14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue: aproveite para criar campanhas
Durante todo o dia 14 de junho, inúmeras atividades serão organizadas em prol da doação de sangue. Campanhas de doação, palestras, eventos e muito mais fazem parte desse momento.
São iniciativas que buscam conscientizar as pessoas sobre a importância de doar sangue ou até mesmo convidá-las a se tornarem doadoras.
É um processo voluntário e seguro, no qual quem tem boas condições de saúde e que atende aos requisitos pode participar. Além disso, ao doar regularmente, é possível contribuir para um fornecimento contínuo do sangue e seus hemocomponentes.
Continue a leitura e entenda mais sobre a importância do Dia Mundial do Doador de Sangue!
O que significa a data?
O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma data celebrada anualmente no dia 14 de junho. Estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o objetivo de reconhecer e também agradecer os doadores de sangue, sem se esquecer de conscientizar a população sobre a importância da ação.
Além disso, é uma oportunidade de destacar a necessidade do sangue e seus hemocomponentes, atraindo cada vez mais doadores para que os bancos se mantenham abastecidos.
A ação representa algo vital para situações emergenciais, tratamentos médicos, processos cirúrgicos e demais condições de saúde crônicas.
Assim, entende-se o dia 14 de junho como um momento especial para encorajar mais pessoas a serem doadoras e também realizar campanhas nos bancos de sangue.
Importância de aproveitar a data para criar campanhas de doação
Realizar campanhas é fundamental para promover doações regulares e ainda conscientizar as pessoas sobre a necessidade e a importância desse ato.
A boa notícia é que uma ação pode ser realizada no Dia Mundial do Doador de Sangue, conquistando mais doadores.
Alguns pontos são destacados como a razão desse ato fundamental.
- Mantém suprimentos de sangue adequados: com as campanhas, é possível garantir um fornecimento efetivo de sangue, além de incentivar que as doações sejam regulares. É uma maneira de manter os estoques sempre dentro dos níveis necessários.
- Salva vidas: doações são essenciais para salvar vidas, fazendo com que as campanhas incentivem ainda mais pessoas a participarem, o que aumenta automaticamente as chances de encontrar doadores compatíveis.
- Fideliza os doadores: quando se cria uma cultura de doação, as campanhas incentivam as pessoas a terem esse hábito, garantindo suprimentos e bancos de sangue abastecidos por muito mais tempo.
- Garante respostas ágeis para emergências: em situações críticas, a demanda de sangue aumenta muito. Sendo assim, as campanhas podem mobilizar rapidamente mais doadores, ajudando a suprir a demanda.
Requisitos para participar das campanhas de doação
Ser um doador de sangue apto demanda seguir algumas diretrizes e regulamentações importantes para os serviços de hemoterapia.
Se você quer participar das campanhas, é preciso estar de olho nos critérios básicos, mas obrigatórios. De acordo com o Ministério da Saúde, o doador precisa:
- ter entre 16 e 69 anos, sendo que pessoas com idades de 60 a 69 só podem doar se a primeira tiver sido realizada antes de completar 60 anos;
- apresentar um documento de identificação original com foto, emitido por um órgão oficial e obrigatório;
- pesar no mínimo 50kg;
- dormir e descansar ao menos seis horas nas 24 horas que antecedem a doação;
- evitar alimentos gordurosos três horas antes do procedimento. Doações pós-almoço necessitam de uma pausa de duas horas;
- respeitar o intervalo mínimo de dois meses entre as doações, podendo doar até quatro vezes ao ano, se for homem;
- respeitar o intervalo mínimo de três meses entre as doações, que totalizam até três por ano, se for mulher.
De forma geral, as campanhas são mais que fundamentais para que os bancos de sangue estejam sempre abastecidos e prontos para salvar vidas. Quando atreladas ao Dia Mundial do Doador de Sangue, é possível conscientizar e mobilizar ainda mais pessoas.
Ademais, é válido lembrar que realizar campanhas junto com um software como o RealBlood é ter ao alcance soluções capazes de potencializar o abastecimento. São iniciativas que fazem com que o sangue esteja sempre disponível, promovendo ações solidárias e eficazes.
Se você tem um banco de sangue, é hora de começar a captar mais pessoas para a sua campanha de doação.