fbpx
Central de Vendas 4000-1691 comercial@tdsa.com.br
Chamar no WhatsApp

Antes da grande evolução tecnológica que estamos testemunhando ter começado a ocorrer, clínicas — e empresas no geral — precisavam contar com o conhecimento e a experiência dos seus gestores para a tomada de decisões importantes para o futuro do negócio. Mesmo que muitos deles fossem capazes de liderar suas clínicas com sucesso, essa metodologia não é algo que podemos chamar de seguro. Contudo, com a análise de dados apoiada em Business Intelligence, tudo mudou.

Business Intelligence é um conceito que veio para revolucionar a gestão de empresas dos mais diversos setores — incluindo as clínicas. Por meio dela, é possível obter e analisar um número gigante de dados, fazendo qualquer ação ser mais assertiva.

Na sequência deste texto, nós falamos mais sobre isso. Você poderá ver o que é Business Intelligence e entender por que ter uma análise de dados baseada em Business Intelligence em sua clínica. Por fim, irá conferir também qual é a diferença entre Business Intelligence e Big Data.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

 

O que é Business Intelligence?

Ao contrário do que muitos pensam, Business Intelligence — também conhecido como BI — não é uma ferramenta; e sim um conceito. Existem ferramentas que são imprescindíveis na aplicação do BI, como o RealClinic; mas elas, por si só, não são o que conhecemos como o Business Intelligence.

Quando uma clínica coleta as informações, organiza em um banco de dados, monitora e as usa como base de suas ações futuras, ela está fazendo Business Intelligence. É evidente que softwares são fundamentais aqui, pois eles são os responsáveis por coletar os dados e traduzi-los para um formato visual.

Tendo a visualização facilitada, é mais fácil entender — com base em dados — o que está acontecendo em toda a clínica. É possível, por exemplo, mensurar os impactos reais de um investimento que foi feito. Se os dados mostrarem que ele está dando certo, basta continuar investindo. Se mostrarem que está dando errado, é um indicativo de que talvez seja melhor parar antes que mais dinheiro seja desperdiçado.

 

Por que ter uma análise de dados baseada em Business Intelligence na minha clínica?

Podemos elaborar uma lista de vantagens que a análise de dados oriunda do Business Intelligence traz. Afinal, tomar decisões podendo prever os resultados é algo que aumenta imensamente a probabilidade de sucesso.

Se algum processo interno da clínica — desde o atendimento até o controle de estoque — não está sendo feito da melhor forma, os números poderão acusar um problema. Ao saber onde o problema está, resolvê-lo se torna uma missão muito mais fácil.

Assim como a identificação de problemas, outro tipo de insight que a aplicação do Business Intelligence oferece é o reconhecimento de oportunidades. Com uma avaliação minuciosa das informações disponíveis, os gestores responsáveis podem ter ideias de como inovar e fazer a atuação da clínica estar sempre à frente dos concorrentes.

Por fim, se estes motivos ainda não forem suficientes, saiba que o BI também pode ajudar a prever riscos antes mesmo que eles se tornem problemas maiores. No final das contas, as ações preventivas são o melhor caminho para fugir de prejuízos futuros.

Tudo isso que citamos pode ser obtido com uma “simples” análise de dados.

 

Business Intelligence x Big Data: qual a diferença?

Quando falamos em coleta e análise de dados, pode haver uma confusão conceitual. Afinal, outro termo que trata do assunto é o Big Data. No entanto, é preciso ressaltar que eles não são a mesma coisa. Enquanto o BI serve para ajudar a analisar dados atuais, o Big Data é um conglomerado de dados que indica padrões antes desconhecidos.

Para saber um pouco mais a respeito do Big Data, você pode conferir o nosso texto sobre o assunto através deste link.

 

Conheça o Sistema de BI do RealClinic!

E se você gostou das possibilidades do BI e quer aplicá-lo na sua clínica, uma boa notícia é que, com a parceria do RealClinic, você pode! O RealClinic é o software desenvolvido pela TDSA Sistemas para auxiliar todos os processos que fazem parte da gestão de clínicas.

Nosso software conta com inúmeras funções, incluindo um Sistema de BI que irá ajudá-lo a interpretar os dados coletados e entender quais são as melhores ações para o futuro e para o sucesso da sua clínica.

Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça todas as possibilidades do RealClinic!

 

E se tiver gostado do texto e quiser receber mais, siga a TDSA Sistemas no Facebook e no Instagram!

Rua Sete de Setembro, 01 - 2º Andar - Kobrasol, São José/SC
CEP. 88.102-030

Produtos

Contato

Contato

comercial@tdsa.com.br

Capitais e regiões metropolitanas

4000-1691

Demais localidades

(48) 3241-6991
(48) 3771-0100

ATENDIMENTO
4000-1691
WHATSAPP
(48) 99641-5711
E-MAIL
comercial@tdsa.com.br
CENTRAL DE VENDAS