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A gestão de uma clínica médica é composta por uma série de funções e tarefas para garantir uma boa prestação de serviços à população. Uma gestão eficiente, portanto, está intimamente ligada à quantidade de vidas salvas ou à melhoria da saúde dos seus pacientes. Afinal, quanto melhor a gestão, melhores os serviços e o atendimento básico. Assim, é importante melhorar constantemente a gestão da sua clínica e, uma das formas de fazer isso é por meio da auditoria em saúde.

Esse processo, que pode ser conduzido por um time interno ou externo, tem como finalidade a avaliação objetiva e racional dos procedimentos realizados por uma clínica. Dentre eles, estão os administrativos, operacionais e, claro, a própria prestação de serviço em saúde. Dessa forma, é possível ter uma noção mais exata do que funciona bem dentro da clínica e do que não funciona tão bem assim e precisa ser ajustado.

Se você não conhece a auditoria em saúde, mas quer melhorar os seus processos internos, este texto é para você. Siga a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é uma auditoria em saúde?

Uma auditoria em clínica médica é um processo feito para avaliar as rotinas de saúde e administrativas da instituição. Seu objetivo é conhecer o funcionamento daquela organização, entender as métricas de desempenho e, portanto, identificar pontos a serem melhorados. Com base no relatório desenvolvido como resultado do processo, o gestor da clínica poderá otimizar o funcionamento da empresa.

Além disso, a auditoria serve para avaliar se a equipe da clínica tem colocado em prática todas as normas e requisitos exigidos por lei ou pelas empresas de plano de saúde (o que pode gerar glosas, por exemplo), além dos próprios processos internos da instituição. Com isso, é possível identificar pontos a corrigir para garantir melhor compliance em relação ao que é exigido da empresa.

Uma auditoria pode ser feita tanto com uma equipe interna (ou seja, funcionários da própria empresa), quanto por uma equipe externa especializada no assunto. Normalmente, a equipe interna conhece melhor os funcionamentos básicos daquela organização e pode gerar dados mais detalhados, mas também pode ser menos incisiva na identificação de problemas. Portanto, vale a pena considerar bem seus objetivos antes de contratar um time para fazer esse serviço.

Quais as vantagens de realizá-la?

Existem muitas vantagens em realizar uma auditoria em saúde na sua clínica médica. Confira alguns desses benefícios a seguir!

1. Identificação antecipada de problemas

Um dos principais motivos para fazer uma auditoria é estar sempre à frente de problemas que possam surgir na sua clínica. Isso porque ela faz uma varredura completa nos processos internos da instituição, o que é o suficiente para notar qualquer não-cumprimento da lei ou possível surgimento de problemas de todos os tipos.

O relatório, portanto, identificará os pontos problemáticos a ter em mente e permitirá ao gestor agir para corrigi-los antes que eles se tornem geradores de dores de cabeça e prejuízos financeiros.

2. Otimização dos processos internos

Além de lidar com a parte mais problemática da gestão de clínicas, a auditoria também identifica pontos que poderiam ser melhorados. São os famosos gargalos de produtividade: ao analisar como a empresa funciona por dentro, a equipe de auditores pode propor soluções para melhorar o tempo de espera nas filas, a organização de documentos e muito mais.

Com essa otimização de processos internos, a perspectiva é que a clínica opere de maneira mais enxuta, levando menos tempo ou gastando menos recursos para realizar diversos processos. Isso nos leva à terceira vantagem.

3. Redução de custos

A auditoria sempre busca maneiras de reduzir os custos das clínicas. Afinal, é comum gastar mais do que o necessário sem perceber, ao seguir realizando ações ineficientes.

Um exemplo disso pode ser a digitalização de ações da clínica. Nem toda instituição usa documentos digitalizados. E, mesmo as que usam, normalmente não avançam para toda a documentação interna, incluindo prontuários eletrônicos ou receitas digitais para os pacientes. 

No entanto, digitalizar a empresa por completo pode gerar uma grande redução de custos, melhorando a saúde financeira da clínica. Essa seria uma das sugestões de uma auditoria, por exemplo. 

Como fazer uma boa auditoria em sua clínica?

Para garantir uma boa auditoria na clínica, é importante que o gestor entenda qual é o objetivo desse processo e como ele pode ser alcançado. Por exemplo, uma auditoria preventiva tem como objetivo validar certos procedimentos antes que eles sejam colocados em prática. Isso vale para qualquer situação dentro da organização, como um novo método de triagem de pacientes. Se a equipe de auditores validar a mudança, então ela pode ser implementada sem prejuízo. Já uma auditoria operacional visa verificar todos os procedimentos da empresa e propor soluções.

Além disso, é importante que o gestor tenha as pessoas certas em mente para o trabalho. Não adianta, por exemplo, colocar para fazer a auditoria alguém que não é minucioso, detalhista e organizado. Um auditor assim não tem como fazer um bom trabalho. Por isso pode valer a pena contratar um time externo para o serviço.

Pronto! Agora que você já sabe o que é auditoria em saúde, quais seus benefícios e como contratá-la, é hora de cogitar colocar esse processo em prática. Ele dará muitas informações para otimizar a sua gestão.

Caso ainda não esteja convencido, leia agora mesmo nosso artigo sobre a importância da análise de dados na gestão em saúde!

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