Tudo o que você precisa saber sobre os riscos ocupacionais

Você sabia que toda empresa precisa estar atenta aos riscos ocupacionais? As instituições devem criar estratégias para lidar com as questões referentes à saúde e integridade física dos seus colaboradores, sobretudo, identificando e eliminando as condições perigosas.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com os principais riscos ocupacionais para que você possa compreender melhor o assunto. Boa leitura!

Saiba o que são os riscos ocupacionais

Os riscos ocupacionais podem ser definidos como aquelas ameaças à saúde ou até mesmo à vida dos funcionários decorrentes das condições do ambiente de trabalho.

Assim, qualquer situação que apresente perigo à saúde do trabalhador se caracteriza como um risco ocupacional. Os riscos podem ser graves, geralmente relacionados com fontes de calor, e até passarem despercebidos, como os riscos ergonômicos desencadeados pela má postura, por exemplo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria Especial do Trabalho, a cada 49 segundos, é registrado um acidente de trabalho no Brasil. Um número que só reforça a importância de as empresas apostarem na prevenção dos acidentes ocupacionais.

Conheça os principais riscos ocupacionais

É importante ressaltar que os riscos ocupacionais podem surgir de ruídos, vibrações, temperatura, vapores, iluminação, instrumentos de trabalho, má postura e outros agentes causadores.

A NR-9 e a NR-12, junto à Portaria nº 25/1994, classificam os riscos ocupacionais em cinco tipos. Cada um deles é identificado por uma cor, facilitando a visualização e o compartilhamento das informações. Conheça-os a seguir!

Risco químico

O risco químico é a possibilidade de um trabalhador sofrer algum dano devido à exposição ou manipulação de um produto químico. Enquadram-se neste tipo as substâncias que podem ser absorvidas pela pele ou através de ingestão de compostos e produtos que podem penetrar no organismo por meio das vias respiratórias, como gases, poeiras e vapores. 

O risco químico é identificado pela cor vermelha.

Risco biológico

Os riscos biológicos são aqueles em que o trabalhador entra em contato com agentes biológicos patogênicos, como:

  • Bactérias: podem gerar infecções alimentares ou doenças mais graves, por exemplo, pneumonia.
  • Vírus: provocam, principalmente, resfriados e doenças pandêmicas, como a Covid-19.
  • Fungos: podem causar, entre outras doenças, micoses e candidíase.
  • Protozoários: são causadores de problemas intestinais e doença de Chagas.

O risco biológico é identificado pela cor marrom.

Risco físico

São aqueles que dependem do ar para se propagar. Ou seja, os riscos físicos são os próprios agentes causadores, o que inclui ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade. Todos esses riscos têm limites descritos na NR-15.

O risco físico é identificado pela cor verde.

Risco ergonômico

Trata-se dos riscos mais comuns. Ocorrem quando o trabalhador realiza sua função ou utiliza instrumentos de maneira inadequada. Nesse caso, podem surgir problemas como:

  • lesões por esforço repetitivo (LER);
  • estresse;
  • distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT);
  • surdez temporária ou permanente.

Postura inadequada, levantamento e transporte de peso excessivo, jornadas longas e situações que demandam esforço físico com maior intensidade também se enquadram nesta categoria.

O risco ergonômico é identificado pela cor amarela.

Risco mecânico ou de acidente

Maquinários e equipamentos sem proteção correta, ferramentas inadequadas, risco de queda, incêndio, explosão, armazenamento inadequado e instalações elétricas precárias fazem parte dos riscos de acidentes. 

Esta classificação envolve os riscos relacionados com a falta de organização, de manutenção dos equipamentos e de treinamentos no ambiente de trabalho, ou seja, toda e qualquer situação capaz de representar um risco de acidente.

O risco mecânico ou de acidente é identificado pela cor azul.

SUGESTÃO DE IMAGEM 

Faça o gerenciamento desses riscos na sua clínica

Realizar o gerenciamento dos riscos ocupacionais na sua clínica é uma maneira sadia de regulamentar todas as diretrizes de segurança e criar estratégias eficazes para todos os colaboradores.

A maior vantagem de investir na prevenção dos riscos é a redução dos acidentes de trabalho. Quando a clínica é tida como um ambiente seguro, automaticamente, as ocorrências em que as integridades física e mental do trabalhador possam ser comprometidas são diminuídas.

Conheça o mapa de risco hospitalar


Um mapa de risco hospitalar é um instrumento essencial para o ambiente de trabalho clínico/hospitalar. Trata-se de um gráfico em que se representa, com formas, tamanhos e cores, as áreas onde há mais ameaças. Sua principal função é identificar quais os pontos de riscos no ambiente, proporcionando mais segurança e saúde para todos que ali transitam.

Elaborar um mapa de risco hospitalar demanda estudo e planejamento sobre a clínica. A criação desse instrumento é um preparo para situações de emergências. Sua elaboração determinará a segurança do paciente e dos profissionais envolvidos no processo.

Entendemos que os riscos ocupacionais devem ser evitados com base em um gerenciamento, a fim de garantir saúde e segurança para todos os trabalhadores da clínica.

O que achou do conteúdo? Aproveite para ficar por dentro de muitas outras novidades nos acompanhando no Facebook e Instagram!