Entenda o que é e como funciona o voto de autoexclusão nas doações de sangue

Realizar a triagem antes da doação de sangue é um passo importante e obrigatório. Essa etapa garante que o sangue esteja em perfeitas condições e sem risco de transmitir infecções ou doenças ao receptor. Por isso, todas as informações fornecidas no processo devem ser verídicas. 

Acontece que, em alguns casos, o doador se sente constrangido em falar sobre os motivos que fazem com que o seu sangue seja inapropriado para utilização. E é aí que entra o voto de autoexclusão.

O processo tem como objetivo garantir que as transfusões de sangue sejam seguras e sem nenhum risco de contaminação de doenças infectocontagiosas. O registro de autoexclusão é totalmente confidencial.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba o que é o voto de autoexclusão, sua importância e como ele funciona durante as triagens. Boa leitura!

Saiba o que é o voto de autoexclusão

O voto de autoexclusão, também conhecido como VAE, foi criado com o intuito de garantir maior segurança durante as transfusões de sangue, dando a oportunidade ao doador de informar que o sangue não é adequado e deve ser descartado.

Como a triagem dos doadores de sangue é uma etapa fundamental para evitar a transmissão de patologias infectocontagiosas, o voto de autoexclusão é importantíssimo, levando em consideração aqueles que não querem expor o fato de ter alguma doença transmissível.

Geralmente, o VAE é utilizado durante campanhas ou convocações para doações de sangue. Assim, em caso de inaptidão, o doador opta pelo voto de autoexclusão, passa pela triagem, realiza a doação, porém, ao final do processo, o sangue é descartado.

Importância de realizar o voto de autoexclusão durante a triagem


A opção pelo voto de autoexclusão é justamente para evitar que o doador infecte o receptor durante a transfusão de sangue. O uso dessa estratégia faz com que as bolsas inapropriadas sejam descartadas.

Realizar a triagem é importante, uma vez que, mesmo com a sorologia negativa, o doador pode estar na janela imunológica para diversas doenças, como aids, hepatite e outras infecções transmissíveis.

É válido ressaltar que todo esse processo pode ser feito por um software para banco de sangue, no qual todas as etapas são realizadas por sistemas e de forma totalmente confidencial.

Você sabe como funcionam as triagens para doação de sangue?

Há alguns critérios que permitem ou impedem a doação e o uso do sangue. Esses requisitos são determinados pelo Ministério da Saúde e aplicados em forma de triagem, visando à proteção do doador e do receptor. 

Uma triagem para doação de sangue funciona por meio de três etapas básicas. Confira-as a seguir!

1. Registro do doador

Na primeira etapa, o doador realiza o cadastro, no qual são coletadas as informações pessoais. Durante o registro, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação original e com foto.

2. Triagem clínica

Aqui é o momento em que são realizadas uma avaliação clínica do doador, a fim de investigar seu estado de saúde, e uma entrevista individual e sigilosa. Todas as informações são analisadas em busca de identificar possíveis riscos de transmissão de doenças. É neste momento que o doador responde ao voto de autoexclusão.

3. Triagem sorológica

Na última etapa, após a coleta do sangue, são realizados exames para identificar se o sangue pode ser utilizado. Os testes servem para analisar possíveis contaminações de doenças, como a de Chagas, hepatite, sífilis e aids. Se durante o voto de autoexclusão, o doador informar que o sangue não deve ser utilizado e, após os testes, o resultado for negativo para infecções, o sangue será descartado da mesma forma.

RealBlood e o auxílio nas triagens de doação de sangue

O RealBlood é um software para auxiliar o gerenciamento de bancos de sangue, hemocentros e agências transfusionais. Quando utilizado da forma correta, ele auxilia no controle total do ciclo do sangue, inclusive nos processos de triagem.

De forma totalmente online, ele registra os sinais vitais do doador e apresenta a ficha e todo o histórico de doações antigas, podendo ser configurado de acordo com as normas técnicas de cada instituição.

Além disso, o software é completo, uma vez que emite as etiquetas de códigos de barras, bolsas e tubos de sangue, compreendendo ainda o registro do voto de autoexclusão, tudo de maneira segura sem que os dados pessoais sejam perdidos ou divulgados.

Ficou interessado e quer tirar todas as suas dúvidas sobre o RealBlood? Entre em contato agora mesmo e converse com nossa equipe. Estamos prontos para ajudar você nesta etapa tão importante!