Saiba como otimizar o estoque da sua clínica

Clínicas que apostam em uma boa gestão de estoque são capazes de alcançar máxima eficiência durante as rotinas diárias. E, quando não existe esse gerenciamento, riscos para a saúde financeira e impactos na qualidade do atendimento surgem de imediato.

Por isso, é de máxima importância ter práticas capazes de garantir uma gestão otimizada do estoque da sua clínica. Quer saber como? Continue a leitura e confira seis dicas que separamos para ajudar você neste processo. Vamos lá!

Importância de apostar na gestão de estoque

A gestão de estoque é fundamental para que o médico e demais profissionais não tenham problemas com sua clínica. Isso porque ela garante que os materiais necessários estejam sempre à disposição, em quantidades e nas datas de validade adequadas.

Garantir uma boa gestão desse ambiente facilita o dia a dia de todos os colaboradores e, consequentemente, melhora a experiência dos pacientes. Vale lembrar que, quando a gestão de estoque é feita de maneira incorreta, itens são acumulados, ficando sem circulação, e outros considerados necessários podem faltar. 

A importância desse gerenciamento se dá pela oferta de insumos capazes de direcionar os recursos clínicos de maneira estratégica. Todo esse cuidado evita o desperdício de materiais, muitas vezes, com custo elevado para as clínicas.

Seis dicas na hora de otimizar a gestão de estoque na sua clínica

A maioria dos itens presentes no estoque de uma clínica é descartável. Assim, estes materiais necessitam ser trocados frequentemente, exigindo uma maior atenção para a organização do ambiente. É preciso ter cuidado com as datas de validade e, ainda, seguir algumas dicas para uma gestão eficaz. Acompanhe!

1. Faça inventários

Tenha uma pessoa designada apenas para isso, sendo a responsável por registrar todas as quantidades presentes no estoque e por listar os produtos com datas próximas do vencimento.

É indicado que o inventário ocorra pelo menos a cada 15 dias, garantindo que tudo fique organizado e, no caso de houver necessidade para novos pedidos, exista tempo hábil para fazer a requisição, sem que ocorra a falta de materiais e medicamentos para a clínica.

2. Reconheça as necessidades dos seus pacientes

Os itens do estoque, sejam eles remédios, amostras ou materiais para consultas e procedimentos clínicos, devem ser relevantes e estar sempre disponíveis para as necessidades dos seus pacientes.

Quando é feita uma avaliação do que esses pacientes esperam e qual material terá mais utilização, torna-se mais fácil entender o que deve sempre ter em estoque, evitando possíveis desperdícios ou faltas.

3. Tenha atenção com o armazenamento

É imprescindível que o local onde os produtos serão armazenados seja apropriado, a fim de garantir qualidade e segurança, principalmente com relação ao uso de medicamentos. O local deve seguir normas estabelecidas pelos fabricantes, principalmente no que se refere à temperatura e iluminação.

Quando o armazenamento é feito da forma errada, a qualidade dos produtos pode ser prejudicada, alterando até mesmo suas características químicas, o que se torna perigoso aos pacientes e gera riscos.

4. Planeje as reposições

A partir do momento que existe um conhecimento das necessidades e demandas da clínica, torna-se mais fácil planejar uma reposição de maneira adequada. Isso faz com que desperdícios de materiais ou imprevistos sejam evitados, como a falta de medicamentos considerados importantes.

Procure criar um cadastro com todo o histórico dos fornecedores. Assim, o momento de pesquisar valores e de negociar os melhores contratos para a clínica ficará descomplicado.

5. Mantenha o estoque sempre organizado

Mesmo conhecendo o que se tem no estoque e o que é indicado e necessário para cada paciente, se o ambiente for desorganizado, tudo se torna mais complexo. Não ter um padrão de organização pode ocasionar, por exemplo, a compra inadequada de itens.

Ou seja, é imprescindível investir na organização do seu estoque. Busque deixar itens agrupados em um único lugar. Vale a pena desenvolver padrões e checagens periódicas para manter sempre um controle.

6. Invista em softwares

Os softwares podem ser utilizados para auxiliar o controle de estoque e registrar informações de entrada e saída de qualquer insumo, tornando-se um meio mais seguro de guardar todas as informações.

Esses sistemas de saúde são programados para funcionar de acordo com a rotina da sua clínica, auxiliando em todas as demandas, o que inclui, claro, uma gestão de estoque eficiente.

Ao longo deste conteúdo, percebemos que seguir pequenas dicas faz toda a diferença na hora de otimizar a gestão de estoque da sua clínica. E, quando aliadas a um software como o RealClinic, podem oferecer um excelente diferencial.

Fale hoje mesmo com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas. Sua clínica e seus pacientes merecem o melhor em tecnologia!