Conheça a saúde digital e seus benefícios!

Não existem dúvidas de que a tecnologia veio para revolucionar muitos setores, principalmente o da saúde, que demanda várias inovações para tornar os processos mais ágeis e eficientes. Portanto, a saúde digital, também chamada de saúde 4.0 ou e-Saúde, é a grande responsável por reunir tendências pensadas para o futuro da medicina no mundo.

A saúde digital atende às aplicações vindas dos recursos tecnológicos a fim de otimizar o atendimento e oferecer serviços rápidos e eficientes. Essa novidade vem se tornando cada vez mais comum. Neste artigo, iremos explicar sobre o que é o termo e apresentar os seus principais benefícios. Boa leitura!

O que é saúde digital?

Saúde digital nada mais é do que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro do setor da saúde, auxiliando na rotina de trabalho dos profissionais, saúde dos pacientes, emissão de laudos a distância e integração com softwares de saúde.

Assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde digital como um dos principais objetivos para monitorar a saúde populacional. A maioria das ações consiste em unir informações dos pacientes, incluindo medicamentos, consultas e exames.

Entenda por que promover a saúde digital

Promover a saúde digital é uma forma de reduzir gastos das clínicas, melhorando a produtividade e o bem-estar de todos os pacientes.

De acordo com a OMS, apostar nessa tecnologia permite resultados positivos em todos os cantos, isso pelo fato de existirem evidências de como o modelo de saúde digital fará com que a saúde seja mais eficiente e de acordo com o que as pessoas buscam.

Algumas ferramentas, como prontuário eletrônico, lembrete de consultas via SMS e e-mail, autoatendimento e demais benefícios disponibilizados pelo RealClinic, são facilitadoras e proporcionam qualidade aos tratamentos e acompanhamentos médicos ligados à saúde digital.

Benefícios propostos pela saúde digital

A saúde digital segue em crescimento, fazendo com que o interesse pelos países-membros da OMS seja de 58%. 

Muitos benefícios podem ser notados quando essa tecnologia passa a ser usada. Confira os principais a seguir!

Redução de erros

É comum que existam erros, sejam eles por informações incompletas na transferência de dados, por falhas de digitação ou até de comunicação. A saúde digital tem papel fundamental na hora de assegurar o sigilo das informações, integrando equipamentos e diminuindo os erros.

Diagnósticos precisos

Mesmo que o médico não seja o responsável pelo tratamento do paciente, ele consegue acessar os registros de consultas anteriores, os exames, os diagnósticos e a prescrição de medicamentos. Nesse caso, é importante apostar no prontuário eletrônico, garantindo total segurança das informações, afinal, ele segue todos os critérios definidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Pacientes monitorados em tempo real

A saúde digital permite acompanhar os pacientes em tempo real e identificar se o tratamento está realmente sendo eficaz. Isso só é possível pela disponibilidade de informações referentes aos quadros clínicos desses pacientes.

Melhora o atendimento ao paciente

A gestão das clínicas são otimizadas, melhorando a prestação de serviços aos pacientes, ou seja, existe a humanização no atendimento, focando na prevenção, recuperação e, claro, na promoção da saúde.

Gestão mais eficiente

As tecnologias conseguem cruzar e comparar as informações de forma automática, tornando os processos mais ágeis. Atualmente, já é possível conseguir autorizações on-line de consultas e procedimentos, diminuindo o tempo de espera e melhorando a prestação de serviços.

Aumento da produtividade

Com a tecnologia, é possível executar mais tarefas em menor tempo, pois a confirmação das consultas passou a ser por WhatsApp, SMS ou e-mail, por meio de agendas on-line e otimizadas, tornando o dia de trabalho melhor aproveitado.

Maior praticidade e comodidade

Essa comodidade existe por conta dos sistemas de autoatendimento, nos quais os impactos gerados são positivos e as experiências dos pacientes são melhores. As clínicas estão se adaptando à vida corrida das pessoas, oferecendo a praticidade como um diferencial capaz de se destacar no concorrido mercado da saúde.

Facilidade nas tomadas de decisões

Os médicos conseguem identificar mais facilmente as intervenções adequadas ou a descoberta de doenças de forma precoce. Isso só é possível com o uso da saúde digital, que transforma a maneira de lidar com doenças.

Promoção de um sistema de saúde mais acessível

Faz com que a saúde chegue até os pacientes, independentemente do tempo e espaço, evitando deslocamentos desnecessários, como nos casos de doentes em risco de exclusão social. Esse cuidado geral significa igualdade e oportunidades.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a saúde digital e seus benefícios, é recomendado que aposte em ferramentas adequadas para que a sua clínica atenda às demandas, alcançando sempre os melhores resultados e tornando-se referência no setor da saúde.

Achou o conteúdo interessante? Aproveite para seguir nossas redes sociais e se manter sempre atualizado. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn!