aumentar o lucro da clínica

O grande objetivo de qualquer negócio sempre é oferecer o melhor produto ou serviço e, ao mesmo tempo, lucrar o máximo possível com isso. Para alcançar esta meta, existem certas ações e, em alguns casos, até ferramentas, que podem trazer uma enorme ajuda. Quando falamos especificamente sobre aumentar o lucro da clínica, um software de gestão médica é capaz de entregar grandes resultados.

Ainda que a aquisição de um software exija um investimento, estes sistemas têm tudo para, mesmo que apenas futuramente, mudar os processos, auxiliar as ações e, enfim, promover o processo de aumentar o lucro da clínica.

Até hoje, quem conhece os softwares médicos acha que eles servem somente para funções como a marcação de consultas e o uso dos prontuários online, por exemplo. O que muitos deixam de ver, porém, é que — além de estas funções já ajudarem a aumentar o lucro da clínica — os softwares também contam com outras funcionalidades diretamente ligadas aos processos financeiros do estabelecimento.

Muito mais que marcar consultas de forma rápida e ágil, os softwares médicos permitem às clínicas uma gestão financeira com muito mais precisão, facilitando todo o processo.

Na sequência deste texto, a TDSA Sistemas mostra 4 formas de aumentar o lucro da clínica com um software médico, explicando cada uma delas.

Boa leitura!

 

4 formas de aumentar o lucro da clínica com um software médico

 

1. Padronização de processos

Como já diz o ditado, “tempo é dinheiro”. A primeira forma através da qual os softwares são usados para obter mais lucros é também a mais discreta. No entanto, ela entrega resultados muito interessantes a longo prazo. Com o uso do sistema, todos os processos da clínica, até mesmo os mais minuciosos, seguem um padrão muito bem definido. Isso inclui desde o atendimento por telefone até o cadastro dos pacientes.

Quando todos os processos seguem um padrão, é inegável que eles se tornam mais fáceis de serem feitos. Com isso, o que podia demorar minutos passa a ser feito em segundos. É assim que o tempo útil da clínica vem a ser mais aproveitado, permitindo que mais pessoas sejam atendidas por dia e, consequentemente, que o lucro fique cada vez maior.

 

2. Agendas mais organizadas

Uma clínica no auge de sua eficiência é aquela que tem as agendas dos seus médicos bem organizadas. É justamente a organização de agendas que permite a maior quantidade diária de pacientes que citamos anteriormente. Além disso, ela aumenta também a satisfação das pessoas, visto que um médico organizado diminui consideravelmente o tempo de espera na recepção antes da consulta em si.

E a possibilidade de organizar melhor as agendas é uma das principais ferramentas de um software médico. O funcionário responsável pela marcação de consultas tem no sistema diversas funções que agilizam o processo, além da possibilidade de uma visão panorâmica das consultas agendadas — podendo checar tudo que já foi marcado para um determinado dia com facilidade.

 

3. Lembrete de consultas

Uma das situações que traz mais prejuízo para clínicas é, com certeza, a de pacientes que marcam consultas e não comparecem no dia marcado. Porém, este problema é facilmente resolvido com os lembretes e confirmação de consultas. Estima-se que enviar lembretes de consultas para os pacientes reduz o número de faltas em até 60%! Isso, claramente, ajuda a aumentar o lucro da clínica (e muito).

Sem um software médico, o processo seria muito demorado e cansativo, visto que ele teria que ser feito manualmente por um funcionário. Contudo, com o sistema, o lembrete passa a ser automático. Uma das formas pela qual ele pode ser feito é através de SMS ou WhatsApp, utilizando o número de celular cadastrado na ficha do paciente.

 

4. Ferramentas financeiras

Por fim, temos aquele detalhe que citamos na introdução: as funcionalidades dos softwares médicos não se limitam aos processos diários relacionados somente às consultas em si. É claro que elas são grande parte do que faz eles serem úteis, mas elas ainda vão muito além disso, trazendo também ferramentas de gestão.

É o caso das funções financeiras. Aumentar o lucro da clínica é algo que fica bem mais fácil com a utilização do controle de caixa, do faturamento de convênios, do demonstrativo de resultados (DRE), da previsão de receitas e despesas e dos relatórios financeiros, por exemplo.

 

Tudo que citamos ao longo deste texto está disponível no RealClinic, o nosso software de gestão médica. Você pode conhecer mais sobre ele através deste link. E, se gostou do texto e quer receber mais, você também pode nos seguir no Facebook e no Instagram!