fbpx

Os benefícios e a praticidade impostos pela tecnologia fazem com que os atendimentos médicos sejam on-line, por intermédio da telemedicina. Dessa forma, os laudos também passaram a ser a distância e totalmente feitos por meio da internet.

Sendo assim, a ideia é facilitar ainda mais o dia a dia das pessoas que vivem sempre ocupadas e sem tempo para ir a uma clínica pessoalmente, e, assim, receber um diagnóstico. Todos os laudos são cuidadosamente elaborados por médicos especialistas e seguindo rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Durante a leitura deste conteúdo, será possível entender um pouco mais sobre o assunto e saber quais especialidades médicas são mais beneficiadas por essa tecnologia. Vamos lá!

Afinal, o que é um laudo a distância?

O laudo a distância pode ser definido como um laudo médico assinado de maneira digital. A ideia é adiantar a prestação de serviços médicos a distância.

Essa tecnologia de laudos utiliza de inovações digitais para que ocorra uma troca concreta de todas as informações, podendo ser aplicada em grandes áreas médicas e atender às principais especialidades.

Se você tem uma clínica médica, essa solução serve para otimizar processos, melhorar atendimentos e o relacionamento com o cliente. Tudo com a ajuda de softwares para saúde de qualidade.

Saiba como funciona um laudo a distância

Para que o laudo a distância seja feito, os exames ou atendimentos precisam ser realizados em clínicas. Após a realização do procedimento, o médico responsável emite o laudo e envia de maneira remota ao paciente.

Existem empresas especializadas em serviços de laudos a distância. Essa praticidade faz com que não exista a necessidade de ter um profissional na clínica apenas para realizar a emissão dos laudos.

Para garantir que a segurança do paciente e a qualidade do atendimento sejam excelentes, os laudos a distância passam por criptografias, respeitando a regulação nacional. Sendo assim, o médico responsável envia esse laudo, assinado de forma digital. Após a clínica recebê-lo e verificar seu conteúdo, ele é repassado ao paciente.

Cinco especialidades beneficiadas pelo laudo a distância

Existem alguns exames, de diferentes especialidades médicas, nos quais a praticidade do laudo on-line pode ser utilizada. 

Trata-se de um laudo que não apresenta diferenças quando comparado ao elaborado de forma local, sem o uso da internet. Ambos apresentam os achados de imagens e possíveis alterações clínicas dos pacientes.

Conheça cinco especialidades que podem ser beneficiadas pelo uso do laudo a distância!

1 – Pneumologia

É uma das especialidades beneficiadas pelo laudo a distância. O exame de espirometria é o mais utilizado, em que o telelaudo vem ganhando força, principalmente em períodos pandêmicos, nos quais o exame é responsável por monitorar pacientes que foram contaminados pelo vírus da covid-19.

2 – Cardiologia

Em função de exames de eletrocardiograma, mapa de pressão e holter, a cardiologia é considerada uma das especialidades médicas que mais usufruem da tecnologia, dando auxílio aos médicos para que os exames ou laudos sejam analisados de forma ágil para que o paciente entre imediatamente com intervenções e tratamentos.

3 – Mastologia

Por depender de exames de mamografia para diagnosticar possíveis tumores nas mamas, necessita de imagens de qualidade, possibilitando que as estruturas mamárias sejam visualizadas por completo. A tecnologia atua na transmissão de informações e nos laudos a distância, tornando mais fácil a leitura e o diagnóstico.

4 – Radiologia e diagnósticos por imagem

Os exames de imagem utilizam a inteligência artificial para detectar possíveis nódulos cancerígenos, pneumonia normal e a ocasionada pela covid-19. Exames de Raio-X, tomografia, ressonância magnética e densitometria óssea são beneficiados pelo laudo a distância, agilizando o resultado e reduzindo os custos de especialistas para laudar o exame, além de um maior e melhor gerenciamento de todas as informações.

5 – Neurologia

Nessa especialidade, as clínicas médicas conseguem acessar com mais facilidade e com menos custos a emissão de laudos a distância, facilitando a análise do eletroencefalograma. O exame é realizado junto à telemedicina com o equipamento do exame, conhecido como eletroencefalógrafo, conectado a computadores. Os dados são enviados para a central, de onde um neurologista consegue emitir o laudo e enviá-lo para a clínica em seguida.

Benefícios de apostar em laudo a distância

Laudos a distância auxiliam para resultados mais precisos, ágeis e dão maior conforto durante o processo. Quando a clínica começa a utilizar laudos à distância, ela passa a ter o auxílio de um médico especializado sem que exista a necessidade de uma contratação efetiva.

Essa tecnologia proporciona mais comodidade, uma vez que tudo é realizado via internet por plataformas de telemedicina. Os maiores benefícios são:

  • mais economia;
  • redução da equipe de saúde;
  • maior variedade de exames;
  • laudos mais confiáveis;
  • segurança dos dados;
  • ampliação no atendimento.

Pudemos perceber que o laudo a distância favorece ainda mais no desenvolvimento da sua clínica, isso porque é uma inovação aliada à evolução da medicina, visando melhorar sempre mais a saúde.

É pensando nessas mudanças tecnológicas para o setor médico que existe o RealClinic, um software com Módulo Laudos Web. Uma ferramenta especializada em disponibilizar aos pacientes, acessos aos laudos e exames já realizados.

Para mais assuntos como esse, acompanhe-nos no Facebook e Instagram. Tenha acesso a temas de saúde quando e de onde quiser!

ATENDIMENTO
4000-1691
WHATSAPP
(48) 99641-5711
E-MAIL
[email protected]
CENTRAL DE VENDAS