Saiba como escolher um aparelho de EEG ideal para sua clínica
Escolher um aparelho de eletroencefalograma (EEG) ideal para sua clínica demanda alguns cuidados, incluindo o registro na Anvisa. Além disso, demais pontos importantes devem ser levados em consideração, tudo para garantir um equipamento de qualidade que supra as suas necessidades.
Este aparelho é responsável por avaliar as atividades elétricas do cérebro, captadas através de eletrodos que são colocados sobre o couro cabeludo do paciente. Seu objetivo é detectar anormalidades cerebrais.
Você deve estar se perguntando: mas como escolher um aparelho de eletroencefalograma ideal? Não se preocupe, iremos mostrar neste conteúdo as principais dicas para sua decisão. Boa leitura!
Como funciona o aparelho de EEG?
O aparelho de EEG funciona com base nos impulsos elétricos do cérebro. Ele os amplifica, fazendo o registro, a fim de que possíveis anormalidades sejam identificadas.
Conforme os sinais vão sendo captados pelo aparelho, eles passam por amplificadores, possibilitando uma leitura visível deles.
Dicas fundamentais para você escolher o aparelho de eletroencefalograma correto
Os aparelhos de EEG sempre terão a mesma funcionalidade, porém algumas tecnologias mais avançadas presentes em alguns modelos fazem com que as respostas sejam mais rápidas.
É importante que sua clínica avalie alguns pontos a fim de escolher o melhor equipamento. Para ajudar nesse momento, separamos algumas dicas. Confira!
Verifique o registro da Anvisa
É superimportante que o aparelho de EEG escolhido tenha o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão que tem a responsabilidade de certificar os equipamentos médicos no país.
Ter o registro da Anvisa é a garantia de que ele está dentro das padronizações de segurança para um excelente funcionamento. Ou seja, ao adquirir um equipamento certificado, você terá a certeza de que está obtendo um produto seguro e com qualidade comprovada.
Confira a quantidade de eletrodos
Os eletrodos são as peças aplicadas no couro cabeludo dos pacientes na hora da realização do exame, sendo os responsáveis por fazer a leitura da atividade cerebral.
Nesse caso, a quantidade de eletrodos varia de um equipamento para o outro e conforme o seu tipo de configuração. Em sua maioria, as opções com mais eletrodos apresentam preços menos acessíveis, porém oferecem resultados mais completos e assertivos.
Analise a usabilidade do software
Opte por opções que tenham funcionalidades mais fáceis de serem controladas, isso quer dizer, mais intuitivas. Assim, demais pessoas conseguirão aprender a utilizar o aparelho de forma mais rápida, evitando erros desencadeados pelo uso inadequado.
É importante verificar se o software disponível tem possibilidade de ser integrado a outros sistemas, simplificando o compartilhamento das informações dos exames.
Por exemplo, o RealClinic consegue emitir laudos a distância, uma tecnologia que permite aos pacientes terem acesso a resultados de exames que já foram realizados, tudo com o módulo “Laudos Web”.
Avalie o meio condutor do aparelho
Além de verificar a quantidade de eletrodos, o tipo de condutor utilizado na realização dos exames faz toda a diferença quando falamos da agilidade e eficiência do EEG.
O mercado tem opções comuns como o método em gel, mas com um período de aplicação mais longo devido ao tempo utilizado para fixar os eletrodos.
Uma maneira mais rápida é o meio condutor de solução salina. Porém, é válido lembrar que essa opção, mesmo que mais ágil, pode causar uma resistência elétrica (impedância) durante a realização dos exames.
Observe se é um aparelho digital
Equipamentos com funcionalidade digital oferecem mais recursos durante a realização do exame. Por exemplo, não deixe de analisar se o aparelho tem entrada USB, o que oferece maior autonomia.
Toda essa tecnologia faz com que o trabalho seja facilitado, garantindo mais praticidade, seja qual for o local de realização do exame. Dessa maneira, os recursos digitais melhoram o dia a dia dos profissionais e, claro, dos pacientes.
Conheça o RealClinic
Foi possível entender neste conteúdo a importância de escolher um aparelho de EEG ideal para sua clínica. Com tantas dicas, o momento da decisão ficará mais fácil.
As tecnologias vieram para contribuir e aumentar a qualidade dos exames. Faça com que a sua clínica seja ainda mais tecnológica e integrada utilizando o RealClinic, um software web completo no quesito laudos a distância.
Clique aqui e fale hoje mesmo com um de nossos especialistas. Temos a solução de que você precisa para aumentar a eficiência da sua clínica!