Entenda a importância dos intervalos entre as doações de sangue
Quem doa sangue sabe da importância dessa ação e também que deve existir um intervalo entre cada doação. Todos os anos, as campanhas reforçam a necessidade deste gesto como um ato de solidariedade e de equilíbrio dos bancos de sangue do sistema de saúde.
Temos, em média, cinco litros de sangue no corpo – um tecido vivo responsável por transportar nutrientes, e claro, colaborar para as defesas do organismo. Por isso, ele é tão importante para o ser humano e indispensável em cirurgias e demais procedimentos médicos. A sua falta faz com que os bancos de sangue e os receptores fiquem vulneráveis.
Você quer fazer parte dessa corrente do bem? Então, atente-se aos intervalos entre as doações. Boa leitura!
Saiba por que existe um intervalo entre as doações de sangue
Doar sangue é muito importante, assim como respeitar o intervalo entre cada doação. Homens e mulheres devem cumprir prazos diferentes entre as doações devido à reposição dos estoques de ferro. Nas mulheres, ela demora mais por conta das perdas nos ciclos menstruais. Por isso, os períodos devem ser respeitados para o bem-estar e saúde do próprio doador.
Nas primeiras 24 horas após a doação, os plasmas já são repostos, enquanto os glóbulos vermelhos levam, em média, quatro semanas. Essa reposição pode ser “acelerada” com a ingestão de bastante líquido logo após a doação.
Quando o sangue é doado, é iniciado um processo de retirada de ferro da molécula reserva, a fim de fabricar mais glóbulos vermelhos. O sangue produz apenas a quantidade de sangue necessária para a reposição no organismo. Mas, para que o organismo atinja o nível de ferro de antes da doação, é necessário um intervalo mínimo de 40 dias para os homens e 50 dias para as mulheres.
Caso a doação seja de plaquetas por aférese, a reposição é mais rápida, e o intervalo é de apenas 48 horas, possibilitando que o doador repita a operação sem danos até 24 vezes ao ano.
Intervalo entre doações para mulheres
As mulheres devem esperar de 50 a 90 dias entre as doações de sangue, podendo fazê-las, no máximo, três vezes em um período de 12 meses.
Intervalo entre doações para homens
O intervalo para os homens é um pouco menor. As doações podem ser no período de 40 a 60 dias entre uma e outra, limitando a, no máximo, quatro doações por ano.
Quais são os impedimento para doar sangue?
Existem impedimentos definitivos e temporários para que aconteçam as doações de sangue. É preciso estar atento a eles, afinal, vidas podem estar em risco.
A seguir, conheça quais são os impedimentos.
Impedimentos definitivos
- Hepatite contraída após os 11 anos de idade.
- Quadro de doenças transmissíveis pelo sangue (hepatite B e C, aids, doenças associadas ao vírus HTLV I e II e doença de Chagas).
- Drogas ilícitas injetáveis.
- Malária.
Impedimentos temporários
- Gripe, resfriados ou febre (aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas).
- Período gestacional.
- Pós-gravidez (o que inclui 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana).
- Mulheres em período de amamentação (até 12 meses após o parto).
- Ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes da doação.
- Extração dentária 72 horas antes da doação.
- Transfusão de sangue dentro de um ano.
- Vacinação.
- Exames ou procedimentos endoscópicos nos últimos seis meses.
Saiba quais são os requisitos mínimos para doar sangue
Para doar sangue, basta ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e se deslocar até o hemocentro da sua cidade munido de documento original com foto. Caso seja menor de 18 anos, é indispensável a posse de consentimento formal do responsável legal.
Ademais, se apresentar sintomas de febre, gripe, resfriado, diarreia recente ou for mulher grávida ou em pós-parto, deve-se respeitar o período de impedimento temporário para doações.
Se a sua saúde estiver em dia, basta seguir esses requisitos:
- Evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.
- Estar bem alimentado.
- Se for doar após o almoço, aguardar duas horas depois da refeição.
- Dormir, no mínimo, seis horas no dia que antecede a doação.
- Idosos de 60 a 69 anos só podem doar sangue se já tiverem feito alguma doação antes dos 60 anos.
- Respeitar o intervalo de quatro doações por ano para os homens e de três doações ao ano para as mulheres.
Doei sangue uma vez, tenho que doar sempre?
Doar sangue uma vez não significa ter que doar sempre ou seguir à risca as quantidades anuais permitidas para doações de acordo com o sexo. O organismo não irá produzir mais sangue a ponto de obrigar você a doar sempre, e o corpo também não vai se viciar.
Mas lembre-se: as doações são voluntárias e servem para ajudar pacientes em situações adversas e salvar vidas!
Agora que você já sabe da importância de respeitar o intervalo entre as doações de sangue, que tal verificar se atende aos requisitos e procurar um hemocentro para realizar este gesto?
Para outros assuntos como este, continue acompanhando nosso blog!