Tudo o que você precisa saber sobre a Saúde 5.0

O avanço tecnológico na saúde vem alavancando uma enorme transformação no setor, fazendo com que sejam necessárias uma rápida adaptação e implementação de tecnologias para aprimorar os tratamentos.

Quando falamos em inovação, estamos nos referindo a elementos importantes, como a Saúde 5.0, essencial para proporcionar uma verdadeira evolução na área e melhorar a experiência do paciente. Tudo isso com acessos facilitados e informações digitais. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é a Saúde 5.0?

A Saúde 5.0 pode ser definida como um modelo de implantação de novas tecnologias, no qual médicos e pacientes são impactados pelas inovações e experimentam as mais modernas conectividades.

Assim, é possível monitorar e orientar pacientes, médicos e enfermeiros por meio de diferentes sistemas e dispositivos. As informações são mais rápidas e atualizadas com o auxílio da inteligência artificial (IA) e da internet das coisas (IoT).

Deve-se lembrar que toda essa agilidade e inovação na medicina já se faziam presentes com a Saúde 4.0, mas se tornaram ainda mais eficientes com a chegada da 5.0.

Principais aplicações da Saúde 5.0

A Saúde 5.0 promove atendimentos mais eficientes para pacientes cada vez mais exigentes, autônomos e questionadores, além de proporcionar atendimentos personalizados e humanizados.

Esses recursos não são usados apenas no atendimento médico, mas também pelo próprio paciente. Por exemplo, ele pode controlar seus batimentos cardíacos com o uso de um relógio inteligente, fazendo com que os registros sejam enviados automaticamente para os médicos. 

As principais aplicações da Saúde 5.0 são:

  • consultas e acompanhamentos a distância;
  • disponibilidade de prontuários eletrônicos;
  • total conexão com pacientes;
  • análise de dados e ferramentas automatizadas;
  • orientações para enfermeiros e médicos;
  • informações compartilhadas de forma mais rápida.

Tecnologias que integram a Saúde 5.0

A Saúde 5.0 é movida pela conectividade, fazendo com que os profissionais e pacientes tenham a garantia de um completo acesso aos dados. Por isso, listamos aqui algumas tecnologias que contribuem e completam a Saúde 5.0. Acompanhe!

Prontuário eletrônico

Com o prontuário eletrônico, os médicos conseguem acessar todos os dados dos pacientes de qualquer lugar, facilitando a conduta em casos emergenciais. As consultas passam a ser mais rápidas, e os diagnósticos mais precisos.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), todas as informações são protegidas contra perdas, vazamentos e outros danos, podendo ser acessadas apenas por pessoal autorizado. 

Além disso, vale ressaltar que os custos operacionais e os impactos ao meio ambiente são reduzidos por conta da diminuição do uso de papéis. 

Conexão 5G

A tecnologia 5G é capaz de melhorar a experiência do paciente, incluindo redução do tempo de espera, menor duração do atendimento e, claro, aperfeiçoamento na prestação de cuidados médicos. Isso só é possível porque essa conexão vem com o potencial de acelerar ainda mais a expansão da telemedicina.

Esperam-se inúmeros benefícios em grande escala, com maior velocidade de conexão entre os dispositivos, que serão impactados positivamente.

Blockchain

O uso da tecnologia blockchain na Saúde 5.0 é promissor, afinal, esta tecnologia garante segurança extrema dos dados, armazena as informações médicas do paciente e otimiza o acesso ao seu histórico.

Essa base de dados compartilhada tem como funções realizar um registro e validar as transmissões digitais trocando informações em uma rede descentralizada de computadores. A sua principal característica é a necessidade de validação para que ocorra uma movimentação no sistema.

Robótica

Sem dúvidas, a robótica atua proporcionando mais inteligência em saúde. Com capacidade para avaliar, agrupar e classificar dados, esses robôs podem simplificar e otimizar toda a rotina médica. Portanto, as decisões são realizadas de formas mais assertivas.

Além disso, as clínicas serão ocupadas por robôs, isso porque os movimentos precisos de braços robóticos são capazes de fazer incisões minimalistas alcançando partes específicas, de maneira rápida e precisa.

Saúde 5.0: saiba quais são suas principais vantagens

A vantagem de maior destaque na Saúde 5.0 é a agilidade no atendimento. Com o uso de sistemas de gestão e de dispositivos portáteis, os prontuários podem ser acessados mais rapidamente e com total segurança.

O atendimento personalizado também é um excelente benefício, capaz de tornar o ambiente ainda mais humanizado, favorecendo todos os envolvidos. Mas as vantagens não param por aí. A Saúde 5.0:

  • Permite o aperfeiçoamento da gestão e dos processos internos.
  • Possibilita domínio constante das informações a qualquer momento.
  • Promove tomadas de decisão mais rápidas.
  • Define tratamentos mais eficientes.
  • Oferece assistências mais contínuas.
  • Proporciona maior cuidado durante os tratamentos.
  • Reduz custos com materiais impressos.
  • Melhora o uso dos recursos nas unidades de saúde.
  • Faz com que o uso da conectividade permita acesso às informações sobre diagnósticos por todos aqueles que delas necessitam e que estão autorizados.
  • Promove maior qualidade de vida ao paciente, sem a necessidade de ele ter que sair de casa para isso.
  • Reduz as chances de tratamentos errados.

Fazer com que a Saúde 5.0 se torne realidade não é uma tarefa difícil, ela depende apenas de investimentos tecnológicos. Acompanhar as inovações é um fator predominante para que os pacientes tenham acesso à saúde de qualidade, e os médicos consigam promover atendimentos com eficiência.

A boa notícia é que, com o RealClinic, é possível aumentar a produtividade da sua clínica, promover os melhores atendimentos e otimizar seus recursos. Quer saber como? Fale com um de nossos atendentes hoje mesmo!