Divulgue sua clínica e conquiste mais clientes.

Está começando um negócio na área da saúde, ou procurando uma forma de aumentar o volume de clientes em sua clínica? Aqui está um artigo para você.

Quando se fala em marketing para a área médica, há muitas ponderações a serem feitas. Mas preparamos algumas dicas para que você não perca de crescer por medo ou falta de conhecimento sobre os parâmetros do código de ética quanto a divulgação de serviços médicos.
O CFM orienta a divulgação de material de propaganda medica através de resoluções que você encontra aqui https://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2011/1974_2011.pdf essas resoluções buscam coibir abusos e zelar pelo desempenho ético em divulgação desses serviços. Entre outros pontos ele veda a anunciação de aparelhagem como forma de garantia de resultados positivos, assim como qualquer outra garantia de bons resultados dos serviços oferecidos. E considera sensacionalismo, e sendo assim vedada, a divulgação a entender exclusividade e exageros que fujam de conceitos técnicos.
Mas se mesmo depois de ter lido as orientações do CFM e nossas dicas para criação de anúncios de serviços médicos, você ainda tiver dúvidas quanto a uma ação de marketing, então entre em contato com a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame).
Esclarecido isso…

1. Tenha um objetivo

Seja captar novos clientes ou fidelizar aqueles que já passaram por sua clínica. É fundamental saber o que você espera de uma ação de divulgação.
Se você está lendo esse artigo, então, assim como milhões de brasileiros, você está online. Mas sua clínica é conhecida na internet?
Hoje as redes sociais são sem dúvidas ferramentas primordiais, é imprescindível ter uma página no Facebook, mas há outros meios de se fazer encontrar na internet.

  • Se você já possui um site, mas não tem um número grande de tráfego, criar um blog é uma saída. Sem prestar consultoria direta, o blog é uma ótima ferramenta para o médico comunicar seu conhecimento sobre determinada área de domínio e criar uma empatia com informações relevantes ao interesse de seu público.

 

2. Comunique e apareça

  • Divulgue suas ações até ter um bom número orgânico de engajamento e visualização, ferramentas como Google Adwords e Facebook Ads são ótimas para isso. Simples de usar e com resultados comprovados muito bons, você pode investir pouco e ter um bom retorno.
  • Cadastre seu estabelecimento em sites de pesquisa local. Você pode não utiliza-los, mas com certeza eles existem por que muitas pessoas utilizam.
  • Google Meu Negócio! Você já deve ter pesquisado por um bom restaurante para jantar, ou até mesmo como chegar em algum local, através do Google, e observou que mesmo não tendo nada a ver com sua pesquisa, apareceram vários estabelecimentos pelo caminho não é mesmo?! Sua clínica também deve aparecer, e o Google Meu Negócio é o cara que te possibilita isso.

Em quanto mais lugares você estiver maiores suas chances de ser encontrado!
 

3. Seja constante e interessante

Tendo já um objetivo definido e estando em vários meios de divulgação, crie conteúdos de qualidade e que compreendam e satisfaçam seus clientes.

  • Conhecer as necessidades e interesses de seu público faz com que sua publicação seja mais assertiva e produtiva para seu negócio.
  • Divulgue dicas de saúde, compartilhe informações relevantes. Não basta somente estar em uma mídia social, tem que fazer valer sua presença, alimente seus clientes com conteúdo de interesse deles.

Feito isso, não seja aquele que apenas enche o blog, site e rede social de conteúdo e espera as filas na recepção.
 

4. Acompanhe os resultados

Acompanhar os resultados e interagir ao vivo com seus clientes é o que faz da internet uma ferramenta diferenciada de divulgação.

  • Lembrando sempre dos parâmetros determinados pelo CFM, interaja e crie um relacionamento mais pessoal entre sua clínica e seu paciente. É sempre bom falar com alguém que nos intende mesmo que esse alguém seja uma clínica.
  • E por fim. Coloque a disposição de seus pacientes informações de localização e de contato, lembre-se que a internet é uma ferramenta para gerar clientes em sua clínica, não é a atividade fim, por isso não se apegue tanto a números e resultados online.

 

5. Próximo passo

Mas agora que sua clínica já possui 30 mil seguidores no Facebook, um trafego enorme no blog e site, gerando meses de agenda cheia, está na hora de se preparar para receber esses clientes em seu estabelecimento.
Marketing não é uma atividade exclusivamente online, ela também está no atendimento e qualidade dos serviços prestados offline, ou seja, na clínica física.

  • Organize sua recepção, disponibilize revistas, um cafezinho, televisão ou uma música de fundo, enfim, tudo que seja atrativo, para que o cliente tenha um momento agradável enquanto estiver em sua clínica.
  • Utilize a seu favor a disponibilidade de uso do wifi, peça para que o cliente faça cheking no Facebook de sua clínica e disponibilize a ele o acesso à internet.
  • Caso atenda a crianças em seu consultório ou identifique um alto número de pessoas com crianças em sua recepção, crie um espaço destinado a elas, como um mini playground. Faça da visita a sua clínica, uma experiência agradável a todos.
  • Fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos. Quantidade não é sinônimo de qualidade e segurança. Clientes que saem satisfeitos de sua clínica não só voltarão em algum momento como poderão espalhar a ótima experiência que tiveram.

 
Esperamos ter ajudado de alguma forma. Aplique essas dicas e nos conte os resultados, lembre-se que isso não é da noite para o dia, exige esforço e paciência, mas os resultados aparecem.
 

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