movimentos circulares. Repetir o procedimento do outro lado.

Depois, em frente a um espelho, a mulher deve analisar as mamas com os braços abaixados, depois os levantar, colocando as mãos atrás da cabeça, a fim de identificar se há mudanças no contorno das mamas ou dos bicos dos seios. Realizar a mesma análise com as mãos na cintura e finalizar espremendo o mamilo de forma delicada para identificar alguma secreção.

Lembre-se! A mamografia deve se tornar um exame de rotina para as mulheres, mesmo que não existam sinais ou sintomas de câncer. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda que o exame seja feito a partir dos 50 anos e a cada 2 anos.

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