Fidelizar clientes é tão importante e rentável quanto conquistar novos.

 “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade. ”

   Philip Kotler

A diferença entre um bom serviço e um serviço que fideliza, está não só na qualidade oferecida, mas sim no valor agregado além do esperado. Fidelizar é manter um relacionamento saudável com os pacientes, é entregar a seus clientes mais do que aquilo que eles esperam receber.
 
Com um mercado cada vez mais em expansão e globalizado, acreditar ser predominante ou estar seguro por ser o primeiro nome em clinicas na sua região é um erro grave, pois nada lhe assegura que não surgirá um novo concorrente que esteja no mesmo nível ou até acima de você, portanto saber garantir seus clientes próximos ao seu negócio é tão importante e fundamental para seu negócio quanto investir em conquistar mais.
 
Mas o que levará um cliente a se agradar de tal forma de seus serviços que seja fiel à sua utilização? A palavra chave que abre a porta “fidelização de clientes” é a satisfação. Quando se tem a qualidade em primeiro lugar a satisfação é um resultado natural, mas além do atendimento bem feito e totalmente pessoal e humanizado um ponto extremamente influenciador para criação de empatia com o cliente atendido é demonstrar exclusividade. Então, a ação mais básica e ao mesmo tempo a mais avançada no processo de fidelização de um cliente é você agregar valor além daquilo que já é esperado. Mostre que você oferece mais, um atendimento humanizado satisfaz seus clientes.
Aqui vão algumas dicas estratégicas para você começar a fidelizar seus clientes
 

  • Conheça seu público
  • Entregue o serviço oferecido
  • Atenda com excelência
  • Meça a satisfação dos seus pacientes
  • Ouça os seus clientes

E por fim e mais uma vez….

  • Agregue valor além do esperado

 
Os pacientes que já utilizaram seus serviços e aprovaram, tem uma chance muito grande de voltar. É mais rentável para seu negócio fazer investimentos naqueles clientes que já conhecem e gostam de seus serviços do que fazer com que outros conheçam e se agradem.
Espero que você obtenha e consiga visualizar claramente seus resultados e tire sua conclusão do quão benéfico para seu negócio foi fidelizar seus clientes. Mas enquanto você não tem em mãos o potencial agregado pela fidelização no seu negócio, vou lhe indicar alguns pontos a serem notados.

  • Um cliente já fidelizado tem uma facilidade maior em utilizar outros serviços oferecidos.
  • A fidelidade retrata uma confiança, ou podemos dizer até mesmo uma vulnerabilidade, para ofertas de outros serviços que você disponibiliza em seu negócio.
  • Um cliente fiel dificilmente dará atenção ou procurará uma outra clínica, aliás pelo contrário, ele tende a indicar e divulgar o seu negócio com garantia comprovada.
  • Garantia de retorno e de divulgação do negócio a outros que consequentemente a outros, assim, popularizando a imagem positiva de sua clínica.

 
Esperamos ter ajudado de alguma forma. Aplique essas dicas e nos conte os resultados.