Imagem mostra clínicas populares

Elas estão em todos os lugares e atendem cada vez mais pessoas. No entanto, será que as clínicas populares são uma boa oportunidade de negócios para quem quer empreender na área da saúde? Será que, pelo fato de estarem aumentando em número, o seu modelo de negócios é atrativo ou sustentável? A verdade é que, para um empreendedor, é importante pensar primeiro na viabilidade do negócio e, depois, se deve ou não entrar nele.

Hoje em dia, 7 em cada 10 brasileiros não têm plano de saúde para poder ir a uma consulta particular. Todas essas pessoas precisam pagar por consultas particulares, o que é relativamente caro, ou contar com a sorte no atendimento via SUS. É nesse contexto que as clínicas populares começaram a crescer e se tornaram uma alternativa interessante para quem tem pouco dinheiro e precisa de atendimento médico.

Quer saber o que são as clínicas populares e se vale a pena montar uma? Então, siga a leitura do artigo abaixo!

O que são clínicas populares?

As clínicas populares são clínicas médicas especializadas no atendimento em massa de pacientes a um baixo custo. Em outras palavras, são espaços montados para conseguir reduzir os preços de atendimento e conseguir angariar mais pacientes por cobrarem os valores mínimos para as consultas.

Hoje em dia, existem clínicas populares que cobram de R$ 60,00 a R$ 120,00 por consulta, dependendo da especialidade ou do procedimento em questão. Comparando com os valores de clínicas particulares, esses valores são muito mais acessíveis para a população de baixa renda.

Basta fazer uma análise: o salário mínimo, hoje, é cerca de R$1.100,00. Se a pessoa tiver de pagar R$ 250,00 em uma consulta médica, ela perde cerca de 23% da sua renda com essa única consulta, o que é inacessível para grande parte da população.

Para chegar a esses valores baixos, as clínicas populares contam com uma gestão muito inteligente, reduzindo ao máximo seus custos de atendimento com locação de espaço, equipamentos e materiais. Além disso, elas reduzem a margem de lucro até um ponto em que o preço da consulta está adequado dentro do seu plano de negócios.

Como montar uma clínica popular?

Para montar uma clínica popular, é importante ter em mente alguns fatores essenciais além dos necessários para qualquer tipo de negócio na área da saúde: alto fluxo de pacientes e redução de custos via gestão inteligente.

Portanto, é importante trabalhar o seu planejamento para atingir esses dois pontos e, só assim , viabilizar a criação de uma clínica popular. 

Alguns pontos necessários para viabilizar o alto fluxo de pacientes são os seguintes:

  • ter um local de grande porte para atender os pacientes;
  • ter muitos médicos em rotação para atender os pacientes;
  • estar localizado em um ponto de muito movimento e fácil acesso;
  • desenvolver uma estratégia de marketing agressiva (mas dentro das regras permitidas!).

Além disso, é vital ter um sistema de gestão para clínicas médicas de modo a melhor trabalhar as demandas e exigências do funcionamento de um negócio do tipo. 

As clínicas populares só funcionam por causa da ideia de ganhar uma maior lucratividade pela redução de preço e aumento da demanda. Basicamente, a ideia é que somente o preço baixo pode atrair determinado perfil de consumidores. Assim, a demanda será alta e sua clínica conseguirá faturar mais ao atender todas essas pessoas que, outrora, não podiam ser atendidas.

Por que atuar nessa faixa do mercado?

Essa faixa de mercado traz alguns benefícios para as clínicas. Para começar, há um público potencial muito grande. Todas as grandes cidades brasileiras contam com milhares de pessoas sem planos de saúde e com baixa renda, o que faz com que elas dependam apenas do SUS para serem atendidas. Uma clínica de baixo preço pode ser muito importante para essas pessoas e uma oportunidade significativa para ser explorada.

Além disso, há um grande potencial de fidelização desses pacientes, uma vez que esse atendimento especial é mais vantajoso do que enfrentar os desafios do Sistema Único de Saúde, que tem muitos benefícios, mas costuma ter longas filas para que o atendimento possa ser feito.

Agora que você já entendeu o que são clínicas populares, é hora de considerar se essa é uma boa opção de negócios para você. Vale colocar os números na ponta do lápis, estudar o mercado na sua região e ver o que é mais vantajoso. Em muitas ocasiões, até quem já tem uma clínica médica de alto nível pode abrir uma versão “popular” com a mesma expertise, dependendo do contexto.

Seja como for, é vital entender como fazer a gestão de uma clínica médica para ter sucesso na área, especialmente em modelos populares, que dependem de margens de lucro menores. Quer saber como melhorar a gestão da sua clínica? Então, confira nosso artigo especial sobre o tema!