RealBlood e sua importância nas transfusões de sangue

Contar com um software como o RealBlood é ter módulos operacionais pensados exclusivamente para solucionar problemas e agilizar a rotina dos processos de transfusões de sangue.

Liberação, descarte, controle de exames, integrações, faturamento, gerenciador de tarefas, agendamento online de doações, relatórios, treinamento exclusivo e todas as outras demandas relacionadas no processo de doação de sangue e seus hemocomponentes fazem parte dos módulos presentes no software.

Durante a leitura, será possível compreender o motivo de o RealBlood ser tão fundamental para as transfusões de sangue. Vamos nessa!

A transfusão de sangue

Como já sabido, a transfusão de sangue é a transferência de sangue ou de hemocomponentes de um doador para um receptor. 

Esse processo ocorre para aumentar a capacidade do sangue de transportar oxigênio, restaurar a quantidade sanguínea no corpo ou corrigir problemas relacionados com a coagulação do receptor.

Assim, a transferência do tecido conjuntivo sanguíneo é realizada entre pessoas compatíveis com relação ao tipo sanguíneo (O, A, B ou AB) e ao fator Rh, que pode ser negativo ou positivo.

O processo de transfusão é dividido em duas modalidades. São elas:

  • Transfusão alogênica: apenas componentes necessários do sangue são transfundidos, como glóbulos vermelhos, plasma fresco congelado ou plaquetas.

  • Transfusão autóloga: é uma coleta do sangue do próprio paciente antes de procedimentos cirúrgicos, prevenindo-se para possíveis transfusões de sangue emergenciais.

RealBlood - Soluções que potencializam a gestão do seu banco de sangue.

Importância de doar sangue

Doar sangue é um ato de solidariedade capaz de salvar vidas. Afinal, quando realizamos uma doação, passamos a oferecer insumos essenciais para a sobrevivência da pessoa receptora.

Muitas situações demandam doações, como cirurgias de grande porte, atendimentos pós-acidentes e transfusões para os mais diversos e complexos quadros clínicos.

É importante ressaltar que uma única doação pode salvar até quatro vidas e, quando feita regularmente, faz com que as instituições se mantenham abastecidas para atender a maior número de pessoas. 

Algumas informações são superimportantes para doadores ou futuros doadores:

  • a quantidade de sangue doada é resposta pelo organismo rapidamente;
  • todo processo de doação só ocorre em ambientes limpos, seguros e sempre com materiais descartáveis;
  • para ser um doador, é realizada uma triagem pessoal, a fim de saber se a pessoa está ou não apta para o procedimento;
  • em caso de campanhas, o doador que achar seu sangue impróprio pode e deve assinar o voto de autoexclusão, autorizando o descarte imediato do material coletado;
  • a doação ocorre de forma voluntária e gratuita.

Afinal, como o RealBlood atua no auxílio das doações e transfusões de sangue?

O RealBlood é um software capaz de realizar o gerenciamento das transfusões, potencializando, inclusive, os atendimentos em bancos de sangue e agências transfusionais.

Devido ao seu sistema, que permite um controle total do ciclo de sangue, o RealBlood:

  • armazena o cadastro de pacientes, médicos e instituições; 
  • monitora toda a ação de captação dos doadores para transfusão; 
  • faz o registro da situação do paciente; 
  • realiza prova de contabilidade de bolsas; 
  • registra as bolsas transfundidas;
  • levanta estatísticas sobre as transfusões.

Além disso, o software RealBlood atua no gerenciamento do sangue, desde o processo do cadastro de doador até as transfusões. Veja: 

Cadastro de doadores: primeiro processo, quando os bancos de sangue controlam os doadores, coletando as informações e armazenando em um único lugar. Além disso, é nessa etapa que ocorrem os bloqueios.

Triagem física e clínica: a triagem física consiste nas avaliações de aptidão do doador, validando automaticamente as normas impostas pela vigilância. Já a triagem clínica é o momento de o doador responder a um questionário para ter a certeza de que pode ou não realizar a doação.

Coleta do material e etiquetagem: com o RealBlood, é registrado o tempo de doação e o volume coletado. Em seguida, um código no padrão universal ISBT é emitido, servindo como identificação do doador e dos hemocomponentes.

Exames laboratoriais: nessa etapa, as informações pertinentes a tipo sanguíneo, fator RH e anticorpos no organismo do paciente são analisadas e armazenadas.

Liberação para transfusões: feitas todas as etapas, o material em condições adequadas é liberado para ser transfundido ao receptor.

Módulo Beira Leito: Assegura aos profissionais da Agência realizarem o gerenciamento da transfusão em tempo real, dentro do leito, com confirmação dos dados.

Contar com um software como o RealBlood é ter um conjunto de ações que torna o ambiente mais organizado. Ele atua de maneira personalizada, atendendo às necessidades diárias de cada local.

O que achou do conteúdo? Esperamos que ele tenha sido esclarecedor quando o assunto são softwares para auxílio nas doações e transfusões de sangue. Para implementar o RealBlood, fale com nossos especialistas hoje mesmo. Basta clicar aqui!