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Acolher e receber bem os pacientes nas clínicas vem se tornando uma postura cada vez mais necessária. Isso porque os atendimentos humanizados não são mais diferenciais, e sim uma necessidade para alcançar a fidelização dos pacientes.

Um paciente satisfeito tem as suas necessidades básicas atendidas, já um fidelizado torna-se leal à sua clínica e deposita confiança nela e em todos os profissionais envolvidos.

Atuar de maneira ética e profissional é apenas uma das práticas importantes para receber bem os pacientes. Continue a leitura e conheça sete formas de proporcionar um atendimento excelente, garantindo fidelização e confiança. Vamos lá?

Sete práticas para receber bem os pacientes

Receber bem os pacientes é uma das atividades do setor médico que merece muita atenção. Afinal, a satisfação deles precisa ser garantida em todo o processo (na marcação da consulta, na triagem, na recepção, no acolhimento e no pós-consulta). 

Para auxiliar nisso, separamos sete práticas que farão toda a diferença para os profissionais que desejam atingir melhores resultados em suas clínicas. Acompanhe!

1. Ofereça um ambiente acolhedor

Em sua maioria, os pacientes chegam abalados fisicamente e emocionalmente. Então, oferecer um ambiente acolhedor na sua clínica faz toda a diferença. Aposte em uma decoração mais clean, com paredes claras e móveis confortáveis. Ofereça água, café e o que achar necessário para que as pessoas se sintam bem estando ali. Não se esqueça de que as áreas devem ser adaptadas para uma fácil circulação de pacientes que possuem mobilidade reduzida.

2. Humanize o atendimento da clínica

Atendimento humanizado é saber reconhecer e compreender as necessidades dos seus pacientes, criando relacionamentos de confiança entre eles e os profissionais. Cada pessoa tem direito a um atendimento prioritário e exclusivo. Nesse caso, seja uma grande ou pequena clínica, dê aos usuários a devida atenção e o cuidado que eles merecem e esperam receber ao procurar seu estabelecimento.

3. Estabeleça uma relação com os seus pacientes

Não só o médico, mas toda a equipe deve criar uma relação mais profunda com os pacientes. Oriente seus funcionários para que eles tenham uma conversa acolhedora e esclarecedora com os pacientes – geralmente, são nesses momentos que diagnósticos e até tratamentos de algumas doenças são identificados, o que ajuda muito durante todo o processo.

4. Invista no relacionamento pós-consulta

Investir em um relacionamento pós-consulta é saber se seu paciente está bem após deixar a sua clínica. Peça algum meio de contato, um endereço de e-mail por exemplo. Você pode apostar no eficaz e muito conhecido e-mail marketing e enviar uma mensagem agradecendo pelo comparecimento, dando dicas de saúde ou ressaltando a data do retorno. Isso fará com que o paciente se sinta importante e recomende seus serviços para terceiros.

5. Capacite os funcionários da clínica

A capacitação dos funcionários atua de forma direta na fidelização dos clientes na clínica, afinal, quando esses são bem preparados, todo o trabalho acontece de forma natural, e os clientes conseguem sentir as necessidades sendo atendidas. Aposte em cursos, eventos e palestras para que seus colaboradores possam sempre melhorar os serviços médicos e de atendimento.

6. Facilite a marcação de consultas

Vivemos em um mundo tecnológico e ter apenas o número de telefone para marcar consultas pode não ser mais uma boa ideia. Inove nas marcações de consulta e aproveite para oferecer opções pelo e-mail, WhatsApp e site da clínica. Se preferir, utilize um software com agenda inteligente para que tudo seja feito de maneira profissional e online. Faça com que a rotina desses pacientes seja ainda mais prática.

7. Respeite o tempo dos seus pacientes

É comum que os pacientes tenham receios durante a primeira consulta; eles estão em busca de respostas. Dê prioridade para o que causa preocupação naquele momento, fazendo com que as temáticas mais delicadas sejam abordadas em um retorno. 

Com o avanço das consultas, o paciente começa a relaxar e se sentir mais seguro. Então, o profissional deve respeitar o tempo dele, antecipar as etapas para não criar climas ruins e sempre recebê-lo da melhor forma.

Ademais, para acolher bem os pacientes, é preciso unir fatores humanos e estruturais da clínica com a tecnologia. As demandas seguem em uma constante evolução, e as melhorias precisam ser contínuas, atraindo e conquistando cada vez mais pacientes.

Todas essas dicas servem para você se preparar e transformar os seus pacientes em clientes fiéis. O que achou do conteúdo? Aproveite e compartilhe-o com sua rede de contatos. Para mais assuntos como este, acompanhe-nos no Facebook e Instagram!

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