Outubro Rosa: saiba qual o papel das clínicas para a realização das campanhas de conscientização
O mês de outubro chegou e, com ele, veio o Outubro Rosa, momento de discutir sobre a importância em realizar a prevenção e os diagnósticos precoces do câncer de mama.
É comum que inúmeras organizações promovam caminhadas, ações e campanhas revertidas para a conscientização sobre a doença. Será que a sua clínica está preparada para elaborar as melhores e mais eficazes ações?
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo, em que será possível compreender o papel das clínicas nesse movimento. Continue a leitura!
Conheça o Outubro Rosa
De maneira bem simples, o Outubro Rosa é um movimento mundial que ocorre durante todo o mês, em busca da conscientização, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.
Com o intuito de chamar a atenção e destacar a necessidade de procurar um médico, realizar o autoexame e a mamografia, as campanhas são vistas como um estimulante para melhorias relacionadas com a saúde da mulher.
Além disso, são conhecidas pelo laço cor-de-rosa, um símbolo internacional que foi criado em prol da luta, da esperança e da prevenção do câncer de mama.
Papel das clínicas mediante a elaboração de campanhas de conscientização
O câncer de mama nem sempre é diagnosticado por meio do autoexame (técnica de prevenção utilizada para identificar os estágios iniciais), principalmente se estiver no início.
A mamografia é a maneira mais eficaz e segura para diagnósticos completos, e é aí que a sua clínica se destaca, por contar com médicos preparados para realizar o exame e uma equipe competente para que as campanhas de conscientização sejam realizadas da melhor maneira possível.
A informação gera conscientização, assim seu público se sentirá mais confortável e confiante ao realizar os exames periódicos, que são essenciais e necessários, além de provar que as campanhas são efetivas.
Aposte na campanha do Outubro Rosa com estas dicas
As clínicas são conhecidas por ser um ambiente onde as pessoas buscam tratamentos ou conselhos de médicos especialistas. Por isso, é necessária uma preparação para que a abordagem de assuntos essenciais seja realizada corretamente, como câncer de mama e de colo de útero.
Desse modo, é superimportante que uma data tão necessária como o Outubro Rosa seja utilizada para realizar campanhas e conscientizar seus pacientes.
São muitas as maneiras de aderir a esse tipo de ação e, por esse motivo, separamos algumas opções, assim fica mais fácil decidir qual melhor se enquadra nas necessidades e nos objetivos do ambiente clínico. Confira!
Utilize a cor da campanha para demonstrar apoio à ação
O uso da cor da campanha é a forma mais comum de conscientizar os seus pacientes durante o mês de outubro, considerando que o rosa já é visto como um cuidado em relação à doença.
A sua clínica pode optar pela utilização de laços e balões no ambiente. Quanto aos uniformes da equipe, é interessante incluir algum detalhe, como um laço, símbolo do movimento.
Envie mensagens informativas para os seus pacientes
Os meios de comunicação da clínica podem ser utilizados para o envio de informativos sobre o câncer de mama, acompanhando ainda as iniciativas que estão sendo realizadas.
Portanto, organize lives com especialistas e crie vídeos curtos com dicas de como realizar o autoexame, por exemplo. O importante é que todos os espaços destinados à comunicação sejam aproveitados para informar seus pacientes.
Ofereça ações relacionadas com o câncer de mama e de colo de útero
Infelizmente, mulheres portadoras do câncer de mama sofrem com problemas de autoestima, pois se trata de uma doença agressiva, que afeta não só o organismo, mas também a vida pessoal.
Apostar em ações que façam com que elas se sintam valorizadas, acolhidas e apoiadas é uma excelente opção. É possível pensar em doação de lenços, perucas e outros acessórios ou, então, planejar o dia da beleza para as pacientes, com uma palestra sobre aceitação.
São muitas as opções para auxiliá-las e, ainda, potencializar os resultados da sua clínica.
Aposte nas redes sociais
Uma maneira prática e usual são as divulgações por meio das redes sociais, ao criar publicações, fazer compartilhamentos, postar fotos e depoimentos sobre o assunto.
Além disso, é interessante publicar vídeos informativos com especialistas, que devem falar sobre a importância do autoexame e da prevenção.
Incentive a sua equipe a se prevenir
Além das campanhas externas, é fundamental realizá-las internamente, incentivando a prevenção da doença entre os próprios colaboradores, um ato que deve envolver todas as instruções essenciais para que os exames sejam feitos adequadamente.
Lembre-se de que a conscientização não deve ser focada apenas nas mulheres, considerando que os homens representam 1% dos casos de câncer de mama.
Se possível, aposte na realização de exames de mamografia
É válido aproveitar o momento de campanhas e oferecer exames preventivos contra o câncer de mama, no caso, a mamografia. A ideia é convidar o maior número de mulheres possível, sempre orientando sobre os cuidados e a importância de se prevenir.
Para evitar superlotação ou problemas com atendimento incompleto, você pode apostar no software RealClinic e suas inúmeras funcionalidades, apontadas abaixo.
- Agenda médica online: o uso das agendas online pode facilitar a realização de exames, uma vez que o próprio paciente tem a liberdade e a autonomia para marcar seus procedimentos. Assim, quem deseja fazer mamografia terá apenas que acessar o sistema acoplado no site da clínica, escolher o melhor dia e horário e finalizar a operação. Depois disso, basta comparecer ao local e realizar o que foi agendado, sem longas filas ou tempo de espera.
- Prontuário eletrônico: essa tecnologia é fundamental para o armazenamento de dados e atualizações do quadro dos pacientes, sempre que necessário. Assim, é possível que, no momento do exame, o médico tenha acesso a resultados anteriores, informações relativas a suspeitas de câncer de mama no passado e muito mais.
- Automação de campanhas: com mensagens customizadas, você se conecta de maneira empática com os seus pacientes, facilitando o compartilhamento de histórias de vida, informações relevantes ou lembretes de exames.
Com o auxílio do software RealClinic, você cria um forte vínculo entre clínica e paciente, estimulando a adesão aos exames preventivos, tudo para que o Outubro Rosa continue ativo e conscientize as mulheres.
Compreende-se que, ao utilizar o RealClinic, os seus pacientes serão beneficiados com um serviço excelente, que contribui para a detecção precoce de doenças, melhorando a qualidade de vida.
Clique aqui, fale com nossos especialistas e vamos juntos lutar pela conscientização durante o Outubro Rosa e em todos os meses do ano!
O cuidado está em suas mãos. Previna-se!