RealBlood: garanta a qualidade e a segurança nos bancos de sangue

Softwares completos e ideais para bancos de sangue podem automatizar os fluxos de trabalho, gerenciando o estoque e a distribuição das bolsas. Com módulos desenvolvidos para facilitar as rotinas, contam com todo o suporte técnico necessário para utilização segura do sistema.

Considerando a necessidade de doações, devemos compreender que a qualidade do sangue deve ser máxima, evitando qualquer tipo de problema ou complicações para doadores e receptores.

Ao longo desse conteúdo, você poderá entender a importância desses softwares e como garantir a qualidade e a segurança dos materiais dentro dos bancos de sangue. Vamos nessa!

Qual a função desse tipo de software?

Os softwares destinados aos bancos de sangue atuam como auxiliares e aceleradores no processo de doação, oferecendo soluções completas aos serviços de hemoterapia, o que inclui ainda a gestão dos doadores.

Esse tipo de ferramenta visa o controle total do ciclo do sangue, além de proporcionar acesso remoto e totalmente online.

Capaz de identificar e solucionar processos que podem dificultar doações e transfusões, um software como esse oferece benefícios fundamentais, como:

  • controle total do estoque de sangue;
  • gestão das tarefas;
  • envio de mensagens automatizadas para campanhas de doação;
  • controle de hemocomponentes;
  • cadastro dos pacientes;
  • triagem completa para doação;
  • fracionamento de acordo com a validade de cada hemocomponente;
  • liberação e descarte das bolsas de sangue;
  • relatórios gerenciais completos e fáceis de entender.

Entenda como um software pode modificar positivamente um banco de sangue

Com o intuito de facilitar a administração, o gerenciamento e o controle das informações de um banco de sangue, surgiram os softwares.

Essa tecnologia tem participação fundamental antes mesmo do processo de doação, atuando no registro e no cadastro das informações dos doadores, em busca de detectar possíveis doenças ou complicações.

O software auxilia ainda a recepção para registro dos materiais coletados, durante o cadastro de dados, que pode tornar a pessoa inapta para o procedimento, e também na triagem, responsável por armazenar as informações para doações futuras.

De forma positiva, os softwares são imprescindíveis, uma vez que mantêm as informações particulares dos doadores seguras, podendo ter controle total do voto de autoexclusão, do descarte e da liberação do sangue aos receptores.

É um processo responsável por garantir que a doação terá qualidade e segurança, uma vez que as bolsas consideradas inadequadas são descartadas prontamente.

RealBlood e a sua importância para qualidade e segurança do sangue

O RealBlood pode ser considerado uma solução inovadora para a gestão dos bancos de sangue, tudo porque oferece uma ampla visão detalhada sobre os processos que englobam as doações, indo da coleta até a sua distribuição para transfusões.

Sem dúvidas, a maior preocupação é garantir que as certificações e as normas regulatórias, como a ISBT 128, estejam sendo cumpridas, assegurando que os procedimentos estão seguindo os padrões de segurança e qualidade.

Desse modo, a segurança e a qualidade do sangue armazenado nos bancos são superimportantes para a saúde pública, considerando o impacto na vida de pacientes que estão em tratamentos médicos e necessitam de transfusão. Nesse cenário, contar com um sistema eficiente como o RealBlood se torna obrigatório.

Ademais, ter uma gestão eficiente pode fortalecer ainda mais a confiança dos pacientes mediante a oferta de um material seguro, que atua juntamente com a missão dos bancos de sangue, que nada mais é que garantir sempre os melhores hemocomponentes para salvar vidas.

Para saber mais sobre o RealBlood ou ainda agendar uma demonstração totalmente gratuita, basta clicar aqui e conversar com um dos nossos consultores!