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Novas tecnologias: como elas podem atrair mais pacientes e aumentar o faturamento

É inegável a importância da busca pela economia de tempo atualmente. Mais do que nunca, a expressão “tempo é dinheiro” é uma constante. A boa notícia é que, hoje, médicos de diferentes áreas podem contar com a tecnologia no atendimento a seus pacientes, o que economiza tempo e abre a possibilidade de atender mais pessoas — otimizando o tempo e aumentando os lucros.

Ainda que as teleconsultas e a telemedicina de uma forma geral sejam os exemplos mais recorrentes aqui, especialmente considerando o período pelo qual estamos passando, elas não são os únicos. Há toda uma gama de soluções criadas especialmente para facilitar a área da saúde, incluindo aí até mesmo aplicativos de celular que monitoram a saúde dos pacientes diariamente.

Mesmo assim, nosso foco no texto de hoje serão justamente a telemedicina e, além dela, o agendamento online. Estas duas novas tecnologias são relativamente simples e podem dar muito mais tempo, pacientes e lucro para qualquer médico.

Na sequência deste texto, nós falamos mais sobre essas duas novas tecnologias e também mostramos dicas rápidas de como médicos podem educar os pacientes para que elas virem uma realidade nos atendimentos. Continue a leitura e confira!

 

Novas tecnologias que agilizam o atendimento

 

Telemedicina

A primeira tecnologia que atrai mais pacientes, agiliza o atendimento e aumenta os lucros é aquela da qual temos falado bastante ultimamente: a telemedicina. Teleconsultas, as principais aplicações da telemedicina, nada mais são que consultas feitas de maneira remota, em que o paciente se conecta de onde está e o médico também; sem a necessidade de locomoção até o consultório.

Elas são alternativas interessantes especialmente para consultas de retorno, por exemplo, já que nelas o médico já tem os resultados em mãos e precisa apenas orientar os tratamentos mais adequados. Como não é preciso fazer nenhum exame, a necessidade de estar frente a frente se extingue.

Isso economiza tempo porque evita atrasos. Muitas vezes, por diferentes motivos, pacientes chegam para ser atendidos depois do horário previsto. Com este acúmulo, o médico perde a possibilidade de atender mais pessoas por dia, diminuindo seu faturamento para números consideravelmente menores.

 

Agendamento online

Outra tecnologia bem prática que tem o potencial de aumentar os lucros é o agendamento online. Com ele, as ligações de secretárias para pacientes diminui bastante — algo que, por si só, já é uma economia. Porém, há outro ponto.

Quando, por algum motivo, o paciente não pode mais comparecer à consulta marcada, ele, ao invés de ligar (algo que muitos nem fazem), pode avisar que não conseguirá ir por meio do agendamento online. Com isso, especialmente quando o aviso vem com antecedência, é possível encaixar outros pacientes e não “perder” um.

Dessa forma, o atendimento e, consequentemente, o lucro diários não se perdem. 

 

Ensinando seus pacientes no uso dessas novas tecnologias

 

1. Apresente as novas tecnologias e foque em mostrar as vantagens

E, por falar em vantagens inquestionáveis… Muitas pessoas, especialmente aquelas mais resistentes às novas tecnologias, não estão dispostas a aprender algo novo; a não ser que este “algo” traga benefícios que elas não teriam de outras formas. E, na hora de ensinar no uso de uma nova tecnologia, este deve ser o foco.

Como médico — depois de escolher usar a telemedicina e o agendamento online no seu atendimento —, procure apresentá-las e mostrar as vantagens para os pacientes. Usar a tecnologia os fará economizar tempo? Fará com que eles consigam economizar dinheiro? Deixe todos esses pontos muito claros. O importante é que o valor seja transmitido; apenas dessa forma ele verá ainda mais valor no seu atendimento.

 

2. Busque atrair pacientes dispostos a usá-las

Uma grande vantagem de investir no marketing médico é que você pode atrair um público mais específico. Afinal, quando falamos especificamente do marketing médico digital, existe algo chamado direcionamento — que permite que um perfil ou página alcance pessoas com características pré-determinadas.

Na prática, isso quer dizer que médicos podem ir atrás de pessoas que têm características que indicam que elas são familiarizadas com tecnologia; na maioria dos casos, a procura é por um público mais jovem. É assim que se garante que a propensão ao uso da tecnologia seja bem maior.

Assim, é possível atrair as pessoas que já conhecem o ambiente; dispensando as chances de ter que perder tempo de atendimento ensinando pacientes a usar o agendamento online e a telemedicina.

 

 

Depois de ler todas essas dicas, qualquer médico já pode ensinar seus pacientes no uso de novas tecnologias, melhorando o processo para todos. Se você gostou deste texto e quer continuar recebendo este tipo de conteúdo, siga a TDSA Sistemas nas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram.