Aprenda a montar uma sala de ultrassom em sua clínica

Os avanços tecnológicos e as modernizações vêm fazendo com que as clínicas estejam ainda mais completas para atender aos pacientes da melhor forma possível.

A partir do momento que existe a necessidade ou, até mesmo, o desejo do empresário de montar uma sala de ultrassom, ele precisa saber que se trata de uma tecnologia que exige cuidados especiais para que o local e as máquinas estejam sempre em perfeito funcionamento.

Por isso, é de suma importância seguir etapas para ter uma sala de ultrassom, não bastando apenas conectar as telas, ligar equipamentos e apagar as luzes. 

Se o seu sonho é deixar a sua clínica completa através da oferta do serviço de ultrassonografia, continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

O que é um ultrassom?

Trata-se do exame de imagem realizado por um aparelho médico conhecido por transdutor. Esse equipamento, em contato com o corpo humano, emite e capta ondas sonoras de alta frequência, formando imagens que serão analisadas pelos médicos.

Na medicina, o foco principal de um ultrassom é visualizar qualquer órgão ou tecido do corpo em tempo real, sendo um auxiliador na prevenção e no diagnóstico de doenças ou patologias. Podem ser visualizados, por exemplo:

  • útero e ovários (no caso de pacientes grávidas, o feto);
  • coração e vasos sanguíneos (junto à aorta abdominal e seus ramos);
  • fígado;
  • bexiga;
  • vesícula biliar;
  • bolsa escrotal (testículos)
  • baço;
  • pâncreas;
  • glândulas da tireoide e paratireoide;
  • rins;
  • olhos.

O ultrassom também é capaz de auxiliar os médicos na execução de diversos procedimentos. Por exemplo, durante o processo de aplicação de anestesia, ele é utilizado para guiar a agulha. Essa técnica diminui intercorrências por parte do profissional, tudo por conta do aparelho que proporciona segurança ao paciente.

Aprenda como instalar uma sala de ultrassom

Uma sala de ultrassom possibilita a realização de exames pouco invasivos e sem a emissão de radiação. Ela pode ser instalada em hospitais e clínicas que desejam prestar serviço de diagnóstico por imagem.

De acordo com a Resolução RDC nº 50/2002, os requisitos mínimos para montar uma sala de ultrassom é possuir uma área mínima de 6 m², dispor de sanitário acessível e com uma porta de largura mínima de 1,20 m para uso dos pacientes, além de ter um profissional por sala.

Elementos como ar-condicionado, maca confortável e iluminação devem ser levados em consideração para que o paciente se sinta seguro e não apresente constrangimento ou incômodo durante a realização do exame e a captura de imagens específicas.

O que considerar na hora de escolher um aparelho de ultrassom?

Antes de tudo, é necessário definir a real necessidade do seu estabelecimento e verificar se vale a pena investir em uma sala de ultrassom. Tendo a certeza, fica mais fácil direcionar sua busca e montá-la de forma adequada. Você pode estimar os valores de investimento e, assim, definir o orçamento necessário para a operação.

Alguns pontos merecem destaque na hora de adquirir o aparelho ideal para fazer parte da sua sala de ultrassom. Confira, a seguir, os principais:

Qualidade do equipamento

Quando a clínica dispõe de equipamentos de qualidade, ela está contribuindo para diagnósticos precisos, garantindo um tratamento de excelência. Além disso, produtos de qualidade são bons investimentos quando pensamos a longo prazo, isso porque haverá menos gastos com manutenções e reparos.

Certificação e garantia

Aparelhos sem certificação se enquadram na cadeia de produção ilegal ou origem duvidosa, prejudicando o nome da sua clínica. Máquinas credenciadas e com garantia fortalecem a relação de confiança com os pacientes. Dê prioridade a esses pontos e garanta a fidelização dos pacientes.

Fornecedores reconhecidos no mercado

Quando a empresa é reconhecida e segue as regulamentações impostas, ela garante os melhores produtos e negociações positivas para todas as partes. Avalie preço, prazo de entrega e qualidade. Além disso, verifique a prontidão para assistência técnica e reparos quando necessário.

Instalar uma sala nova demanda cuidados, então escolha os produtos de qualidade e invista em fornecedores conhecidos. Montar uma clínica ou melhorar o atendimento não são tarefas fáceis, porém as dicas dadas aqui são muito úteis durante esse processo.

Garantir o melhor na sua clínica é fundamental para a credibilidade dela e para a fidelização dos seus pacientes. Você pode apostar em um software web para isso. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços!