Sua clínica oferece diferentes métodos de pagamento? Confira os benefícios deles para suas finanças
Uma coisa é certa: os pacientes estão cada vez mais exigentes, o que faz com que as clínicas precisem se adaptar para continuar atendendo às expectativas.
Apostar em diferentes métodos de pagamento é uma forma completa para cobrar e receber dos seus pacientes, de acordo com as possibilidades e as preferências de cada um.
Para saber quais os meios mais utilizados, as tendências e muito mais, acompanhe este conteúdo até o final. Boa leitura!
Entenda por que oferecer diferentes métodos de pagamento
Atualmente, são muitas as formas de pagamento disponíveis (Pix, transferência, débito, crédito e dinheiro), fazendo as clínicas se adaptarem aos métodos, a fim de conseguir novos clientes.
Pense que a experiência dos seus pacientes deve ser essencial, para que se tornem usuários fidelizados.
Oferecendo meios de pagamento diversos, a sua clínica tem capacidade de atender perfis diferentes e não perder dinheiro.
Imagine aceitar somente Pix ou dinheiro em espécie. É natural que a quantidade de pacientes seja menor, considerando que o pagamento em débito ou crédito por meio de maquininhas é descartado.
Lembre-se de que, quanto mais opções oferecidas, maiores os ganhos e as chances de o seu serviço ser indicado.
Benefícios que a diversidade das formas de pagamento proporciona
De maneira geral, é superimportante contar com diversas formas de pagamento, considerando as seguintes vantagens que são conquistadas:
- redução de inadimplência, principalmente para clínicas que atuam com pagamentos recorrentes;
- melhorias na experiência do paciente, junto com o aumento das chances de fechar mais negócios;
- possibilidade em antecipar os valores a receber para o seu caixa;
- contribuição direta para o sucesso e o aumento de faturamento das clínicas médicas.
Sendo assim, não restam dúvidas sobre a importância de proporcionar opções variadas aos pacientes, deixando à disposição aquela que mais vai atender às suas necessidades.
Pagamentos clínicos: conheça as tendências
O momento é de transformação digital. Assim, antigos métodos muito utilizados de pagamento, como cheque e dinheiro em espécie, tornam-se cada vez mais difíceis de serem aceitos.
Mas isso não quer dizer que você deve abrir mão dessas opções. É possível criar uma estrutura para pagamentos complementares, que ofereça aquelas que não saem de moda, pensando principalmente em pacientes mais idosos e que optam por não se familiarizar com a tecnologia.
De forma geral, as tendências e os métodos em alta estão indicados abaixo.
Cartão de débito ou crédito
Os cartões de débito e crédito são opções extremamente conhecidas e muito utilizadas, tendo seus pagamentos realizados imediatamente ou divididos. Com o cartão de crédito, o paciente pode parcelar os procedimentos, garantindo que o dinheiro vai entrar no caixa, da mesma forma que o débito, que consta automaticamente nas finanças da sua clínica.
Pagamento online ou por meio de links
Os links estão em alta, assim como os pagamentos online. Ambos são seguros e digitais, permitindo que o paciente realize-os à distância por meio de um link via WhatsApp, e-mail etc.
Pix
A modalidade de pagamentos instantâneos é nova no mercado, porém já faz parte do dia a dia de muitos brasileiros. São feitos dentro de segundos, aceitos 24 horas por dia e sete dias por semana, tudo com uma chave de segurança única e intransferível.
QR Code
Esse método atua como um código de barras, basta que o paciente posicione a câmera do celular na imagem fornecida pela clínica para realizar o pagamento. Tudo ocorre de maneira simples, rápida e segura.
Mobile payment
Essa é uma opção supertecnológica, em que o celular vira um cartão, basta cadastrá-lo em aplicativos seguros e realizar o pagamento encostando o aparelho na maquininha. O mobile payment está cada vez mais comum, conquistando muitos adeptos pela praticidade de não ter que sair com carteira, por exemplo.
Lembre que oferecer inúmeras opções para receber é fundamental, principalmente para aqueles que desejam se destacar em meio à concorrência e, ainda, fidelizar os pacientes.
Afinal, por que eu devo diversificar as formas de pagamento?
Atualmente, o setor da saúde conta com equipamentos de alta qualidade, junto com mais praticidade. Isso se deve à era digital, que impacta todas as áreas. Contudo, a evolução presente no ramo médico também é responsável por trazer mais competitividade ao mercado.
Assim, compreende-se que não adianta oferecer apenas bons atendimentos no momento da consulta, mas sim, garantir a melhor experiência do paciente pós-consulta. Em meio a essa jornada, as formas de pagamento estão inclusas.
Contar com diversos meios não é mais uma escolha, mas uma exigência do consumidor. Entre os inúmeros motivos para proporcionar serviços mais abrangentes para os pagamentos, destacam-se:
- diminuição da inadimplência: a partir do momento que os pagamentos são assegurados, sejam eles automáticos ou parcelados, a clínica não ficará no prejuízo;
- aumento da segurança: beneficia o paciente, que não precisa mais andar com dinheiro em espécie na carteira, e as clínicas, que correm menos risco quando se trata de golpes por não pagamento;
- melhorias na gestão financeira: quando a clínica se alia aos inúmeros meios de pagamento, junto com ferramentas que organizam as suas finanças, é possível ter mais previsibilidade nas receitas.
Assim, podemos compreender que a diversidade nos pagamentos veio para facilitar pacientes e clínicas no processo de atendimento à saúde.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor. Para saber mais sobre como manter suas finanças em ordem, converse com nossos especialistas e conheça o RealClinic!
Se deseja estar sempre antenado nas novidades, não deixe de acompanhar nosso blog. Até mais!