Entenda a importância de assegurar a correta medicação dos pacientes

Garantir a segurança das medicações dos pacientes é um procedimento de alta responsabilidade na rotina de todos os profissionais da saúde. Isso porque erros como a dosagem equivocada, leitura errada das receitas ou falta de atenção são responsáveis por comprometer a saúde do paciente.

Sabemos que a rotina de clínicas são corridas, o que exige muita prática e atenção para diminuir riscos de eventos que envolvam medicamentos. Uma solução é manter tudo organizado.

Com base nessa perspectiva, iremos explicar como garantir a segurança de todos, zelando pela imagem da sua clínica e pela segurança dos pacientes, e priorizando serviços de qualidade. Confira!

Importância de uma medicação segura

Garantir a segurança das medicações é de grande importância para a segurança do paciente. Infelizmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os erros com medicações de forma geral somam 30% de todos os erros cometidos no setor de saúde.

Manter os pacientes em segurança é uma missão complexa, que impõe soluções para garantir que erros com medicamentos não ocorram.

A OMS tem como meta instruir todo o setor, garantindo que os erros com medicações sejam reduzidos. Uma dica dada é que se faça uma dupla checagem, ou seja, dois profissionais calculam a dose e verificam se está tudo certo com o medicamento.

Conheça o SNCM

O Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, também conhecido como SNCM, foi criado a partir da Lei nº 11.903/2009, e tem como objetivo principal acompanhar os medicamentos em toda sua produção, desde a fabricação até o consumo final.

Por ser um sistema rastreável, o SNCM proporciona benefícios a fim de garantir maior segurança do paciente e dos profissionais quando o assunto é medicação, bem como maiores controles da produção e logística. 

Todo esse rastreamento ocorre com tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados, vindo de produtos farmacêuticos em todo o território brasileiro.

Como garantir medicações seguras aos pacientes?

Uma coisa é certa: o sucesso do tratamento de um paciente depende da garantia dos medicamentos que são oferecidos. Além de serem seguros, precisam ser eficazes. Para começar, todas as embalagens devem ter Identificador Único de Medicamento (IUM), uma espécie de RG do medicamento.

É com base no IUM que as informações sobre lote, data de validade e código de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) podem ser analisadas.

Algumas estratégias auxiliam para uma administração segura da medicação. Confira:

  • Comunicação padronizada: existe um padrão do sistema de saúde para garantir a medicação correta. Letras em caixa alta, produtos rotulados e recursos para informar medicamentos com nomes semelhantes são algumas das técnicas de comunicação padronizada.
  • Verificações duplas: é recomendada uma criteriosa verificação, sempre por dois profissionais, para que erros não passem despercebidos. Esse processo envolve avaliação independente de cada profissional.
  • Gerenciamento de medicamentos de alto risco: anticoagulantes, insulinas, opioides e agentes quimioterápicos podem causar danos sérios aos pacientes se administrados incorretamente. Para evitar esse erro, são indicadas prescrições protocoladas, instrução simplificada, documentação e administração padronizadas, assim como a verificação dupla de profissionais.
  • Rotulagem padronizada: trata-se de uma maneira de manter os requisitos de armazenamentos claros, garantindo a seleção correta desses medicamentos.

Aprenda a organizar os medicamentos na sua clínica

Medicamentos são comuns no dia a dia de muitas pessoas e, principalmente, nas clínicas. O problema é que eles podem ficar desorganizados e ocasionar erros na hora de medicar um paciente. Se você quer evitar esse problema na sua clínica, será preciso organizar esses medicamentos.

Divida os medicamentos por categorias

Separe por categorias: antitérmicos, anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos e assim por diante. Essa organização facilita na hora de encontrar o que precisa. Outra dica é etiquetar na embalagem qual a finalidade daquele medicamento.

Tenha atenção com o prazo de validade

É essencial conferir o estoque para atualizá-lo e descartar os medicamentos vencidos. Isso facilita o trabalho, faz com que tudo fique no seu devido lugar e sem riscos à saúde dos pacientes.

Aposte em segurança

Os medicamentos precisam estar seguros e em condições ideais de temperatura. Todos os profissionais precisam ser treinados para garantir a higiene pessoal e a limpeza do ambiente de trabalho, bem como a estocagem correta dos medicamentos.

Conserve os medicamentos

Conservar os medicamentos está diretamente ligado com a estabilidade deles, portanto, preserve as características físico-químicas. Para isso, a cadeia do frio precisa estar em pleno funcionamento, sem apresentar nenhum tipo de falha.

Utilize prescrição eletrônica

A prescrição eletrônica é um receituário médico, porém em uma versão digital. Ao invés do documento ser emitido de forma manual pelo médico, todo o processo é realizado de maneira eletrônica, garantindo que o paciente receba a sua prescrição pelo celular, e-mail, WhatsApp e outras plataformas. O documento é seguro, conta com informações do médico incluindo o CRM e precisa ser validado com uma assinatura digital, tudo para que as fraudes sejam evitadas.

Por fim, zelar pela segurança do paciente e garantir precisão nas medicações são pilares que fazem toda a diferença na sua clínica. Uma gestão saudável se baseia no investimento de estratégias reais e que proporcionem resultados.

Se você gosta de assuntos como este, continue acompanhando o Blog TDSA. Nele garantimos sempre conteúdos de qualidade sobre a área da saúde.