Automação de marketing: saiba por que implementá-la na sua clínica

Investir no marketing digital é, sem dúvidas, uma estratégia de grande importância para as clínicas, assim como na automação de marketing. Isso porque as tecnologias promovem maior eficiência às estratégias a serem empregadas.

Dessa forma, utilizá-la é essencial para melhorar a visibilidade e, consequentemente, a competitividade da sua clínica médica. A automação torna os processos de envio de e-mails, posts e publicações automáticos, deixando tudo moderno e atrativo.

Quer saber mais sobre essa estratégia? Ao longo desse conteúdo, será possível entender o que é, sua importância e suas principais vantagens. Continue a leitura e confira tudo!

Saiba o que é automação de marketing

Quando falamos em automação de marketing para clínicas, estamos nos referindo ao ato de tornar os processos de marketing automáticos e, assim, ter uma estratégia ágil e personalizada para cada perfil de paciente.

Essa automação pode ocorrer em níveis, de forma pontual, com estratégias e algumas interações recorrentes via redes sociais e mensagens de SMS ou dentro de planejamentos complexos, o que inclui ferramentas de automação, como o inbound marketing, por exemplo.

Sendo assim, é a forma de manter contato com cada um dos seus pacientes de maneira única, criando fluxos de ações com o auxílio de ferramentas de automação especializadas nesta função.

Por que apostar nas automações de marketing em clínicas?

A automação de marketing em clínicas é capaz de mapear e guiar potenciais pacientes até você. É uma forma de mantê-los bem informados, garantindo maior procura pelos serviços oferecidos e, consequentemente, maiores investimentos nos recursos. Além disso, apostar nessa ferramenta:

  • Melhora a visibilidade da clínica, atraindo mais pacientes.
  • Faz com que as estratégias de marketing sejam mais eficientes e os custos menores.
  • Torna mais fácil investir na fidelização dos pacientes.
  • Diminui as falhas na gestão de marketing.
  • Otimiza a produtividade da equipe, que foca etapas mais estratégicas.
  • Personaliza a comunicação.

Vantagens da automação de marketing para clínicas

A automação de marketing em clínicas representa toda e qualquer interação automatizada entre marca e paciente, englobando publicações nas redes sociais, respostas automáticas no WhatsApp e até envio de e-mails. 

Confira, a seguir, outras vantagens da automação de marketing.

Aumento da produtividade da clínica

Com a opção de enviar lembretes de consultas, é mais fácil focar atividades mais produtivas, organizar melhor as salas de espera, recepcionar os paciente e analisar com cautela os relatórios. A ferramenta de automação consegue, ainda, otimizar vários processos, tudo em menos tempo e com mais qualidade.

Maior consistência na estratégia de marketing

Erros com estratégias de marketing ocorrem, e o mais comum e perigoso é a falta de consistência. Tenha em mente que ações proporcionam resultados. Assim, realizar publicações hoje, certamente, chamará a atenção dos pacientes amanhã. 

Artigos relevantes são capazes de aumentar a credibilidade do site, o seu ranqueamento e a atração de novos pacientes. Com a automação de marketing, você consegue programar as publicações para que tudo ocorra com constância.

Comunicação personalizada

Torna-se mais prático escrever e-mails personalizados para os clientes, seguindo cada perfil, e enviá-los automaticamente. Com a automação, é possível encaminhar mensagens de felicitações aos pacientes aniversariantes, por exemplo.

Redução do Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Trata-se de uma métrica para mostrar o gasto por atrair cada paciente. Sendo assim, quanto mais pacientes agendarem ou acessarem seus conteúdos na internet, menores serão os custos. Isso é possível, pois a clínica não teve gasto para adquirir o paciente. Agora, se são atraídos somente por anúncios, a despesa tem um gasto maior e bem significativo.

Fidelização dos pacientes

Com estratégias simples em prática, assim como o e-mail marketing, você consegue estar à frente da concorrência e aumentar a taxa de fidelização dos pacientes. São poucas as clínicas que apostam no marketing de relacionamento e na produção de conteúdos úteis para os clientes, fazendo com que as que investem se destaquem.

Entenda a diferença entre automação de marketing e e-mail marketing

De forma bem simples, são termos diferentes, mas que se completam na hora de otimizar o marketing digital das clínicas.

A automação de marketing realiza gestões estratégicas de conteúdos, como mídias sociais, sites, e-mails e blogs. Por outro lado, o e-mail marketing realiza o envio de mensagens para sua base de pacientes, podendo ser enviadas manualmente ou de forma automatizada.

Enquanto a automação dispara respostas automáticas, o e-mail marketing é um contato ótimo para fidelizar os pacientes no pós-consulta.

Pudemos perceber que a automação de marketing ajuda todos os profissionais que querem aumentar a produtividade e ganhar tempo, sem deixar de lado o relacionamento com os seus pacientes.

Você já utiliza a automação de marketing? Conte aí nos comentários! Aproveite para conhecer o RealClinic, um software completo capaz de otimizar seus processos, garantindo que você dedique mais tempo a seus pacientes.