Chatbot: como funciona e quais seus benefícios para as clínicas médicas
Toda clínica deve se organizar para evitar demora nos seus atendimentos. Uma maneira de fazer isso é implementar o chatbot, uma ferramenta automatizada que pode responder às perguntas frequentes das pessoas, proporcionando mais satisfação e rapidez durante os atendimentos.
Sabemos o quanto é frustrante alguém ir em busca de atendimento ou informações online e não encontrar as respostas de que precisa. Já pensou em melhorar esse gap em sua clínica? O chatbot pode ser a solução.
Continue acompanhando esse conteúdo e saiba mais. Boa leitura!
Conheça alguns tipos de chatbots disponíveis no mercado
Chatbots são softwares de atendimento que podem ser concebidos em duas amplas categorias, os baseados em regras e os baseados na inteligência artificial. Entenda-os melhor a seguir.
Chatbot com base na inteligência artificial
É o tipo mais moderno e inteligente para aplicações no dia a dia. O seu funcionamento é com base no machine learning (onde é entendido que uma máquina deve aprender sobre o comportamento humano a cada operação ou atendimento).
Além da computação de dados importantes e relevantes, os chatbots de inteligência artificial podem adequar sua comunicação como um padrão de conversas realizadas pelos usuários.
Chatbot baseado em regras
Uma forma mais elementar de programação, porém, ainda assim, pode ser eficaz. Tudo vai depender exclusivamente das necessidades e especificações presentes no atendimento da sua clínica.
Diferentemente da inteligência artificial, sua programação não passa por nenhuma alteração automática, fazendo com que as lógicas em primeira versão sejam mais aprimoradas.
A clínica deve entregar ao responsável pelo chatbot uma relação completa das regras e perguntas frequentes. Esse cuidado faz com que o processo seja mais eficaz e tecnológico para os clientes.
Afinal, o que são os chatbots e como eles funcionam?
De forma bem simples, os chatbots são programações nas quais as mensagens enviadas pelos pacientes da clínica são respondidas por um robô. Ele apresenta respostas importantes para quem acessa o chat, no intuito de direcionar melhor o atendimento, evitando longos tempos de espera.
Nesse quesito, sua maior vantagem é ser acessível para a maioria dos usuários, realizando agendamentos automatizados, por exemplo.
Essa ferramenta é programada para trazer respostas adequadas, conforme um humano faria. Ela envolve questões relacionadas à linguagem, à empatia e ao bem-estar do cliente, pontos de extrema valorização nessas comunicações.
Vantagens de ter um chatbot na sua clínica
Uma coisa é certa: toda essa tecnologia é uma tendência com forte presença nos negócios, onde o foco é a agilidade no atendimento ao cliente. Com isso, essa solução vem alcançando cada vez mais adeptos, principalmente no setor clínico.
Com mensagens de voz e texto, são ótimos canais de interação com a empresa. E seu investimento pode ocasionar inúmeros benefícios.
Agilidade no atendimento
Foi-se o tempo em que era necessário esperar muito tempo para ser atendido. Com o chatbot, as empresas conseguem realizar inúmeros atendimentos em pouco tempo, fazendo o envio de mensagens inteligentes e interativas, sem que exista a necessidade de gastar com numerosas equipes especializadas em atendimento.
Otimização das filas de atendimento
Quando o paciente procura sua clínica e não recebe respostas rápidas, existe a possibilidade de buscar o mesmo serviço na concorrência. Então, torná-los fidelizados é muito fácil, isso porque eles podem entrar em contato com a clínica pelo chatbot, tirar dúvidas, marcar consultas e diminuir as filas de espera.
Aumento na geração de leads
Quando o chatbot é preparado para a geração de leads, é possível capturar dados de contatos dos usuários com base em permissões e, assim, realizar conexões futuras com leads qualificados.
Atendimento 24 horas por dia
Atendimentos full time de qualidade fazem toda a diferença, ainda mais quando realizados via chatbot. Nesse caso, a tecnologia presta excelentes atendimentos, sem a necessidade de interação humana.
Você sabia que softwares médicos podem otimizar o seu atendimento?
Otimizar os processos de uma clínica através de softwares médicos é fundamental para se manter diante da concorrência e ajudar a oferecer um atendimento assertivo e de qualidade.
Algumas funções podem automatizar sua clínica, tornando tudo mais completo junto ao chatbot. Entenda:
- Agendamento online: funcionalidade que disponibiliza agendas 24 horas aos pacientes, basta que estejam conectados a uma rede de internet.
- Confirmação de consultas: ocorre pelo disparo automático de mensagens por WhatsApp, SMS ou e-mail, lembrando as pessoas sobre a data e o horário da consulta com antecedência. O processo pode e deve ainda ser realizado via WhatsApp.
- Disparo de e-mail marketing: o envio desses e-mails programados são formas de compartilhar conteúdos relevantes, investindo, principalmente, na fidelização dos pacientes.
Lembre-se: essas funcionalidades podem ser aproveitadas em uma única plataforma, através dos softwares médicos, uma maneira tecnológica que busca facilitar o dia a dia nas clínicas.
O RealClinic, por exemplo, é um software médico completo e que conta com integração de empresas que fornecem o ChatBot.
Aqui na TDSA, temos integrações com várias empresas, entre elas a Nina Tecnologia, um sistema automatizado que tem serviços específicos para ChatBot.
Entendemos que os chatbots são eficientes para as clínicas, tornando-se cada vez mais aliados de quem preza a tecnologia. Toda essa estratégia promove atendimentos e informações a qualquer hora do dia, sete dias por semana.
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