problemas de gestão da clínica

Quando consideramos que a maioria das clínicas estão com as rotinas cada vez mais dinâmicas, é necessário que a equipe gestora tenha um bom software de gerenciamento que auxilie na tomada de decisões. Quando a clínica não tem esse recurso disponível no software, o gerenciamento torna-se difícil e diversos problemas de gestão da clínica surgem.

Essas situações podem comprometer o gerenciamento da empresa, afetando o seu desempenho e, em situações extremas, até mesmo levando-a a fechar as portas. E é exatamente esta uma das funções do RealClinic: resolver problemas de gestão da clínica médica.

Na sequência deste texto, nós listamos 5 problemas de gestão da clínica médica e explicamos como o RealClinic pode ajudar a resolvê-los. Se você acha que a sua clínica sofre com alguma das situações descritas, saiba que nós temos a solução.

Continue a leitura e confira! 

 

5 problemas de gestão da clínica que o RealClinic pode te ajudar a resolver

 

1. Erros de agendamento

Em qualquer negócio, um dos pontos mais importantes para conquistar e manter o sucesso é garantir a satisfação do cliente. No nosso caso específico, fazer o paciente aguardar por um tempo maior que o combinado é um dos principais fatores que atrapalham sua satisfação. E isso normalmente ocorre por um motivo específico: erros de agendamento.

Seja por não delimitar um tempo suficiente entre consultas ou por acidentalmente marcar 2 pacientes no mesmo horário, os erros de agendamento estão entre os principais problemas de gestão da clínica. 

Com o RealClinic, essa situação pode ser completamente eliminada. Isso porque o sistema de agendamento do sistema permite um controle muito mais preciso. Com ele, a ocorrência de eventuais falhas humanas é descartada, garantindo que os horários sejam respeitados.

 

2. Perda de prontuários

A gestão documental é um processo bem complicado, especialmente para clínicas grandes. Afinal, a quantidade de documentos em posse desses locais é enorme. Entre os arquivos armazenados por uma clínica, alguns dos mais importantes incluem os prontuários. É neles que todas as informações do histórico clínico do paciente estão descritas.

Sem eles, o processo de diagnóstico sofre uma grande perda; e é exatamente por isso que eles devem ser bem cuidados. Contudo, a gestão física dos documentos também permite a falha humana, situação em que algum prontuário pode ser perdido.

Uma das funcionalidades do RealClinic é o Prontuário Eletrônico. Com ele, todas as informações de cada paciente ficam armazenadas em banco de dados individualizado. Isso faz com que o risco de perda de informações deixe de ser uma realidade — extinguindo mais um dos maiores problemas de gestão da clínica.

 

3. Má gestão financeira

De todos os aspectos administrativos que são dificultados pela árdua rotina, talvez a gestão financeira seja o que mais sofre. E isso pode ser explicado de forma simples: ela é o fator mais delicado de se gerenciar. Com uma má gestão financeira, o lucro dos médicos cai e a saúde financeira da clínica fica prejudicada.

Por outro lado, com a utilização do RealClinic será muito mais fácil realizar o controle financeiro da sua clínica. Pois no RealClinic você tem o Módulo Financeiro, que reúne todas as informações financeiras em um só local, além de traduzi-las em gráficos que facilitam o entendimento. Tudo isso facilita a rotina e contribui para a gestão das finanças.

 

4. Falta de acesso à informação

Um outro exemplo que está entre os problemas de gestão vistos em clínicas grandes é a falta de acesso à informação. Nestes locais, encontramos os funcionários envolvidos em suas rotinas diárias e, muitas vezes, eles acabam não conseguindo centralizar as informações em um só local. Em consequência disso, é possível que as informações nem sempre cheguem para todos que devem recebê-las.

Para evitar que isso aconteça, no RealClinic todos os dados podem ser compilados no sistema. Dessa forma, todos que tiverem autorização podem consultar as informações que precisarem a qualquer momento.

 

5. Tomada de decisões sem direcionamento técnico

Mais um  dos problemas de gestão da clínica que o RealClinic resolve é o gerenciamento das informações. Afinal, quando não se tem um controle dos registros das informações das rotinas que acontecem na clínica, torna-se uma tarefa difícil analisá-las quando necessário. Em muitos casos, até impossível.

Com o RealClinic, você consegue emitir relatórios relacionados a todas as áreas da clínica. A utilização de relatórios com dados confiáveis é de extrema importância, pois este recurso te mostra o que está de errado e o que pode ser feito para melhorar. Então, você consegue fazer uma análise tendo os dados como base e terá decisões mais assertivas.

 

Agora que você já conferiu os problemas de gestão  que podem ser resolvidos com o auxílio do RealClinic, é impossível que não queira tê-lo na sua clínica também. Se quiser conhecer melhor o sistema, acesse esta página e leia tudo sobre ele!

E caso tenha gostado do texto e queira receber mais, não deixe de seguir a TDSA Sistemas no Facebook e no Instagram!