Laudo a distância: saiba quais os benefícios de se investir nessa estratégia

A possibilidade de emitir laudos a distância é um importante benefício para os profissionais da saúde, considerando que o processo tem como objetivo principal otimizar e aperfeiçoar o processo de elaboração dos laudos médicos.

Os avanços tecnológicos não param, o que aumenta ainda mais a automatização dos sistemas clínicos e, consequentemente, as melhores experiências para médicos e pacientes.

Continue a leitura deste conteúdo e conheça ainda mais os laudos a distância, seus benefícios e como utilizá-los na sua clínica.

O que são laudos a distância?

Como sabemos, os laudos médicos são documentos de extrema importância, responsáveis por descreverem detalhadamente os exames realizados, incluindo resultados, avaliações e recomendações fornecidas pelo médico.

O ato de laudar a distância é uma opção tecnológica superimportante, na qual a emissão é realizada de forma totalmente remota.

As informações são as mesmas contidas nos tradicionais laudos de papel. A solicitação geralmente ocorre por meio de softwares integrados às clínicas e às plataformas de especialização via Internet. Assim, é uma solução inteligente e eficaz.

Exames que podem ser laudados a distância

A determinação dos exames que podem ter seus laudos realizados a distância se deu por meio da Resolução nº 2.107/2014 do Conselho Federal de Medicina (CFM).

A normatização estabelece que as informações do paciente só podem ser passadas por profissionais autorizados. Além disso, é dever deles analisarem cuidadosamente os exames, emitindo laudos suficientes para sanar todas as dúvidas.

As áreas que podem ser beneficiadas pelos laudos a distância são:

  • Tomografia computadorizada: o tomógrafo envia as informações para um software responsável em converter essa análise em arquivos. Assim, o profissional responsável analisa e elabora o laudo remotamente.

  • Medicina nuclear: um bom laudo a distância demanda qualidade na realização dos exames e avaliação conjunta sobre o quadro clínico. Após concluído, o médico responsável o disponibiliza para análise remota. Tendo em vista que exames nucleares são mais complexos, é normal que mais de um profissional participe da análise para elaboração do laudo.

  • Radiografia: após as imagens serem capturadas, elas são enviadas para uma plataforma. Em seguida, são analisadas por uma equipe técnica e liberadas para acesso online.

  • Densitometria óssea: a partir do momento que o exame é realizado, basta que seja enviado para avaliação do profissional. Depois, é disponibilizado para verificação a distância.

  • Mamografia: somente radiologistas ou mastologistas podem emitir os laudos e deixá-los disponíveis para acesso web.

RealClinic é um software completo com a funcionalidade de prontuário online. Fale com um especialista

5 benefícios de apostar nesse tipo de laudo

A emissão dos laudos a distância é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina por meio da Resolução CFM nº 2.227/2018. Ela determina ainda que os médicos podem realizar atendimentos, monitoramentos e até diagnósticos de forma remota, mas, para isso, deve haver segurança e privacidade dos pacientes.

Muitos benefícios foram surgindo, principalmente para clínicas adeptas a esse tipo de laudo. As principais vantagens são destacadas abaixo.

1. Entrega de resultados com mais agilidade

As clínicas médicas necessitavam de muitos equipamentos e especialistas trabalhando em horários comerciais para que o serviço oferecido fosse completo. Essa forma de atuar demandava muita despesa e muito tempo.

Com as novas tecnologias, ter todos os equipamentos e especialistas deixou de ser uma necessidade, afinal, os sistemas digitais permitem envio automático de exames, analisados e laudados 24 horas por dia, facilitando o dia a dia de todos os envolvidos.

2. Melhores experiências para os seus pacientes

A melhoria na experiência dos pacientes começa quando a sua equipe clínica está pronta e apta a realizar laudos a distância, fazendo com que tudo ocorra de maneira agilizada, tornando os diagnósticos mais práticos e os tratamentos ainda mais assertivos.

Além disso, o paciente se sente confortável e com mais comodidade a partir do momento que pode ter acesso ao seu resultado sem sair de casa, tudo por meio de um sistema.

3. Possível redução dos custos

A estrutura necessária para realizar exames e ainda analisá-los tem um custo alto, incluindo manutenção, energia elétrica e espaço físico para implementação.

O fato de não precisar de toda essa estrutura já proporciona uma redução significativa dos custos. Outro ponto é que os especialistas podem ver os exames com o auxílio de softwares web, eliminando a necessidade de se locomover a outros pontos para que as análises sejam realizadas.

4. Armazenamentos mais práticos e seguros

Laudos em papel demandam armazenamento físico, sendo um meio insustentável em longo prazo, afinal o número de pacientes aumenta e, consequentemente, a quantidade de material.

Mesmo que bem guardadas, informações confidenciais podem vir à tona, prejudicando todo o sigilo médico. Mas a partir do momento que se tem um sistema para esse armazenamento, os profissionais passam a acessá-los de maneira organizada, totalmente online e sem ocupar espaço.

Conforme a medicina evolui, adaptar-se e contar com os laudos a distância pode ser uma solução inovadora, capaz de oferecer eficiência aos serviços prestados.

Ademais, escolher um bom software é essencial. O RealClinic, por exemplo, oferece tranquilidade e precisão, fornecendo laudos seguros e longe de violações e acessos sem autorização.

Atendimento humanizado, recepção eficiente e tarefas automatizadas fazem desse programa o ideal para otimizar os seus processos e garantir mais tempo a quem realmente precisa: seus pacientes.

Agende agora mesmo uma demonstração gratuita do software RealClinic e dê fim aos processos manuais da sua clínica!