Saiba como driblar as faltas na sua clínica

Em algum momento, você já deve ter recebido uma ligação ou mensagem para confirmar uma consulta ou um exame, não é mesmo? Trata-se de uma maneira encontrada pelas clínicas para evitar que seus pacientes cheguem atrasados ou faltem ao procedimento agendado.

Uma das maiores queixas dos profissionais de saúde é justamente a ausência dos pacientes nos agendamentos. A situação se estende ainda mais quando eles são feitos de maneira online ou, ainda, quando o paciente não anota e se esquece. Essas faltas podem acarretar prejuízos como receitas reduzidas e profissionais parados.

Benefícios obtidos pela confirmação de consultas

Confirmar as consultas proporciona benefícios para as clínicas e para o paciente. Essa prática funciona como uma estratégia de fidelização. Isso porque, quando você mantém seu paciente informado, é o mesmo de estar transmitindo uma mensagem de profissionalismo e humanização.

As mensagens de confirmação permitem que os agendamentos não sejam esquecidos, evitando adiamento de diagnósticos e de início de tratamentos, tudo a favor da saúde. Portanto, essa prática aumenta a percepção positiva dos pacientes sobre o trabalho prestado, tornando o consultório eficaz e bem-visto. 

Motivos que mais levam ao cancelamento de consultas

Os cancelamentos de consultas não representam apenas um menor faturamento ao fechar as contas da clínica no mês, mas também um descontrole sobre as marcações de procedimentos. Toda instituição precisa tomar cuidado com a sua rotina para evitar os motivos causadores dessas desmarcações. Listamos, a seguir, os mais comuns. Confira!

Pouca relevância

Infelizmente, muitas pessoas não levam a saúde a sério, o que torna comum a troca de consulta por quaisquer outros compromissos. Mas é possível evitar que isso aconteça se o profissional for capacitado e explicar ao paciente sobre a importância de continuar o tratamento e retornar à clínica no prazo certo.

Sala de espera lotada

Uma sala de espera cheia reflete uma clínica com intervalos pequenos entre as consultas e mal gerenciada, passando a impressão de pouca produtividade e muita desorganização. Procure deixar sempre um ambiente agradável, confortável, acolhedor e sem lotações. Uma agenda arrumada faz toda a diferença para causar e manter uma boa imagem.

Esquecimento

Com a correria do dia a dia, é comum acontecer esquecimentos. Para evitá-los, as clínicas podem apostar em mecanismos de lembretes, como ligações de confirmação dias antes do agendamento e mensagens de SMS ou de WhatsApp.

Atrasos

Quando sua clínica começa a ser conhecida por não atender pontualmente, é necessário se preocupar. Verifique as queixas sobre os horários, o tempo médio de atraso, os profissionais que mais demoram e faça a pontualidade ser uma característica positiva da sua clínica. Evite que as consultas sejam desmarcadas por conta de um atendimento que irá atrasar.

Horários

É comum o paciente querer agendar uma data específica e, por indisponibilidade da clínica, aceitar aquela oferecida para não perder o atendimento. Acontece que muitas pessoas continuam a busca em outros estabelecimentos até encontrarem o horário desejado e, quando conseguem, não desmarcam o primeiro agendamento. Por isso, nesse caso, é importante ter atendentes dispostos a encontrar o melhor para o paciente.

Conheça meios de realizar confirmação de consultas

Como falado, a confirmação de consulta é uma forma de evitar faltas. Ela deve ocorrer bem próxima à data do agendamento, a fim de proporcionar ao paciente a vantagem de desmarcar, caso necessário, e à clínica remarcar outro paciente. 

É indicado que o estabelecimento defina um prazo para envio dessas confirmações para conseguir ocupar horários vagos em tempo hábil. Além disso, alguns métodos podem ajudar ao longo dessa estratégia. Confira!

Ligação telefônica

Confirmações realizadas por telefone fazem com que os pacientes não se esqueçam da consulta. A vantagem desse meio é que, naquele momento, a pessoa já irá lembrar e poderá confirmar se vai ou não comparecer. Em casos de desistência, é possível incluir outro paciente na vaga em aberto.

WhatsApp

Trata-se de uma das melhores ferramentas de confirmação para garantir a presença dos pacientes nas clínicas, evitando faltas e garantindo faturamento. Com as mensagens pelo aplicativo, os atendimentos continuam acontecendo, e os pacientes se sentem mais próximos das clínicas.

SMS

Um SMS enviado de forma humanizada e personalizada ajuda a melhorar a experiência do paciente. Além disso, é muito prático na hora de confirmar consultas, pois não envolve ligações ou mensagens “invasivas”, criando relacionamentos positivos entre pacientes e clínicas.

Softwares

Softwares como o RealClinic contam com uma agenda inteligente. Ou seja, além de marcações online, é possível usufruir de uma agenda dinâmica e flexível junto a um gerenciamento da lista de espera.

Também é um recurso perfeito para se comunicar com o paciente, sendo possível reduzir, aproximadamente, 30% das faltas em consultas.

Pudemos perceber que a confirmação é importante e merece atenção justamente por ser capaz de reduzir grande parte dos problemas que cerca a desistência de consultas.

Aproveite e deixe nos comentários por quais dessas situações você já passou na sua clínica e de qual forma lidou com elas. Compartilhe conosco suas experiências!