Imagem mostra flor artificial usada em decoração de clínicas!

Trabalhar com a decoração de clínicas médicas não é fácil, mas pode ter bons efeitos na prática. De certa forma, é um trabalho de marketing indireto que traz resultados significativos nas áreas de branding e na hora de fechar com um paciente. Afinal, quem nunca contratou um serviço porque teve uma boa impressão do local ou do profissional? É isso que uma boa decoração corporativa pode fazer.

No entanto, a decoração não deve ser pensada exclusivamente do ponto de vista de marketing. Ela tem papel muito importante no dia a dia da clínica também, sabia? Pois é! Uma boa decoração é aquela que otimiza os espaços e gerencia muito bem o fluxo de pacientes e profissionais dentro do prédio. Por isso, é importante pensá-la também do ponto de vista operacional.

Quer ver algumas dicas de decoração de clínicas que ajudarão o seu negócio a ter mais sucesso? Então siga a leitura abaixo!

1. Mantenha a passagem livre na decoração de clínicas

A decoração de clínicas de saúde deve ser minimalista e respeitar o espaço para pacientes transitarem livremente. O espaço deve ter adaptações para cadeirantes e pessoas com mobilidade física reduzida.

Além disso, é importante que haja uma livre passagem na decoração da clínica para casos de imprevistos. É verdade que uma clínica não é um hospital, que atende emergências, mas às vezes pode ser necessária a presença de um outro profissional com urgência e ter um espaço com passagem reduzida dificulta essa situação.

2. Use cores claras

O verde e o branco são cores claras facilmente associadas à área da saúde, mas outras opções de cores são azul claro, rosa bebê e a paleta de cores nudes e neutras como bege, gelo ou cinza claro. Evite cores escuras ou chamativas, pois causam ansiedade e estresse para os pacientes.

3. Leve em conta a higienização

Quando escolher os móveis para a clínica, tanto para a recepção quanto para os consultórios, leve em consideração as regras da Vigilância Sanitária a respeito de higienização. As cadeiras devem ser de corino sintético ou pvc, para que sejam fáceis de limpar com desinfetante ou álcool. Tecidos com fibras como o algodão, ou ranhuras, absorvem bactérias e acumulam sujeira em seu relevo. Por isso, busque tecidos sintéticos lisos para os móveis e cortinas.

4. Crie boa iluminação

Sua clínica de saúde deve ser sempre bem iluminada, com pontos de luz espaçados e espalhados pelo teto de todos os cômodos. Um local bem iluminado proporciona calma para os pacientes e estimula produtividade em seus funcionários.

Geralmente, são utilizados painéis de LED embutidos, pois têm uma boa difusão, durabilidade e propagação de luz. Além disso, o LED não é uma luz quente, logo não atrapalha nem incomoda os pacientes.

5. Decore com obras de arte neutras

As artes favoritas para decoração de clínicas são as abstratas, pois ornam bem com o restante da decoração e não emitem fortes opiniões em seus espectadores. Cada item exposto em sua clínica deve ter como função trazer segurança e tranquilidade para seus pacientes, e por isso, a arte figurativa deve ser usada somente quando relacionada com a prática da clínica, como obstetrícia ou pediatria, sempre em um aspecto positivo.

6. Use flores artificiais e folhagens naturais

Quando optar por quais plantas usar na recepção de sua clínica, siga as regras abaixo: 

  • se for usar flores, compre artificiais, que alegram o ambiente e não causam mal para algum paciente que possa ser alérgico; 
  • no caso de folhagens, como a samambaia, compre plantas reais: as folhas ajudam a filtrar o ar do ambiente e dão frescor, tirando a aparência fria de hospital. 

Mas lembre-se de cuidar bem delas para que não fiquem feias e estraguem a estética do ambiente. Um bom paisagista pode ajudar a recomendar os melhores tipos de folhagens para o local, além de saber como equilibrar os tons de verde com o seu espaço.

7. Reserve um espaço para crianças

Muitas vezes, as mães e pais não têm com quem deixar os filhos na hora de um compromisso médico. Elas acabam levando as crianças para a clínica, o que pode ser um problema. Afinal, as crianças não têm muita paciência para esperar e ficam facilmente entediadas nas filas.

Por isso, é importante ter um espaço reservado para que elas possam se distrair e brincar enquanto os pais estão em consulta. Isso é especialmente importante como um diferencial da sua clínica perante a concorrência.

E aí, gostou das nossas dicas de decoração de clínicas? Esse é o ponto básico para um bom projeto visual para o seu negócio. Seguindo essas dicas, você terá um esqueleto para trabalhar a sua decoração de interior com base no contexto próprio do seu negócio e da estrutura disponível. Afinal, cada lugar é único e apresenta questões próprias para serem resolvidas na hora da decoração. 

Gostou do conteúdo? Então, que tal conferir mais dicas para gerenciar a sua clínica médica? Então curta a página da TDSA no Instagram e Facebook!