Aprenda a montar uma em sua clínica

Radiografias fazem parte de uma grande demanda dentro de ambientes clínicos. Por isso, a procura por montar uma sala de Raio X vem crescendo, para suprir as necessidades dos pacientes que buscam pelo exame.

No entanto, clínicas que sentem a necessidade de implementar um equipamento de Raio X precisam estar cientes de que os gastos serão altos. Se você está pensando em investir nesse serviço na sua clínica, continue a leitura e saiba mais a respeito!

Para que serve um aparelho de Raio X?

Basicamente, um aparelho de Raio X, serve para tirar radiografias, ou seja, fotografias da parte interna do corpo humano. Essas imagens permitem que as estruturas anatômicas, vasos sanguíneos e ossos sejam visualizados sem a necessidade de um procedimento invasivo, como uma cirurgia, por exemplo.

Aprenda a inserir uma sala de Raio X na sua clínica

Implementar qualquer equipamento exige um planejamento eficiente, para evitar complicações. Portanto, o primeiro passo é ter um plano de negócios para clínicas médicas. Ele será o grande responsável por aumentar a quantidade de atendimento sem perder a qualidade e eficácia.

Para montar uma sala de Raio X na sua clínica, confira as dicas a seguir:

Verifique as dimensões da sala

De acordo com a RDC 50, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em uma sala de Raio X, o tubo jamais deve chegar a menos de 1,5m de qualquer parede. Além disso, a mesa precisa ter um deslocamento de 1m perante qualquer superfície, e as suas bases não podem chegar a menos de 0,6m.

Busque ajuda de um profissional

Tenha um profissional de engenharia ou arquitetura para a elaboração do projeto. Quando feito da forma correta, elimina a possibilidade de alterações futuras. Para ser aprovado, o projeto precisa seguir as normas federais.

Será necessário realizar a blindagem da sala de Raio X

Essa blindagem atua como uma proteção fundamental para a segurança de todos na clínica, protegendo-os da exposição à radiação. Uma exposição indevida pode acarretar sérios problemas à saúde.

Realize uma boa escolha dos equipamentos

Com o projeto aprovado, é hora de adquirir os equipamentos para a sala de Raio X. Evite investimentos muito altos, se o seu retorno for lento.  Lembre-se também de investir na revelação das imagens e nos seguintes itens:

  • luz vermelha para câmara escura;
  • exaustor para câmara escura;
  • venezianas para câmara escura;
  • vidros para Raio X;
  • portas de chumbo
  • avental de chumbo, óculos e demais EPIs para os profissionais da clínica;
  • sinaleiros luminosos.

Com isso, os gastos totais para ter uma sala completa podem facilmente passar dos R$ 100 mil.

Contrate mão de obra qualificada

Segundo determinação do Conselho Federal de Medicina, técnicos ou tecnólogos podem realizar exames de Raio X desde que não utilizem contraste. Por outro lado, será necessário contratar um médico radiologista para ser responsável pela área técnica e exames mais complexos.

Riscos e cuidados com uma sala de raio x

A radiação presente nesses ambientes está relacionada com o desenvolvimento de diversos tipos de cânceres. Isso porque as salas e aparelhos de Raio X podem causar mutações no nosso DNA, por conta de grandes exposições radioativas.

Além da sala blindada, os funcionários precisam seguir recomendações médicas de monitoramento e controle da saúde de todos que são expostos ao aparelho de Raio X.

Para que os resultados da radiografia sejam exatos, é fundamental que exista um controle com a umidade do ambiente, evitando danos aos equipamentos e filmes. Falhas podem oxidar o equipamento e fazer proliferar fungos, bolor e mofo, que prejudicam pacientes e funcionários.

É indicado que a umidade não passe de 60% e que a temperatura da sala não seja superior a 20°C. 

Em suma: montar uma sala nessas proporções necessita de muita pesquisa, trabalho e dedicação.

Você pode  investir em softwares para proporcionar o melhor a todos os pacientes da sua clínica. O RealClinic auxilia na otimização de processo, fazendo com que o seu tempo seja destinado aos seus pacientes, visando sempre a potencialização de resultados.

Se preferir, entre em contato, teremos prazer em atendê-lo!