Vivemos em uma era digital, e isso não é mais segredo, afinal, a maioria das pessoas já realiza seus compromissos de forma online.

Assim, na área da saúde, compreender a importância de uma marcação de consultas mais eficiente pode ser fundamental para melhorar os seus atendimentos e proporcionar as maiores e melhores experiências aos seus pacientes.

Continue acompanhando este conteúdo e aprenda mais sobre esse assunto tão importante!

Importância de contar com marcação de consultas eficientes

Investir em uma gestão de marcação de consultas eficiente e digital ajuda a maximizar a produtividade da clínica, reduz o tempo de espera dos pacientes e, ainda, minimiza o número de faltas e de cancelamentos das consultas.

Esse gerenciamento de agendamentos atua por meio da oferta de um serviço ainda mais personalizado, atuando na fidelização dos pacientes. Por isso, é essencial o investimento em estratégias e softwares para aumentar a eficiência e a gestão de marcação de consultas.

Com a alta competitividade do mercado e a necessidade de oferecer diferenciais competitivos, esse recurso tecnológico vem ganhando cada vez mais espaço, tornando-o fundamental para as clínicas.

Saiba o que é um sistema de marcação de consultas digital

Um sistema de marcação de consultas é uma plataforma digital que permite aos pacientes autonomia para agendarem e até mesmo cancelarem os seus atendimentos, tudo de maneira rápida, de qualquer local, em qualquer dia e horário.

Com o sistema, os pacientes conseguem, de maneira intuitiva, visualizar vagas disponíveis, selecionar o dia e horário que mais se adaptam às suas necessidades, confirmação e, ainda, recebem lembretes via SMS, e-mail ou WhatsApp, o que evita faltas sem aviso-prévio.

Essa estratégia para marcação de consultas atua em conjunto com outras funcionalidades de um software, como o gerenciamento de dados, responsável por tornar as rotinas clínicas mais ágeis e organizadas.

RealClinic é um software completo com a funcionalidade de prontuário online. Fale com um especialista

Vantagens de um sistema para marcação de consultas

Contar com um sistema digital próprio para marcação de consultas pode proporcionar inúmeras vantagens, seja para os profissionais de saúde ou para os pacientes. Assim, destacam-se:

  • Economia de tempo: quando não se tem um sistema para marcação de consultas, a equipe acaba gastando mais tempo para atendimentos telefônicos ou pessoais. Com a automatização, os processos demandam menos tempo, os profissionais têm mais tempo para se dedicarem a outras tarefas importantes.
  • Flexibilidade: a opção para agendamentos online proporciona liberdade para os pacientes agendarem, reagendarem e até mesmo cancelarem os seus atendimentos, tudo sem que exista a necessidade de esperar o horário de funcionamento físico da clínica ou a disponibilidade de um colaborador.
  • Melhores experiências dos pacientes: um sistema dedicado para a marcação de consultas exclui a necessidade de chamadas telefônicas mais longas ou idas à clínica, permitindo que o paciente tenha controle de seu agendamento.
  • Aumento da eficiência e produtividade: o sistema para marcação de consultas possibilita um funcionamento mais eficiente, tendo como resultado melhor atendimento para os pacientes e, consequentemente, aumento de produtividade de toda a equipe de colaboradores.

Assim, conclui-se que um sistema de marcação de consultas digital pode melhorar ainda mais os seus atendimentos clínicos, mas ele precisa ser implementado corretamente.

É hora de implementar um sistema de marcação de consultas digital na sua clínica!

A implementação de um sistema para marcação de consultas é um processo completo, que envolve inúmeras etapas.

Cada fase de implementação é fundamental para a garantia de um sistema bem-feito, além de maiores chances para fidelização dos pacientes. Para isso, atente-se aos seguintes passos:

Selecione um bom sistema

A escolha de um sistema para marcação deve atender às necessidades da sua clínica. Para isso, leve em consideração a segurança dos dados, a facilidade para utilização, a funcionalidade e o suporte aos pacientes.

Um software como o RealClinic atende a todas essas necessidades e ainda oferece prontuários eletrônicos, prescrições eletrônicas e uma gestão financeira completa.

Analise a configuração do sistema

Logo após selecionar o sistema, realize a configuração de acordo com o que deseja, por exemplo, a definição de horários de atendimento, lembretes de consultas e detalhes que podem ser essenciais durante o processo.

Treine sua equipe

Toda equipe, seja ela médica ou administrativa, deve ser treinada para melhor utilização do sistema. Aposte em treinamentos coletivos e tutoriais. Se optar pelo RealClinic, agende uma demonstração gratuita para conhecê-lo ainda melhor.

Não deixe de comunicar a seus pacientes

É superimportante que seus pacientes sejam informados sobre o novo modelo para marcação de consultas. Se possível, explique a eles como utilizar. Para isso, podem ser usados e-mails marketing, SMS, postagens nas redes sociais ou ainda pessoalmente, no dia da consulta.

Realize monitoramento e ajuste do sistema

A partir do momento que o sistema para marcação de consultas estiver funcionando, é necessário que haja monitoramento contínuo sobre o seu desempenho e, sempre que necessário, realização de ajustes. Acolha os feedbacks de pacientes e da equipe para descobrir o que pode ser melhorado.

Como pudemos acompanhar, um sistema para marcação de consultas digital pode ser a peça-chave que falta para transformar a sua clínica, promovendo mais agilidade e produtividade.

O software RealClinic pode auxiliar você nesse processo, com funcionalidades únicas e prontas para transformar o dia a dia da sua clínica. Fale com a nossa equipe de especialistas hoje mesmo e saiba mais!