Imagem mostra doutora escrevendo com letra de médico ilegível

Parece piada, mas não é: a letra de médico ilegível causa problemas para centenas de pacientes todos os dias. Afinal de contas, os pacientes precisam entender o que está escrito em suas receitas para saber quais remédios comprar, quando tomá-los, o que fazer em caso de efeitos colaterais e muito mais. Sem essas informações presentes de maneira fácil de entender, os tratamentos podem não funcionar e os pacientes podem ter problemas ainda mais sérios.

Um exemplo muito famoso de uma situação parecida com essa foi a de uma senhora de 60 anos que precisava extrair um dente e não conseguia por causa da pressão alta. O cirurgião-dentista percebeu que o problema era que ela tomava os remédios da maneira errada pois não sabia ler a receita passada pelo médico. Por isso, ele fez um guia ilustrado para ajudá-la. O caso viralizou e virou notícias no Brasil todo.

Nesse exemplo, era a paciente que não sabia ler, mas todos os dias são centenas de outros pacientes que não conseguem ler a receita por causa da letra de médico ilegível. Esse problema afeta principalmente idosos, e pode gerar problemas no tratamento.

Por sorte, existem soluções simples para isso. Quer conhecê-las? Então, siga a leitura do artigo abaixo para ver o que causa a situação e o que pode resolvê-la!

O que causa a letra de médico ilegível?

A letra de médico ilegível é uma característica que não tem grande explicação científica. Ela só “acontece”. A principal explicação diz que o fato é que a sociedade, como um todo, só conhece a letra de médico e não de outras profissões. Assim, é normal ter a impressão de que a letra dos médicos é particularmente feia, uma vez que provavelmente é assim em todas as áreas.

No entanto, existem certos elementos que possivelmente influenciam negativamente nessa situação Por exemplo:

  • pouco hábito com a escrita à mão: nós passamos a maior parte do tempo escrevendo em teclados e, por isso, não temos o hábito de escrever com uma caneta. Isso contribui para uma má caligrafia;
  • nomes de remédios complicados: muitos remédios têm nomes complicados, o que também causa impacto na caligrafia;
  • escrever com pressa: na hora de fazer uma receita, é possível que o médico esteja escrevendo com pressa, o que também influencia na legibilidade do texto.

Como resolver esse problema em sua clínica?

Ter muitos médicos emitindo receitas com letras ilegíveis é um problema sério para a sua clínica. Para começo de conversa, receitas sem legibilidade são contra a lei nº 5.991/73. O capítulo VI da referida lei diz que as receitas só são aviadas se a letra for legível.

No entanto, não é necessário enviar toda a sua equipe médica para um curso de caligrafia para resolver o problema. Na verdade, nem é algo recomendado: as receitas de papel estão deixando de ser utilizadas em clínicas e consultórios.

Atualmente, uma das grandes tendências tecnológicas na área médica é a emissão de receitas eletrônicas, assinadas por médicos com certificados digitais específicos para a área.

Essas receitas são enviadas para o celular do paciente via e-mail ou outro canal de preferência, permitindo que elas sejam acessadas e lidas pelos farmacêuticos, garantindo que só serão usadas uma vez.

As receitas digitais são as ferramentas mais importantes para uma clínica evitar problemas de letra ilegível. E não só isso: esses documentos eletrônicos são vitais para quem quer modernizar o atendimento da clínica, já que eles, possivelmente, serão a norma no futuro próximo.

Além de pouparem papel e caneta e de, também, permitirem que seja mais fácil ler e entender o que foi receitado pelo médico, essas receitas eletrônicas são mais fáceis de serem usadas e nunca são perdidas pelos pacientes.

Tudo isso colabora para que o receituário eletrônico garanta mais eficácia dos tratamentos passados pela clínica, além de uma visão positiva em relação ao fato do negócio sempre usar tecnologias avançadas.

Para implementar um sistema de emissão de receitas eletrônicas, é vital que a clínica tenha acesso a um software de gestão de qualidade, que tenha esse módulo e seja capaz de emitir o documento com segurança e confiabilidade.

Como deu para ver, a receita eletrônica é a solução mais eficaz para o problema da letra de médico ilegível. Com essa ferramenta na sua clínica, todas as receitas serão emitidas no mesmo padrão, fácil de entender e mais prático para os pacientes. O resultado final será uma melhor utilização dos remédios passados e mais eficácia nos tratamentos, além de modernização da clínica e redução de custos.

O RealClinic é um software de gestão de clínicas que conta com módulo específico para a criação de receitas eletrônicas. Além disso, o programa (que é o mais completo do mercado) conta com várias outras funções que ajudarão a otimizar o gerenciamento do seu negócio. Confira todas as suas características agora mesmo!