Imagem mostra paciente fazendo confirmação de consulta por WhatsApp!

A sua clínica tem um sistema de confirmação de consulta por WhatsApp? Se não tiver, vale a pena considerar adicionar essa ferramenta em um futuro próximo, já que ela pode trazer muitos benefícios para o seu atendimento e, inclusive, sua saúde financeira. Afinal de contas, confirmar uma consulta está diretamente ligado a uma taxa de faltas menor, o que é muito importante para a empresa.

Além disso, é importante ter em mente que o atendimento médico, além de ser um negócio propriamente dito, é uma atividade com certo nível de responsabilidade social. É claro que não dá para ir até a casa do paciente obrigá-lo a seguir as recomendações médicas e não faltar nas consultas, mas, ao mesmo tempo, a clínica não pode ficar totalmente passiva, sem ter nenhum tipo de sistema de estímulo para engajar o paciente no cumprimento de seus compromissos médicos para a melhora de sua saúde.

Dito isso, quer aprender a importância de ter um sistema de confirmação de consulta por WhatsApp? Então, siga a leitura do artigo abaixo para descobrir!

O que é um sistema de confirmação de consulta?

Um sistema de confirmação para consultas é um mecanismo interno de uma clínica que envia mensagens de diversas formas para os pacientes, lembrando-os de que há um compromisso marcado com um dos médicos.

Essas mensagens podem ser enviadas de diversas maneiras: por e-mail, SMS, ligação telefônica e, mais recentemente, via WhatsApp. O objetivo é ser o mais eficaz possível em relembrar o paciente de que ele tem uma consulta e conseguir a confirmação da presença dele ou a remarcação do compromisso para outra data.

Além disso, o sistema pode ser automatizado ou operado por um/uma atendente da clínica, que terá a função de enviar a mensagem ou ligar para todos os pacientes para confirmar o compromisso.

Idealmente, as confirmações de consulta devem ser feitas um dia antes do evento, já que é tempo o suficiente para o paciente lembrar do compromisso e ajustar a sua própria agenda, caso tenha esquecido.

No entanto, claro, é importante avisar antes caso a consulta exija algum tipo de preparo para o paciente. Essas consultas são bem raras, mas podem acontecer. Nesse caso, é bom confirmar com antecedência para que a pessoa possa planejar o preparo.

Quais os benefícios desse recurso?

Existem muitas vantagens em ter um sistema de confirmações de consultas. A maior delas é reduzir consideravelmente a taxa de faltas da sua clínica. Afinal, quanto maior o número de ausências de clientes, maior o gasto financeiro e perda de produtividade interna.

Uma pesquisa feita nos EUA mostrou que a confirmação de consultas pode reduzir as faltas em uma clínica em até 45%! A pesquisa fez um estudo de caso com algumas clínicas nos EUA para analisar a eficácia da estratégia. As clínicas em questão tinham uma média de 40% de faltas nas consultas marcadas. Ou seja: 4 em cada 10 apontamentos nunca eram realizados porque o paciente não aparecia.

Essas faltas são gastos para a empresa, que precisa ter o profissional médico ali naquele horário. Ao mesmo tempo, não saber que a consulta não será realizada impede que a clínica marque outro paciente para o mesmo horário.

No estudo realizado nos EUA, um sistema de confirmação de consultas por SMS foi colocado em ação em algumas das clínicas analisadas. Aquelas que tiveram a ferramenta à disposição registraram uma taxa de faltas de apenas 26% após o início do uso desse recurso. Ou seja: uma queda de 45%!

Por que confirmar consulta por WhatsApp?

Aqui no Brasil, o SMS é bastante útil para confirmar uma consulta, bem como a ligação telefônica. No entanto, ninguém vence o WhatsApp nessa área! Existem muitos benefícios ao utilizar o aplicativo para interagir com os seus pacientes.

O primeiro deles é o fato de que o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones em ação no Brasil. Ou seja: é muito improvável que seu paciente não tenha o aplicativo.

Já o segundo é que o WhatsApp tem uma taxa de abertura de mensagens muito maior, além de uma taxa de resposta bem superior aos outros métodos. 

Para usar um sistema do tipo, basta cadastrar o telefone dos pacientes em uma ferramenta que esteja sincronizada com a agenda da sua clínica e entrar em contato com os pacientes que terão consulta no dia seguinte. Com o uso de bots avançados, dá até para automatizar todo o procedimento, sabia?

Pronto! Agora que você já viu a importância de ter um sistema de confirmação de consulta por WhatsApp e como integrá-lo no seu dia a dia, temos uma indicação de software de gestão médica que já vem um com módulo integrado para fazer a confirmação usando o WhatsApp, e-mail ou outro contato do paciente: o RealClinic. Nosso programa tem todas as ferramentas necessárias para que você diminua sua taxa de faltas e melhore a gestão da clínica no geral.

Quer saber como o RealClinic pode ajudar a sua clínica? Então, entre em contato com o nosso time de atendimento agora mesmo e peça uma demonstração de como o software funciona!