Imagem mostra mulher em teleconsulta

A pandemia do novo coronavírus expõe algumas questões bem significativas sobre o processo de atendimento médico em clínicas e hospitais. Deu para ver que, em muitos casos, a ida do paciente até o consultório médico para uma consulta sem exames pode ser um processo perigoso para todos os envolvidos. Em outros, a pessoa simplesmente não pode sair, seja qual for o motivo. Nessas horas, é importante para a clínica ter um sistema de teleconsulta pronto para ser usado pelos seus profissionais.

Atualmente, a telemedicina é regulamentada no Brasil pela Resolução nº 1.643/02 do Conselho Federal de Medicina. O CFM até publicou outra resolução em 2018, mas a revogou em 2019 por críticas da comunidade médica. No entanto, apesar dessa situação, tanto a telemedicina, quanto a teleconsulta, continuam permitidas no Brasil e cada vez mais importantes para a sociedade.

Para que a sua clínica possa usufruir desse recurso, no entanto, é preciso ter um sistema de teleconsulta. Mas como escolher entre as opções do mercado? Siga a leitura para saber!

Quais as vantagens da teleconsulta para uma clínica?

A telemedicina é uma forma de praticar medicina à distância. Com o uso de telecomunicações (daí o nome), o médico consegue realizar um atendimento básico com o paciente. É claro que não dá para fazer exames muito profundos (apenas com tecnologias específicas), mas já dá para fazer uma triagem básica via teleconsulta.

Essa tecnologia ficou muito popular nos últimos meses por causa da Covid-19. Como o contato entre médicos e pacientes se tornou perigoso por causa do risco de transmissão da doença, muitas clínicas e hospitais passaram a usar esse recurso para fazer atendimentos. 

Se você ainda não se convenceu dos benefícios das teleconsultas, confira a seguir algumas das vantagens para sua clínica!

1. Atendimento para mais pessoas

Um dos benefícios da teleconsulta é poder atender mais pessoas na sua clínica. Afinal, a tecnologia chega em públicos que, outrora, não poderiam ser atendidos. Pense em uma pessoa de outra cidade ou que tem alguma dificuldade de locomoção. Para elas, fazer uma consulta simples com um médico pode ser muito difícil. No entanto, a telemedicina integra essas pessoas no atendimento.

2. Maior segurança

Em momentos de pandemia ou de surtos de doenças infecciosas, como a Covid-19, a H1N1 e outras, é importante prezar pela segurança de pacientes, médicos e outros profissionais da clínica.

Nesse sentido, a telemedicina ajuda a manter a segurança ao reduzir o número de pessoas que vão fisicamente à clínica. O atendimento presencial fica direcionado apenas para aqueles procedimentos ou exames que realmente não podem ser feitos à distância.

3. Redução de custos

A telemedicina tem como vantagem a redução de custos por parte da clínica. Isso porque o atendimento à distância é mais barato por exigir menos recursos. Portanto, é uma ótima maneira para diminuir os gastos da empresa.

4. Redução de filas

Como dava para imaginar, o atendimento via teleconsultas reduz bastante as filas da clínica. Em primeiro lugar, cria uma divisão entre atendimento presencial e digital. Então, quem for do digital, nem vai para a clínica.

Em segundo lugar, permite que os atendimentos sejam mais rápidos e pontuais. Afinal, se a consulta está marcada para às 14:30, o médico precisa estar online nesse horário e encerrar o procedimento após a duração estabelecida. Isso gera maior previsibilidade para o seu agendamento.

O que um sistema de teleconsulta precisa ter?

Agora que vimos as vantagens dessa tecnologia, é hora de entender como escolher um bom sistema de teleconsulta. Afinal, o que um programa do tipo precisa ter? Vejamos abaixo!

Integração com agenda digital inteligente

Uma das principais funções do sistema de teleconsultas é  a integração com uma agenda digital do médico. É importante que essas informações estejam unidas e de fácil acesso, para fácil organização do profissional e da clínica. Além disso, é essencial ter integração com os sistemas de cobrança e de confirmação de consulta. Isso tudo poupa recursos e evita confusões.

Integração com prescrição digital e prontuário

Outro elemento importante que deve ter integração com o sistema de teleconsultas é o de prontuário e prescrição digital. Com essa integração, fica mais fácil para o médico fazer o atendimento, ao mesmo tempo que é mais fácil fazer a cobrança dos planos de saúde depois, evitando glosas por erros ou incongruências.

Segurança digital

A segurança digital é fator essencial de um sistema desses. Afinal, ele deve ser inviolável para que não se perca as informações dos pacientes e nem dados da consulta. 

Sistema fácil de usar

É necessário que o sistema de telemedicina seja fácil de usar tanto pelo médico, quanto pelos pacientes. Afinal, um programa difícil de ser usado perde a eficácia e mais complica do que melhora a situação.

Suporte de qualidade

Por fim, é importante que o programa usado para as teleconsultas tenha uma equipe de suporte e atendimento de qualidade. Afinal, toda solução de tecnologia pode dar problemas e, portanto, é importante ter esse apoio sempre.

Por que escolher o RealClinic?

Agora que você já viu o que um bom software de teleconsultas precisa ter, é hora de entender porque o RealClinic é a sua melhor opção.

Esse software de gestão se destaca por ser um dos primeiros programas do tipo criado no Brasil e conta com uma abordagem holística para a gestão de clínicas médicas.

Ou seja: além de ter um módulo para a telemedicina, é um programa que conta também com sistema de gestão, atendimento, pré-agendamento, Business Intelligence e muito mais.

Como é tudo integrado, há um ganho gigantesco para a clínica. O médico faz uma prescrição de exame na teleconsulta e o documento fica registrado na base de dados para ser usado posteriormente, tanto em uma nova consulta, quanto para informar o plano de saúde do que foi feito.

Essa integração garante mais produtividade para a clínica, além de evitar erros que possam resultar em glosas. 

Pronto! Agora que você já entendeu que o RealClinic possui o melhor módulo de teleconsulta para a sua clínica, é hora de pensar em contratá-lo. Lembre-se de que o software, além de ter o sistema de telemedicina, conta com diversas integrações e funções de gestão muito úteis para o seu negócio, como recursos de Business Intelligence, triagem e pré-atendimento, controle de estoque e muito mais.

E aí, ficou interessado em contar como RealClinic? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!