Imagem mostra paciente usando cartão de vantagens para marcar consulta

O economista Philip Kotler tem uma frase que deveria ser o mantra do gestor de qualquer tipo de empresa. Segundo ele, adquirir um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um consumidor que já compra com a sua empresa. Portanto, ter uma estratégia de fidelização de pacientes pode ser vital para o sucesso financeiro da sua clínica. Uma forma de fazer isso é criar um cartão de vantagens.

Um cartão de vantagens é um recurso muito interessante de oferecer a seus pacientes, pois estimula a visita deles a seu estabelecimento. Mesmo que eles não apareçam com frequência, o pagamento de uma determinada mensalidade ainda garante uma renda fixa mensal para a sua empresa, o que compensa os descontos oferecidos quando o paciente finalmente visitar o espaço.

Quer aprender como usar um cartão de vantagens para fidelizar os pacientes na sua clínica médica? Então, siga a leitura do artigo abaixo!

Por que é importante fidelizar pacientes na sua clínica?

Fidelizar clientes é uma estratégia comum para todos os tipos de negócios. Ou, pelo menos, deveria ser. Afinal, muitas empresas ainda negligenciam esse tipo de ação e investem somente na aquisição de novos consumidores.

No entanto, focar apenas em conquistar novos clientes é um problema. Isso porque, em primeiro lugar, há um limite máximo de quantas pessoas podem ser clientes da sua empresa. Depois, há o fato de que as pessoas preferem fazer negócios onde já estão acostumadas. Sem uma estratégia de fidelização, sua empresa perderá esses contatos e não conseguirá recuperá-los depois.

Veja a seguir alguns dados importantes sobre fidelização de clientes de uma pesquisa da Invesp:

  • o custo de atrair um novo cliente é 5 vezes maior do que de fidelizar um já existente;
  • 44% das empresas focam apenas em adquirir novos clientes e somente 18% focam primariamente em reter os que já possuem;
  • para 89% das empresas, a experiência do cliente é fator chave para fidelizá-lo;
  • a chance de vender para um cliente que já conhece sua empresa é de 60% a 70%, enquanto para vender para um cliente novo é de 5% a 20%;
  • clientes já acostumados com o seu negócio são 50% mais propensos a testar novos produtos ou serviços e 31% mais propensos a gastar mais com sua empresa;
  • aumentar a taxa de retenção de clientes em 5% equivale a aumentar seu lucro de 25% a 95%.

Como deu para ver, fidelizar clientes é uma estratégia muito mais sustentável do ponto de vista econômico do que apenas focar em atraí-los para a sua clínica em primeiro lugar.

O que é um cartão de vantagens e como ele funciona?

Agora que já vimos como é importante ter uma estratégia de fidelização, é hora de entender como um cartão de vantagens ajuda nisso. 

Um recurso do tipo funciona de maneira bem simples: o cliente recebe um cartão e entra para um grupo de consumidores que têm vantagens específicas na sua clínica. Essas vantagens dependem do que você pode oferecer, mas vão desde descontos até atendimento personalizado.

Em troca, o consumidor paga uma mensalidade específica por mês, usando ou não os serviços da clínica. A ideia é que o valor da mensalidade compense, no longo prazo, os descontos dados pelo uso do cartão. Além disso, que estimule o cliente a fazer mais procedimentos na sua clínica, aumentando o seu lifetime-value no longo prazo.

O que é necessário para usá-lo na fidelização de pacientes?

Para usar um cartão de vantagens na sua clínica médica, será necessário fazer um planejamento econômico para decidir como tornar a estratégia lucrativa para a sua empresa. Por exemplo, qual o valor ideal para a mensalidade, quais os descontos e vantagens que serão oferecidos.

Isso é feito com uma análise do custo de cada procedimento, de quanto sua margem de lucro pode diminuir e qual o equilíbrio perfeito entre estimular mais procedimentos e não reduzir seu lucro.

Depois disso, basta ter um software de gestão adequado para operacionalizar o cartão de vantagens, controlando quais pacientes podem usar essa ferramenta, qual o preço que eles devem pagar e outras informações do tipo.

Pronto! Agora que você já viu como um cartão de vantagens pode ser usado para atrair e fidelizar clientes e entendeu como essa estratégia é importante para trazer mais resultados financeiros e estabilidade para a sua clínica, o próximo passo é se preparar para usar essa ferramenta. Você precisará de um software de gestão de clínica médica que tenha um módulo específico para o assunto, de maneira a poder criar os benefícios, registrá-los e administrar o uso desse cartão da maneira certa.

O RealClinic é um software que permite esse serviço e muitos outros. Além do cartão com vantagens aos usuários, você ainda tem funcionalidades como teleconsultas, receituário digital, autoatendimento, lembrete de consultas, agendas diárias e individuais de cada médico e muito mais. Quer saber como o programa pode ajudar a sua clínica a ter uma gestão melhor? Então entre em contato com o nosso time agora mesmo!