como otimizar o tempo no consultório

Atualmente, o tempo é um dos nossos bens mais valiosos. Isso porque sobram atividades a serem realizadas e falta o tempo hábil para realizá-las. Em um cenário como este, nunca foi tão importante ter cada tarefa organizada e todo o tempo muito bem distribuído quanto hoje. Por outro lado, nem sempre é tão fácil assim dar conta de tudo. E foi pensando nisso que a TDSA Sistemas preparou um texto dando 4 dicas de como otimizar o tempo no consultório!

No restante deste texto, nós te explicamos a importância da otimização do tempo e damos 4 dicas de como otimizar o tempo no consultório. Assim, você, como médico, pode realizar as tarefas que precisa dentro do prazo que tem. Continue a leitura abaixo e veja como otimizar o tempo no consultório pode fazer toda a diferença!

 

A importância de otimizar o tempo no consultório

Como já citamos, o tempo está entre os maiores bens de todos nós. Quando falamos mais especificamente dos médicos, porém, essa verdade se torna ainda maior. É somente tendo tudo muito bem organizado que estes profissionais podem dar conta de atender todos seus pacientes e ainda realizar outras atividades, especialmente aquelas relacionadas à gestão da clínica.

Com uma boa otimização do tempo, uma agenda que, a princípio, parece lotada, pode até mesmo ficar com espaço sobrando para ainda mais consultas e pacientes. Fica claro como otimizar o tempo no consultório não só organiza a rotina do profissional, como também pode ajudá-lo a crescer.

 

4 dicas de como otimizar o tempo no consultório

 

1. Seja organizado e tenha os processos bem definidos

A primeira dica de como otimizar o tempo no consultório é ser muito bem organizado e ter a totalidade dos processos da sua clínica definidos e planejados. Assim, você nunca receberá uma surpresa em relação às suas atividades — pois terá tudo sob controle desde o início do dia, da semana ou até mesmo do mês.

Uma ideia para facilitar o processo de organização pessoal é contar com uma agenda, e de preferência virtual. Tendo uma dessas sempre atualizada, no começo do dia você já estará sabendo o que deve fazer e quando fazer. Assim, tudo pode ser feito dentro do prazo e sua cabeça não ficará ansiosa pensando na quantidade de tarefas pendentes.

 

2. Treine sua equipe

Outro fator que pode fazer bastante diferença na otimização do tempo no consultório é uma equipe bem treinada. Quando você conta com profissionais bem capacitados para trabalhar ao seu lado, muitas das responsabilidades maiores, que seriam suas, podem ser deles, algo que diminui a sua carga e, por consequência, aumenta seu tempo disponível.

Afinal, muitas atividades que consumiriam o seu tempo caso você as fizesse podem ser de responsabilidade da sua equipe, especialmente de quem trabalha como atendente. Além de marcar as consultas e atender os pacientes que chegam, outra tarefa que pode ser passada para este funcionário é a organização detalhada da sua agenda, por exemplo.

 

3. Foque nas suas atividades

A rotina de um médico em seu consultório costuma ser muito cheia e altamente ocupada. E, se o foco não for investido completamente no atendimento aos pacientes e na infinidade de outras demandas da clínica, pode faltar tempo no expediente para que tudo seja realizado. É por isso que a terceira dica de como otimizar o tempo no consultório é procurar ter o foco total nas atividades.

A tecnologia tornou a existência de distrações muito maior, o que pode desviar a atenção de qualquer um com grande facilidade. Por isso, é preciso ter um esforço ativo para concentrar todo o foco possível no que realmente importa. Assim, você será capaz de melhorar o seu atendimento e o aproveitamento dos seus dias.

 

4. Utilize um software médico

Por fim, a última dica que trouxemos é a utilização de um software médico. Afinal, com ele qualquer clínica consegue organizar todos os seus processos em um só lugar, facilitando, e muito, praticamente todos os processos de otimização do tempo. Com um software desses, é possível contar com uma agenda inteligente, além de funcionalidades de gestão financeira e de tarefas.

Essas e outras características estão presentes no RealClinic, o nosso software médico para clínicas. Se você quiser conhecer um pouco melhor esta nossa solução, leia um mais sobre ela através deste link.

 

E se tiver gostado deste texto e quiser receber mais conteúdo para médicos, não deixe de acompanhar a TDSA Sistemas no Facebook e no Instagram!