especialidades médicas mais buscadas

Existem diversos estudos que mostram dados importantes e interessantes a respeito da área médica por aqui. Um dos principais é a Demografia Médica no Brasil, feito por uma parceria firmada entre alguns dos representantes mais relevantes do setor — a Faculdade de Medicina da USP, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo e o Conselho Federal de Medicina. Uma das informações presentes na última vez que a pesquisa foi feita é o assunto do nosso texto de hoje: as especialidades médicas mais buscadas do país.

Ter conhecimento deste tipo de informação é importante pois, com elas, médicos e/ou administradores de clínicas podem ter um insight sobre quais especialidades incluir em seu estabelecimento e, assim, atrair mais pacientes.

Foi pensando exatamente nisso que nós preparamos este texto. Se você quer saber quais são as especialidades médicas mais buscadas e ler um pouco mais sobre cada uma delas, continue a leitura do texto abaixo e confira!

 

4 especialidades médicas mais buscadas

 

1. Clínica médica

Não é à toa que a clínica médica é a especialidade mais buscada do Brasil — tanto por estudantes de medicina quanto por pacientes. É ela que forma o famoso clínico geral, o primeiro médico procurado quando o paciente começa a sentir sintomas e não sabe o que pode estar o acometendo. É o clínico geral o responsável pelo diagnóstico e, caso haja a necessidade, encaminhamento para um especialista.

Além disso, a especialidade em clínica médica é obrigatória para quem escolhe qualquer outra especialidade clínica, exceto nos casos de dermatologia e neurologia. Isso quer dizer que é preciso primeiro se especializar em clínica médica, tornando-se um clínico geral, para só depois fazer a outra especialidade clínica pretendida.

 

2. Pediatria

Diferentemente de outras especialidades, a pediatria não se dedica a uma parte ou sistema do corpo — mas sim a uma faixa etária. A pediatria é a especialidade que lida com bebês, crianças, pré-adolescentes e adolescentes, atuando no diagnóstico, prevenção e cura de diversas doenças, além de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento desde as primeiras fases da vida.

A pediatria também pode ser considerada uma espécie de especialização de base, visto que ela é obrigatória para médicos que querem atuar em outras áreas específicas da medicina infantil. Algumas dessas áreas são medicina intensiva pediátrica, alergia e imunologia pediátrica, hematologia e hemoterapia pediátrica.

 

3. Cirurgia geral

A terceira entre as especialidades médicas mais buscadas é a cirurgia geral. Considerada a básica entre as cirurgias, a cirurgia geral corresponde à realização da cirurgia abdominal, da cirurgia videolaparoscópica e da cirurgia do trauma. Este profissional, além da cirurgia em si, também é responsável pelas orientações pré e pós cirúrgicas.

Mais uma vez temos uma base. Qualquer médico que pretende virar um cirurgião de uma área específica — cardiovascular, neurológica, oncológica, pediátrica, entre outras — deve primeiro se especializar em cirurgia geral. Uma curiosidade é que esta é considerada uma das especializações mais difíceis dentro da medicina, além, é claro, de uma das mais importantes.

 

4. Ginecologia e obstetrícia

Por fim, temos a ginecologia e obstetrícia. A ginecologia é a especialização que diz respeito a tudo que envolve o aparelho genital feminino. Já a obstetrícia, por sua vez, está ligada especificamente à reprodução, desde o início da gestação da paciente até o momento do parto.

Essas duas especialidades são trazidas juntas porque, ao mesmo tempo em que é possível especializar-se somente em ginecologia e somente em obstetrícia, há a possibilidade de se especializar nas duas, ou seja, em ginecologia obstetrícia. Nesta última, o médico é responsável por todo o processo e a mulher pode contar sempre com o mesmo profissional.

Por estar presente em todas as áreas de atendimento — ambulatorial, hospitalar, clínico, cirúrgico e laboratorial — a ginecologia e obstetrícia é considerada uma das especialidades médicas mais completas que existem.

 

E você, já sabia quais são as especialidades médicas mais buscadas? Essas informações mostram, além de como é a procura por médicos no Brasil, as áreas nas quais os novos médicos estão mais dispostos a realizarem suas especializações. São dados como esses que oferecem alguns dos insights mais interessantes do mercado.

Gostou deste texto? Se quiser receber mais conteúdo, acompanhe a TDSA no Facebook e no Instagram e fique por dentro de tudo sobre a área médica!