Saiba como sua clínica médica pode celebrar o Dia Internacional da Mulher

Em 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data em prol da luta pela igualdade e pelos direitos das mulheres.

Uma das muitas conquistas femininas foi justamente o acesso a cuidados necessários com o corpo e a mente, popularmente conhecido como saúde da mulher.

Com a leitura deste artigo, será possível entender a importância dessas ações e, ainda, como sua clínica pode celebrar a data, promovendo iniciativas de conscientização em prol das mulheres.

Boa leitura!

Importância de as clínicas criarem ações para a prevenção de doenças relacionadas às mulheres

Como falado, o Dia Internacional da Mulher é uma data criada para refletir sobre a luta e as conquistas das mulheres, sem se esquecer dos cuidados com a saúde que essa população deve ter.

Cuidar da saúde da mulher é essencial para a prevenção, o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento de doenças. Trata-se de uma ação importante para garantir qualidade de vida, felicidade, bem-estar e liberdade para todas as mulheres.

Porém, mais do que promover exames preventivos, as clínicas devem se atentar a outros aspectos que envolvem a saúde da mulher, por exemplo, a menopausa e o planejamento familiar.

Atenção às mulheres: como sua clínica pode atuar?

Quando se fala em atenção às mulheres, incluindo a saúde, existem inúmeros aspectos que necessitam ser levados em consideração.

Listamos algumas iniciativas que as clínicas podem realizar, visando ajudar a saúde da mulher de maneira única e exclusiva. Acompanhe!

Ampliar as atividades comemorativas para todo o ano

Além de ações exclusivas para o Dia Internacional da Mulher, tente estender esses planejamentos ao longo do ano. É uma forma de criar sentimentos aprofundados e duradouros sobre a valorização feminina ao longo dos meses, e não somente no dia 8 de março.

Elaborar ações de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero

Incentivos à prevenção do câncer não devem ocorrer somente no Outubro Rosa, mas durante todo o ano. Uma atenção especial a esses cuidados pode fazer a diferença no mês das mulheres, mas é importante que ela seja contínua. Crie informativos sobre o assunto e a prática do autoexame.

Médicos e profissionais de saúde devem estar bem familiarizados com a pauta, fazendo as recomendações necessárias para as pacientes. Incentive o autoconhecimento das mulheres, ele pode ser um facilitador dos exames regulares.

Tratar assuntos relacionados com a saúde mental, como a síndrome de Burnout

Saúde mental é um assunto delicado, mas que merece atenção, principalmente, quando se fala na saúde das mulheres. Muitas passam pela jornada dupla, na maioria das vezes, sem divisões igualitárias de tarefas com seus parceiros, e diversas ainda são mães solo – situações que podem ocasionar casos de ansiedade e depressão.

Já a síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. As clínicas podem criar ações de saúde mental, focando, principalmente, suas colaboradoras que se dividem na rotina de casa, filhos e trabalho.

Incentivar a realização de exames periódicos

Exames periódicos são fundamentais para avaliar a saúde física e emocional das pacientes. Eles servem para detectar doenças, mas, principalmente, preveni-las.

Nesse Mês da Mulher, você pode, por exemplo, criar promoções para pacotes de exames periódicos, sempre incentivando a sua realização. Essa solicitação deve ser na periodicidade e faixa etária recomendada para as pacientes. Os principais são:

  • exames clínicos durante as consultas;
  • mamografia ou ultrassonografia de mamas (dependendo da idade da paciente);
  • colposcopia/vulvoscopia;
  • papanicolau;
  • densitometria óssea;
  • ultrassonografia transvaginal;
  • exames hematológicos e sorológicos; 
  • dosagens hormonais.

Valorizar as colaboradoras da sua clínica

Não foque apenas as pacientes, mas também aquelas mulheres profissionais que fazem a sua clínica funcionar. São muitas as formas de promover ações. Você pode, por exemplo, montar uma galeria de fotos com todas as colaboradoras ou, quem sabe, desenvolver um vídeo institucional com foco na participação de cada uma para o sucesso da empresa.

Lembre-se sempre de passar mensagens relevantes sobre a valorização dessas profissionais, apreciando a dedicação na clínica e a trajetória delas na organização.

Promover essas ações é uma forma de fortalecer e valorizar as mulheres na sua clínica. É ainda indicado que as empresas vivenciam essa cultura de valorização diariamente, engajando e motivando as colaboradoras.

O que achou do conteúdo? Para assuntos como este ou para aprender mais sobre a elaboração de campanhas na sua empresa, acesse nosso blog. Temos muitos artigos por lá.

Aproveite para nos acompanhar também no Facebook e Instagram!