telemedicina e planos de saúde

Toda essa situação causada pela pandemia do covid-19 nos obrigou a mudar radicalmente a maioria dos nossos hábitos. Tendo como principal recomendação não sair de casa, até as consultas médicas passaram a ser feitas de outra forma — dando um espaço nunca antes visto à telemedicina. Mas você já se perguntou como os planos de saúde estão lidando com a situação?

Planos de saúde representam, inegavelmente, uma enorme parcela de todas as consultas médicas realizadas pelo país. Graças a isso, eles também precisaram se adaptar — e hoje nós falamos um pouco mais sobre este assunto. 

Na sequência, nós mostramos como planos de saúde estão atuando frente à telemedicina e explicamos como você, médico, pode ir atrás dos detalhes de atuação dos planos com os quais você tem parceria.

Continue a leitura!

 

Contexto: a importância dos planos de saúde no Brasil

Antes mesmo de falar mais sobre a relação dos planos de saúde com a telemedicina, deve- se trazer um contexto sobre estes planos e o quão relevantes eles são aqui no Brasil. Isso, por si só, já mostra a importância de que eles tenham diretrizes a serem seguidas neste que é um dos momentos mais delicados pelo qual já passamos.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em uma matéria trazida pelo portal Agência Brasil, o país tinha quase 50 milhões de usuários de planos de saúde no último mês de 2019. Quando colocamos isso em perspectiva, podemos observar que este número corresponde a quase ¼ da população.

Se quase ¼ da população depende dos planos de saúde e conta com eles, é praticamente obrigatório que eles se adaptem.

 

Planos de saúde cobrem ações de telemedicina?

E, felizmente, eles se adaptaram. A mesma ANS que divulgou o dado que trouxemos acima foi quem se responsabilizou pelo processo de regularizar a atuação dos planos de saúde com a telemedicina em meio à pandemia. No último dia de março, a Agência Nacional de Saúde Suplementar divulgou sua Nota Técnica nº6/2020, em que especificou as principais particularidades da relação telemedicina x planos de saúde.

O principal ponto da nota era que, sim, planos de saúde devem cobrir as teleconsultas. E isso foi uma ótima notícia, tanto para pacientes quanto para médicos. Enquanto pacientes podem continuar recebendo atendimento sem precisar pagar nada a mais por isso, médicos podem continuar realizando suas consultas e ganhando dinheiro.

Se quiser entender melhor todos os pontos abordados na Nota Técnica nº6/2020, o site da ANS divulgou-a na íntegra. Você pode acessá-la através deste link.

 

Como saber como funciona a atuação dos meus planos de saúde com a telemedicina?

É comum que médicos atuem com a parceria de vários planos de saúde ao mesmo tempo. Afinal, é assim que eles conseguem atender mais pacientes — deixando seus serviços mais disponíveis e tendo um lucro muito maior. E é aqui que um certo desafio pode surgir. Isso porque, mesmo com diretrizes gerais defendidas pela ANS, alguns detalhes podem variar de um plano para o outro.

E caso você, como médico, tenha alguma dúvida específica sobre uma particularidade dos planos parceiros, é preciso saná-la o quanto antes. No caso de alguns dos maiores planos de saúde do país, eles mesmos se prontificaram e disponibilizaram informações sobre seus planos para a telemedicina.

Foram os casos da Unimed (que lançou uma notícia falando sobre o assunto), do Bradesco Saúde (que criou uma página de produto específica para sua saúde à distância) e da Amil (que desenvolveu todo um site dedicado especialmente à telemedicina).

Contudo, não foram todos que tiveram o mesmo cuidado. Nesses casos, o recomendado é entrar em contato com o plano e tirar as dúvidas necessárias diretamente com eles. Esta é a forma mais segura de evitar surpresas e saber com o que se está lidando.

 

 

E você, já tinha alguma ideia de como os planos de saúde estão atuando com o advento da telemedicina? Com as medidas de isolamento em vigência atualmente não tendo previsão de se encerrarem tão cedo, as teleconsultas viraram uma realidade que vai ser a cada dia mais presente — e é preciso ter o maior conhecimento possível sobre como elas funcionam em todos os aspectos.

Caso tenha gostado deste texto e queira receber mais conteúdo, não deixe de acompanhar a TDSA Sistemas no Facebook e no Instagram!