Investir no marketing digital é, sem dúvidas, uma estratégia de grande importância para as clínicas, assim como na automação de marketing. Isso porque as tecnologias promovem maior eficiência às estratégias a serem empregadas.
Dessa forma, utilizá-la é essencial para melhorar a visibilidade e, consequentemente, a competitividade da sua clínica médica. A automação torna os processos de envio de e-mails, posts e publicações automáticos, deixando tudo moderno e atrativo.
Quer saber mais sobre essa estratégia? Ao longo desse conteúdo, será possível entender o que é, sua importância e suas principais vantagens. Continue a leitura e confira tudo!
Saiba o que é automação de marketing
Quando falamos em automação de marketing para clínicas, estamos nos referindo ao ato de tornar os processos de marketing automáticos e, assim, ter uma estratégia ágil e personalizada para cada perfil de paciente.
Essa automação pode ocorrer em níveis, de forma pontual, com estratégias e algumas interações recorrentes via redes sociais e mensagens de SMS ou dentro de planejamentos complexos, o que inclui ferramentas de automação, como o inbound marketing, por exemplo.
Sendo assim, é a forma de manter contato com cada um dos seus pacientes de maneira única, criando fluxos de ações com o auxílio de ferramentas de automação especializadas nesta função.
Por que apostar nas automações de marketing em clínicas?
A automação de marketing em clínicas é capaz de mapear e guiar potenciais pacientes até você. É uma forma de mantê-los bem informados, garantindo maior procura pelos serviços oferecidos e, consequentemente, maiores investimentos nos recursos. Além disso, apostar nessa ferramenta:
- Melhora a visibilidade da clínica, atraindo mais pacientes.
- Faz com que as estratégias de marketing sejam mais eficientes e os custos menores.
- Torna mais fácil investir na fidelização dos pacientes.
- Diminui as falhas na gestão de marketing.
- Otimiza a produtividade da equipe, que foca etapas mais estratégicas.
- Personaliza a comunicação.
Vantagens da automação de marketing para clínicas
A automação de marketing em clínicas representa toda e qualquer interação automatizada entre marca e paciente, englobando publicações nas redes sociais, respostas automáticas no WhatsApp e até envio de e-mails.
Confira, a seguir, outras vantagens da automação de marketing.
Aumento da produtividade da clínica
Com a opção de enviar lembretes de consultas, é mais fácil focar atividades mais produtivas, organizar melhor as salas de espera, recepcionar os paciente e analisar com cautela os relatórios. A ferramenta de automação consegue, ainda, otimizar vários processos, tudo em menos tempo e com mais qualidade.
Maior consistência na estratégia de marketing
Erros com estratégias de marketing ocorrem, e o mais comum e perigoso é a falta de consistência. Tenha em mente que ações proporcionam resultados. Assim, realizar publicações hoje, certamente, chamará a atenção dos pacientes amanhã.
Artigos relevantes são capazes de aumentar a credibilidade do site, o seu ranqueamento e a atração de novos pacientes. Com a automação de marketing, você consegue programar as publicações para que tudo ocorra com constância.
Comunicação personalizada
Torna-se mais prático escrever e-mails personalizados para os clientes, seguindo cada perfil, e enviá-los automaticamente. Com a automação, é possível encaminhar mensagens de felicitações aos pacientes aniversariantes, por exemplo.
Redução do Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
Trata-se de uma métrica para mostrar o gasto por atrair cada paciente. Sendo assim, quanto mais pacientes agendarem ou acessarem seus conteúdos na internet, menores serão os custos. Isso é possível, pois a clínica não teve gasto para adquirir o paciente. Agora, se são atraídos somente por anúncios, a despesa tem um gasto maior e bem significativo.
Fidelização dos pacientes
Com estratégias simples em prática, assim como o e-mail marketing, você consegue estar à frente da concorrência e aumentar a taxa de fidelização dos pacientes. São poucas as clínicas que apostam no marketing de relacionamento e na produção de conteúdos úteis para os clientes, fazendo com que as que investem se destaquem.
Entenda a diferença entre automação de marketing e e-mail marketing
De forma bem simples, são termos diferentes, mas que se completam na hora de otimizar o marketing digital das clínicas.
A automação de marketing realiza gestões estratégicas de conteúdos, como mídias sociais, sites, e-mails e blogs. Por outro lado, o e-mail marketing realiza o envio de mensagens para sua base de pacientes, podendo ser enviadas manualmente ou de forma automatizada.
Enquanto a automação dispara respostas automáticas, o e-mail marketing é um contato ótimo para fidelizar os pacientes no pós-consulta.
Pudemos perceber que a automação de marketing ajuda todos os profissionais que querem aumentar a produtividade e ganhar tempo, sem deixar de lado o relacionamento com os seus pacientes.
Você já utiliza a automação de marketing? Conte aí nos comentários! Aproveite para conhecer o RealClinic, um software completo capaz de otimizar seus processos, garantindo que você dedique mais tempo a seus pacientes.