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Atendimento híbrido: saiba o que é e como implementá-lo em clínicas médicas

Nos últimos anos, por conta da Covid-19, o atendimento das clínicas passou por mudanças, entre elas, o surgimento das teleconsultas. Agora, na pós-pandemia, as consultas presenciais já foram retomadas, porém ainda existem aqueles pacientes que se adaptaram e preferem a comodidade do atendimento virtual.

O modelo híbrido é uma funcionalidade que permite consultas on-line e presencial, dependendo do diagnóstico que for apresentado.

Quer entender melhor como funciona e como aplicar esse tipo de atendimento na sua clínica? Continue a leitura e fique por dentro.

Saiba o que é e como funciona um atendimento híbrido 

Atendimento híbrido é uma modalidade na qual as atividades da clínica são realizadas de maneira presencial e digital. O foco principal é otimizar os cuidados com a saúde dos pacientes, sendo possível dar mais oportunidades de relacionamento entre eles e os médicos.

 

Esse tipo de atendimento funciona com base na combinação entre os meios de contato. Por exemplo, ao agendar uma consulta on-line, o paciente pode passar por uma triagem remotamente, para, assim, verificar se existe a necessidade de se deslocar até um ambiente presencial.

Nesta etapa, faz-se útil a confirmação de consultas. Se após a triagem uma teleconsulta for suficiente, o paciente vai receber um link para poder acessar a sala virtual. Mas caso nessa primeira conversa o médico decida encaminhar essa pessoa para consulta presencial, um lembrete será enviado com dia e horário do agendamento na clínica, evitando as faltas.

Vantagens de utilizar atendimentos híbridos nas clínicas 

Como vimos, um atendimento híbrido é a união do virtual com o presencial para auxiliar os pacientes. As principais vantagens são:

 

  • ampliação do acesso aos serviços de saúde;
  • diminuição do tempo de espera para consultas, exames e demais procedimentos;
  • otimização das tarefas de rotina dos consultórios, incluindo agendamentos e organização dos documentos;
  • melhora da experiência dos clientes;
  • mais comodidade para os pacientes, por evitar deslocamentos;
  • redução dos custos operacionais;
  • atendimento presenciais mais qualificados através das informações coletadas a distância;
  • união de um atendimento humanizado presencial com a agilidade do digital.

 

Afinal, como implementar um atendimento híbrido em clínicas médicas?

Implementar um atendimento híbrido de qualidade nas clínicas médicas depende exclusivamente do processo de digitalização da sua clínica e da forma como sua equipe lida com a tecnologia.

Veja, a seguir, algumas maneiras de implementar esse atendimento e usufruir dos tantos benefícios que ele proporciona.

Tenha metodologias

É fundamental que haja uma definição de quando e como o atendimento híbrido pretende ter início. Neste caso, a clínica pode criar metodologias capazes de realizar consultas presenciais em um primeiro momento e seguir acompanhando o progresso do tratamento de maneira on-line.

Invista em infraestrutura

Antes de iniciar os atendimentos on-line, as clínicas devem ter bons computadores, com câmeras e microfones, e uma internet rápida para promover consultas de qualidade.

Investir em infraestrutura básica é a forma mais fácil de diminuir o risco de travamento e interrupções durante as teleconsultas – um problema técnico que irrita os pacientes.

Pratique a emissão de laudos a distância

Laudos a distância é outra modalidade que promete modificar a clínica no quesito híbrido. Aqui, os exames são feitos de maneira presencial, mas os laudos são enviados de maneira remota para médicos e pacientes.

Quando se opta por esse serviço, automaticamente a clínica passa a firmar mais uma experiência de qualidade e eficiência para os seus pacientes, melhorando cada vez mais o dia a dia de todos os envolvidos.

Treine a equipe

Mesmo que sua equipe já tenha intimidade com a tecnologia, faz toda diferença treiná-los, oferecendo informação e conhecimento específico sobre o sistema que está sendo implantado na clínica.

Sempre que possível, promova eventos de capacitação, atividade essa que pode ser on-line ou presencial, dependendo da organização e das expectativas do negócio.

Aposte em software de gestão

Um software permite que os processos sejam automatizados, facilitando a troca de informações e o acesso às consultas. Quando completo, disponibiliza muitas funcionalidades, como laudos a distância, prontuários digitais e agendas organizadas. Assim, sobra-se mais tempo para se dedicar aos pacientes.

Os atendimentos híbridos estão sendo fortes aliados para melhorar a prestação de serviços médicos, pois beneficiam a todos com base na tecnologia.

 

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