beira leito para agências transfusionais

Aqui na TDSA Sistemas, nós estamos sempre trabalhando para desenvolver e implementar inovações e soluções que facilitem a atuação de nossos clientes. Com o objetivo de estar presente em todos os minuciosos passos de uma transfusão, o RealBlood já conta também com um módulo beira leito para agências transfusionais; sobre o qual nós falamos neste texto.

Abaixo, nós te explicamos o que são módulos beira leito, apresentamos o módulo beira leito para agências transfusionais do RealBlood e, por fim, mostramos suas vantagens. Continue a leitura e confira!

 

O que são módulos beira leito

Um módulo beira leito, quando inserido em um sistema completo, tem uma função que já é descrita por seu próprio nome: ele serve para auxiliar o profissional de saúde à beira do leito — permitindo, assim, que ele consulte e atualize informações em tempo real, tudo enquanto o paciente está no leito passando pela operação em questão.

Esse tipo de serviço é extremamente importante para reduzir as chances de erros humanos. Imagine, por exemplo, que dois pacientes de mesmo nome e faixa etária estão em uma fila de transplantes, o paciente errado é chamado e, devido à falta de checagens extras à beira leito, o transplante é feito nele. As consequências de um erro assim podem ser enormes — trazendo até mesmo riscos à vida do paciente.

Ainda que algo assim seja incomum, sempre há uma possibilidade. Este exemplo específico que citamos realmente aconteceu; no ano de 2019, no Hospital Virtua Our Lady of Lourdes em Camden, Nova Jersey, EUA. Quando o assunto é a saúde de outro ser humano, não há espaços para erros.

E a mesma preocupação deve se aplicar para as transfusões de sangue. Se algum erro for cometido e a bolsa errada for usada, os glóbulos brancos do paciente são os responsáveis por destruir as hemácias do sangue não compatível, podendo ir atrás das células do próprio paciente. As reações do corpo a este processo são febre, pressão baixa, taquicardia e, nos casos mais graves, insuficiência renal.

Isso, por si só, deixa muito claro como um módulo beira leito para agências transfusionais é algo indispensável.

 

Módulo beira leito para agências transfusionais do RealBlood

Foi pensando exatamente nisso que nós desenvolvemos o nosso módulo beira leito para agências transfusionais do RealBlood. Este módulo pode ser acessado através do aplicativo por meio de qualquer dispositivo móvel que o suporte. Todas as informações vistas nele são puxadas do próprio RealBlood, ou seja, todo o cadastro do paciente presente no sistema pode estar na palma da mão do agente responsável em tempo real.

Sem uma tecnologia assim, o que normalmente é feito é o preenchimento de uma planilha e ela, por sua vez, é levada para o leito. Depois disso, o sistema é atualizado manualmente. E o grande problema com esse método mais arcaico é muito claro: ele abre a possibilidade de que erros humanos, como aquele que citamos anteriormente, sejam cometidos.

 

Principais vantagens deste beira leito

A primeira vantagem mais clara do nosso beira leito para agências transfusionais é o que já mostramos algumas vezes: ele reduz os erros humanos, aumentando exponencialmente os índices de sucesso das operações e também a segurança de cada paciente que passa por uma transfusão.

Mas não é apenas essa a vantagem. Com o uso do módulo e a integração dele no sistema, os dados pessoais do paciente e o tipo de material solicitado para transfusão podem ser consultados em tempo real através da leitura dos códigos de barras. 

Depois que os dados são todos confirmados, é possível registrar os dados de data e hora do início da transfusão, data e hora final, dados clínicos da evolução médica, intercorrência do procedimento, entre outros. Isso também deixa o processo mais rápido; facilitando muito o trabalho do agente e da agência transfusional de uma forma geral.

Nosso módulo beira leito para agências transfusionais foi pensado para simplificar a vida de todos, além de aumentar a segurança do processo e deixar o paciente mais protegido. Você pode conhecer melhor todas as funcionalidades do RealBlood através deste link.

 

E caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo conteúdo da TDSA Sistemas, não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram!