Da organização ao uso de tecnologias, a produtividade deve se fazer presente nas clínicas médicas, auxiliando os médicos a otimizar suas rotinas e, consequentemente, aumentar a eficiência no ambiente organizacional.

Contudo, a produtividade é um verdadeiro desafio. Devido ao grande volume de pacientes, prazos curtos e demandas a serem realizadas, pode ser complicado manter-se sempre focado.

Se você busca formas de melhorar a produtividade no consultório médico, esse conteúdo pode ajudar. Separamos sete dicas para que você aumente a produtividade na rotina médica da sua clínica. Boa leitura!

7 dicas para ser mais produtivo nas rotinas da sua clínica

A partir do momento que a produtividade da sua clínica é elevada, todos os colaboradores podem proporcionar dias mais produtivos, com a conclusão de mais tarefas e melhorias contínuas.

Ou seja, fica mais fácil otimizar, por exemplo, a jornada do paciente, tendo um ambiente de trabalho ágil e confortável. A seguir, confira sete dicas para aumentar a produtividade e conquistar os melhores resultados na sua clínica.

1- Faça um planejamento

Um bom planejamento é o primeiro passo para aumentar a produtividade. A partir do momento que as tarefas e as demandas são organizadas, é possível lidar melhor com os imprevistos, sem tirar o foco do que realmente importa: os seus pacientes.

O planejamento também é essencial para melhorar a gestão de tempo, fator crucial para qualquer rotina de produção.

2- Automatize os processos da sua clínica

Muitas clínicas ainda fazem o uso de prontuários de papel, uma prática que diminui a produtividade, deixando os dados dos pacientes sem nenhum tipo de segurança. 

A partir do momento que esse prontuário é automatizado e passa a ser eletrônico, é possível ganhar produtividade, segurança e agilidade nas rotinas. Outro ponto é sobre os softwares médicos, capazes de centralizar os dados dos pacientes e as informações de agendamento em um único lugar.

3- Promova treinamentos

Investir em treinamentos é um grande passo, isso porque os colaboradores podem aprender maneiras de manter a clínica  competitiva. Assim, as tomadas de decisão são mais assertivas, alavancando a popularidade da empresa.

4- Tenha auxílio de um sistema de gestão

Contar com um sistema de gestão pode aumentar a produtividade de maneira significativa, isso porque um sistema eficaz disponibiliza funções relacionadas aos prontuários eletrônicos, às informações financeiras, ao controle de estoque e ao envio de lembretes das consultas agendadas.

5- Identifique períodos de maior produtividade

Cada colaborador tem um ritmo de trabalho específico. Alguns se desenvolvem pela manhã, enquanto outros são mais ativos em outros períodos do dia. Identificar esses momentos pode fazer com que as pessoas da sua equipe se planejem melhor.

Com foco e energia, a produtividade acaba aumentando de forma automática.

6- Coloque um fim nas distrações

Distrações acabam prejudicando a produtividade. Para eliminar distrações como redes sociais, mensagens de textos e demais interrupções, é preciso identificá-las.

Desativar notificações, usar fones com cancelamento de ruídos e estabelecer períodos para leitura de e-mails, por exemplo, são estratégias que podem dar certo.

7- Aposte em agendas on-line

A agenda on-line auxilia os profissionais a gerenciarem seus compromissos e horários de maneira mais prática. Além disso, essa ferramenta auxilia no agendamento de consultas, fazendo com que o paciente não precise se locomover até a sua clínica. Tudo é realizado de forma remota.

RealClinic é um software completo com a funcionalidade de prontuário online. Fale com um especialista

Entenda como o software RealClinic pode ajudar no aumento da produtividade

Softwares médicos como o RealClinic podem ser uma valiosa ferramenta na hora de ajudar a sua clínica a aumentar a produtividade e a eficiência.

Alguns pontos destacam a importância de contar com esse tipo de ferramenta.

  • Agenda inteligente: faz com que os agendamentos dos pacientes não tenham mais erros.
  • Recepção eficiente: promove mais agilidade, qualidade e produtividade nos atendimentos.
  • Financeiro completo: um módulo financeiro completo para a clínica.
  • Faturamento assertivo: um módulo de faturamento que atua no recebimento de convênios de forma ágil e assertiva.
  • Prontuário on-line: a maneira de ter o prontuário on-line junto com a prescrição eletrônica.

Com esse software, é possível automatizar tarefas, melhorar a organização de dados da sua clínica, aumentar a segurança e a privacidade de todas as informações, integrar os processos e permitir o acesso seguro às informações.

Lembre-se de que a produtividade deve ser um meio para garantir a qualidade do atendimento e a satisfação dos pacientes.

Fale com nossos consultores, agende uma demonstração e conheça o RealClinic, um software sob medida para a gestão de clínicas!