Melhore a gestão da sua clínica com a funcionalidade Prontuário Eletrônico do RealClinic

A tecnologia não para de inovar, assim, muitas clínicas já contam com o uso do prontuário eletrônico. Mas o que pouco se fala é sobre a possibilidade de melhorar a gestão clínica com essa estratégia.

Trata-se de uma ferramenta capaz de armazenar todo o histórico do paciente, atuando na melhoria dos cuidados para essas pessoas e ainda na redução de erros médicos.

A fim de saber mais sobre esse assunto, elaboramos este conteúdo. Nele será possível compreender o que é um prontuário eletrônico, como ele atua na gestão e muito mais. Vamos nessa!

O que são os prontuários eletrônicos?

O prontuário eletrônico pode ser definido como um sistema que permite aos médicos a inclusão rápida e totalmente online das informações de seus pacientes.

Essa versão eletrônica dos tradicionais prontuários de papel permite o acesso de pessoas autorizadas aos dados (por exemplo os médicos), fazendo com que a melhor decisão terapêutica seja tomada e personalizada seguindo as informações clínicas de cada paciente.

Outro ponto que faz com que essa tecnologia seja uma boa opção para as clínicas é que os prontuários eletrônicos podem ser analisados pelos profissionais de saúde de qualquer lugar, através de seu acesso com usuário e senha e conexão à internet.

Todo esse processo segue regulamentações essenciais para garantir a privacidade, segurança e confiabilidade de todos os dados dos pacientes.

Importância do prontuário eletrônico para as clínicas

A Saúde é um setor utilizador das tecnologias, ainda mais em um mundo cada vez mais digital. Com isso, as clínicas podem contar com a praticidade de softwares que oferecem a funcionalidade dos prontuários eletrônicos.

Sua importância se dá pela praticidade e segurança durante o preenchimento e armazenamento correto das informações de cada paciente.

Quando comparado aos modelos tradicionais de papel, o prontuário eletrônico é conhecido e utilizado para a melhoria da comunicação entre profissionais e armazenamento dos dados de maneira eficiente, assim, o acompanhamento dos tratamentos se torna mais ágil e confiável.

RealClinic é um software completo com a funcionalidade de prontuário online. Fale com um especialista

Entenda como o prontuário eletrônico pode atuar na melhoria das gestões clínicas

Com os prontuários eletrônicos, a gestão clínica pode ser otimizada pelo fato de ser uma ferramenta que registra e armazena informações sobre a saúde dos pacientes, incluindo dados importantes como histórico médico, resultados de exames e diagnósticos, oferecendo acesso fácil, rápido e seguro.

Para os profissionais de saúde, ter as informações sempre à disposição melhora a comunicação entre os profissionais da saúde, reduzindo inclusive erros médicos.

Além disso, outros benefícios podem ser notados. Confira:

Acesso às informações dos pacientes de maneira rápida

Em poucos instantes, os médicos conseguem acessar todo o histórico do paciente, ganhando tempo e maximizando a eficiência e rapidez dos atendimentos. Outro ponto é que o prontuário eletrônico permite acesso de qualquer lugar, basta o acesso à internet e autorização.

Redução dos erros médicos

Os profissionais de saúde conseguem realizar uma verificação rápida sobre as informações do paciente, reduzindo riscos de uma prescrição errada ou de um tratamento, por exemplo.

Melhor comunicação

As informações são centralizadas em um único lugar, fazendo com que o acesso e compartilhamento das informações sejam mais fáceis. Além disso, os prontuários eletrônicos possibilitam uma comunicação em tempo real entre médicos. Isso permite a consulta de segundas opiniões entre os próprios profissionais.

Aumento na segurança das informações dos pacientes

Os prontuários são totalmente seguros, o que significa que apenas pessoas autorizadas e com acesso podem visualizar informações sobre o paciente. Um cuidado pensado especialmente para evitar acessos não autorizados aos dados confidenciais.

Melhor atendimento

É um verdadeiro facilitador para o monitoramento e acompanhamento da saúde do paciente, detectando alterações significativas para um diagnóstico. Com isso, é possível a identificação de problemas precoces, agindo a fim de evitar complicações ou agravamentos. 

Conte com o prontuário eletrônico presente no RealClinic!

O prontuário eletrônico do software RealClinic desempenha um papel superimportante para melhorar a qualidade dos atendimentos, segurança do paciente e eficiência dos serviços relacionados à saúde.

Desse modo, contar com essa funcionalidade é otimizar seus serviços e melhorar a gestão da sua clínica, sempre buscando as melhores experiências para seus pacientes.

Como falado, contar com o RealClinic e com sua função Prontuário Eletrônico proporciona diversos benefícios. Todos eles visam à melhoria e ao fortalecimento do relacionamento entre clínica, pacientes e colaboradores.

Quer melhorar a gestão da sua clínica médica? Então, entre em contato com nossos especialistas hoje mesmo. Chegou a hora de revolucionar a sua clínica com o auxílio do RealClinic!