Conheça os impactos e as possibilidades do 5G na telemedicina
A internet 5G já chegou e vem beneficiando muitas pessoas e áreas, e com a telemedicina não será diferente. Essa inovação deve proporcionar inúmeros avanços para o setor, e quem optar por acolher a nova tecnologia certamente estará transformando os negócios.
O assunto ainda é novo, fazendo com que muitas pessoas tenham dúvidas sobre o tão falado 5G. Mas, ao longo deste conteúdo, será possível entender melhor essa tecnologia, seus impactos e como ela pode ser útil na telemedicina. Boa leitura!
O que é e quais as principais características da internet 5G?
A internet 5G pode ser definida como a quinta geração das redes móveis, sendo um enorme e importante salto quando comparada com a atual 4G. Esse avanço veio para comportar mais informações que são trocadas diariamente entre dispositivos em todo o mundo.
O 5G prevê mudanças positivas com relação ao tempo de respostas. Quando falamos em ambientes médicos, isso faz toda diferença, uma vez que diagnósticos mais rápidos são os responsáveis por respostas assertivas no tratamento dos pacientes.
Além disso, a rede 5G, conta com características únicas, sendo elas:
- Alcance de 1 a 10 Gbps (gigabits por segundo), o que significa uma internet com velocidade até 100 vezes maior.
- O tempo de resposta entre a origem e o destino da informação é reduzido para 1 a 5 milissegundo, diferentemente do 4G, que pode levar até 70 milissegundos;
- Tem uma enorme capacidade de suporte para inúmeros dispositivos, isso só é possível porque a tecnologia suporta até 1 milhão de dispositivos conectados a cada 0,38 milha quadrada.
- É esperada uma velocidade para uso individual de aproximadamente 2 Gbps (gigabits por segundo).
Impactos positivos do 5G na telemedicina
A telemedicina é uma das muitas áreas que vêm se beneficiando com a tecnologia 5G no Brasil. A prática de atendimentos online necessita de velocidades otimizadas e oferece maiores benefícios para as rotinas clínicas.
Sendo assim, alguns impactos positivos podem ser notados. Confira a seguir.
Armazenamento em nuvem
Com a internet 5G, será possível ter maior armazenamento de dados na nuvem, além do acesso ser mais veloz. Ou seja, uma garantia de que as informações estarão seguras e, ao mesmo tempo, de fácil acesso pelas pessoas autorizadas.
Nas clínicas, o acesso aos prontuários e laudos poderá ser otimizado, tornando as rotinas mais práticas.
Monitoramento de pacientes
Velocidade maior é sinônimo de resposta dos monitoramentos dos pacientes em tempo real mais ágeis, com atualizações constantes. Com respostas rápidas, intercorrências podem ser identificadas a tempo, melhorando o prognóstico do paciente.
Teleconsultas de qualidade
As teleconsultas passam a ter mais qualidade e velocidade nas videochamadas, fazendo com que a troca de informações seja mais rápida. Além disso, com imagens mais nítidas e detalhadas, o profissional poderá intervir com algum procedimento, justamente pelo fato de a videochamada ser mais próxima do mundo real.
Atendimentos mais expansivos
Com uma internet mais adequada e rápida, é possível promover atendimento clínico nas localizações mais remotas. Isso quer dizer que pessoas que moram mais longe, em áreas sem muito recursos, poderão fazer suas teleconsultas sem ter que se deslocar até uma clínica, por exemplo.
Laudos emitidos com mais rapidez
A telemedicina usa muito os recursos de laudos a distância, favorecendo inúmeras especialidades médicas. Então, com o 5G, o envio dessas informações será mais rápido.
Empresas como a TDSA Sistemas contam com softwares capazes de disponibilizar aos pacientes acesso aos laudos e exames que já foram realizados, tudo por conta do módulo Laudos Web, presente no RealClinic.
Cirurgia robótica
Com o 5G, as telecirurgias serão ainda mais viáveis, pois o tempo será menor para o envio de mensagens, permitindo possíveis intervenções de forma mais assertiva sempre que necessário.
5G e a telemedicina
O 5G é, sem dúvidas, a tecnologia que vai proporcionar melhorias para a conexão de internet móvel, principalmente quando o assunto é telemedicina. Além do aumento de velocidade, a cobertura será ampliada, tendo um tempo de respostas para as redes sem fio até 100 vezes mais rápido do que o atual 4G.
Um estudo feito pela Telemedicina no Brasil, aponta que 73% dos entrevistados se mostraram interessados em optar pelas consultas remotas no dia a dia. Com a pandemia, a telemedicina foi uma boa alternativa, sendo regulamentada, popularizada e aceita pelos profissionais da saúde e pelo público em geral.
Com isso, entendemos que o 5G vai além de uma internet mais rápida, sendo capaz de aumentar a qualidade de videochamadas e, consequentemente, os atendimentos a distância.
É hora de inovar e conhecer soluções capazes de tornar as operações da sua clínica mais eficientes, facilitando a gestão do seu negócio. Quer saber como? Clique aqui e fale com nossos especialistas agora mesmo!